Furacão Lane dirige-se para o Havai e pode ser “o maior de sempre”

O furacão Lane atingiu a categoria 5, a máxima possível, e continua a aproximar-se do Havaí, com ameaças de provocar chuvas torrenciais, inundações e deslizamentos de terra, alertou o serviço de meteorologia.

De acordo com os boletins mais recentes, o centro do furacão Lane passará muito perto ou sobre as principais ilhas havaianas entre quinta-feira e sábado. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos prevê “fortes chuvas torrenciais” e ventos “potencialmente devastadores” nas próximas horas.

“O olho do furacão Lane vai passar de forma muito perigosa perto das ilhas de quinta a sábado”, explicaram os especialistas através de um comunicado divulgado hoje.

Lane, com ventos de 260 km/h, estava a 860 km ao sudeste de Honolulu às 6h00, informou o Centro de Furacões do Pacífico Central.

As autoridades emitiram alertas de furacão para a Ilha Grande do Havai, a maior do arquipélago, Maui, Lanai, Molokai e Kahoolawe.

Está previsto que o olho da tempestade passe perto da Ilha Grande e Maui na quinta-feira, com ventos, chuvas fortes e grandes ondas.

Poder ser “o maior de sempre”

O forte furacão está a caminho dos arquipélago norte-americano, localizado na Pacífico e, de acordo com os meteorologistas este pode ser “o maior de sempre a atingir” o Havai.

A mais poderosa tempestade a atingir o arquipélago foi registada em setembro de 1992, tendo provocado seis vítimas mortais e danos em mais de 14 mil habitações.

Os furacões raramente atingem o Havai. Desde 1959, foram apenas registados dois furacões e duas tempestades tropicais, recorda a CNN. A mesma ilha depara-se há meses com outro fenómeno natural: a erupção do vulcão Kilauea, que agora está em pausa.

Esta é apenas a segunda vez na história que há registo de furação de nível 5 fica a 530 metros do estado norte-americano – o primeiro foi o furacão John, registado 1994.

Perante os avisos meteorológicos, o Presidente norte-americano, Donald Trump, deixou avisos à população através de uma mensagem difundida no seu Twitter.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Duas bonecas da NASA vão voar em redor da Lua para serem atingidas por radiação

Em 2020, quando a NASA lançar a nave Orion como parte da missão Artemis I - a primeira de uma série de missões que levarão a primeira mulher e o próximo homem a pousar na …

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …