Rússia garante: gás usado no ataque ao ex-espião foi desenvolvido pelo ocidente

Tribunal Militar de Moscovo / TASS

Sergei Skripal, antigo espião russo recrutado pelos serviços secretos britânicos.

O Governo russo garantiu, este sábado, que o gás ‘Novitchok’, com o qual terão sido envenenados o ex-espião russo e a filha, foi desenvolvido pelo ocidente, e não pela Rússia, como denunciado pelo Reino Unido.

De acordo com a EFE, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, apontou hoje o Reino Unido e os EUA como os países onde com maior probabilidade se sintetiza este agente tóxico, tendo ainda referido a República Checa, a Eslováquia e a Suécia como origem possível para o gás.

Moscovo nega desde o início do caso Skripal ter patrocinado o ataque com uma substância tóxica, pertencendo ao grupo dos agentes tóxicos “Novitchok”, que, segundo um dos seus inventores russos que vive agora nos EUA, apenas a Rússia é capaz de produzir.

“Nunca, nem em território da União Soviética, nem tão pouco na Rússia, se levaram a cabo investigações que se chamaram ou tiveram como nome de código ‘Novitchok'”, disse Zakharova.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, quando acusou a Rússia de ser responsável pelo ataque ao ex-espião e à sua filha usou como argumento o gás utilizado no ataque, dizendo que era de autoria russa.

Zakharova disse que a origem do gás venenoso só será conhecida quando May e os especialistas britânicos que trabalham no caso entregarem a fórmula do agente químico.

Moscovo anunciou hoje a expulsão de 23 diplomatas britânicos e o fim das atividades do British Council na Rússia, na sequência da reação de Londres ao envenenamento no Reino Unido de um antigo espião russo e da filha.

A primeira-ministra britânica considerou hoje que as medidas de retaliação de Moscovo às sanções britânicas – que já tinha anunciado a expulsão de Londres de 23 diplomatas e o congelamento das relações bilaterais – não alteram “nada os factos” e a culpa da Rússia no envenenamento do ex-espião russo e da filha no Reino Unido.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, “no início da próxima semana” deve realizar-se um Conselho de Segurança Nacional.

O ex-espião duplo de origem russa Serguei Skripal, 66 anos, e a filha Yulia, 33, foram encontrados inconscientes no dia 4 de março, num banco num centro comercial em Salisbury, no sul de Inglaterra, e estão hospitalizados em “estado crítico, mas estável”.

Dias depois, o chefe da polícia antiterrorista britânica, Mark Rowley, revelou que Skripal e a filha tinham sido vítimas de um ataque deliberado com um agente neurotóxico, um componente químico que ataca o sistema nervoso e que pode ser fatal.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É irónico pensar-se que a Russia iria planear um ataque tão mal feito passados 10 anos de o tal agente ter sido julgado na Russia. Depois da União Sovietica colapsar os estudos sobre esse gás continuaram no Reino Unido, Suécia, Eslováquia e Republica Checa. Será oportuno dizer que a Russia está a ser testada e usada como um bode-expiatório prático para arranjar um conflito direto em que, tenho dúvidas se esta sairá perdedora ou se, no final, haverá algum vencedor.

    • A piada é que há sempre alguém que defende os anormais dos russos!!
      Olha lá, mas achas mesmo que os russos têm algum tipo de hipóteses contra os países da Nato?
      Esse ditador putin que se perpetua no poder é um cancro, e não é nenhum santinho!
      Não te esqueças que ele é um ex-espião do KGB e ex agente de outras organizações secretas russas.

      • A piada é que há quem seja pago para falar mal do Putin e da Russia. Com todo o respeito, você acredita que existirão vencedores se os cães assanhados da NATO invadiram a Rússia e porem em causa biliões de vidas por causa de insinuações estúpidas? Se ele é assim tão mau e a NATO não se importa de sacrificar-se a si e a população da Russia com as suas ações militares, então porque deveriamos todos de existir? Para falar mal do Putin?

RESPONDER

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …