Rússia garante: gás usado no ataque ao ex-espião foi desenvolvido pelo ocidente

Tribunal Militar de Moscovo / TASS

Sergei Skripal, antigo espião russo recrutado pelos serviços secretos britânicos.

O Governo russo garantiu, este sábado, que o gás ‘Novitchok’, com o qual terão sido envenenados o ex-espião russo e a filha, foi desenvolvido pelo ocidente, e não pela Rússia, como denunciado pelo Reino Unido.

De acordo com a EFE, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, apontou hoje o Reino Unido e os EUA como os países onde com maior probabilidade se sintetiza este agente tóxico, tendo ainda referido a República Checa, a Eslováquia e a Suécia como origem possível para o gás.

Moscovo nega desde o início do caso Skripal ter patrocinado o ataque com uma substância tóxica, pertencendo ao grupo dos agentes tóxicos “Novitchok”, que, segundo um dos seus inventores russos que vive agora nos EUA, apenas a Rússia é capaz de produzir.

“Nunca, nem em território da União Soviética, nem tão pouco na Rússia, se levaram a cabo investigações que se chamaram ou tiveram como nome de código ‘Novitchok'”, disse Zakharova.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, quando acusou a Rússia de ser responsável pelo ataque ao ex-espião e à sua filha usou como argumento o gás utilizado no ataque, dizendo que era de autoria russa.

Zakharova disse que a origem do gás venenoso só será conhecida quando May e os especialistas britânicos que trabalham no caso entregarem a fórmula do agente químico.

Moscovo anunciou hoje a expulsão de 23 diplomatas britânicos e o fim das atividades do British Council na Rússia, na sequência da reação de Londres ao envenenamento no Reino Unido de um antigo espião russo e da filha.

A primeira-ministra britânica considerou hoje que as medidas de retaliação de Moscovo às sanções britânicas – que já tinha anunciado a expulsão de Londres de 23 diplomatas e o congelamento das relações bilaterais – não alteram “nada os factos” e a culpa da Rússia no envenenamento do ex-espião russo e da filha no Reino Unido.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, “no início da próxima semana” deve realizar-se um Conselho de Segurança Nacional.

O ex-espião duplo de origem russa Serguei Skripal, 66 anos, e a filha Yulia, 33, foram encontrados inconscientes no dia 4 de março, num banco num centro comercial em Salisbury, no sul de Inglaterra, e estão hospitalizados em “estado crítico, mas estável”.

Dias depois, o chefe da polícia antiterrorista britânica, Mark Rowley, revelou que Skripal e a filha tinham sido vítimas de um ataque deliberado com um agente neurotóxico, um componente químico que ataca o sistema nervoso e que pode ser fatal.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É irónico pensar-se que a Russia iria planear um ataque tão mal feito passados 10 anos de o tal agente ter sido julgado na Russia. Depois da União Sovietica colapsar os estudos sobre esse gás continuaram no Reino Unido, Suécia, Eslováquia e Republica Checa. Será oportuno dizer que a Russia está a ser testada e usada como um bode-expiatório prático para arranjar um conflito direto em que, tenho dúvidas se esta sairá perdedora ou se, no final, haverá algum vencedor.

    • A piada é que há sempre alguém que defende os anormais dos russos!!
      Olha lá, mas achas mesmo que os russos têm algum tipo de hipóteses contra os países da Nato?
      Esse ditador putin que se perpetua no poder é um cancro, e não é nenhum santinho!
      Não te esqueças que ele é um ex-espião do KGB e ex agente de outras organizações secretas russas.

      • A piada é que há quem seja pago para falar mal do Putin e da Russia. Com todo o respeito, você acredita que existirão vencedores se os cães assanhados da NATO invadiram a Rússia e porem em causa biliões de vidas por causa de insinuações estúpidas? Se ele é assim tão mau e a NATO não se importa de sacrificar-se a si e a população da Russia com as suas ações militares, então porque deveriamos todos de existir? Para falar mal do Putin?

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …