Furacão Dorian deixou a descoberto balas de canhão da Guerra Civil dos EUA

(dr) Staff Sgt. William O'Brien

Balas de canhão encontradas em 2016, depois da passagem do furacão Matthew

Depois da passagem do furacão Dorian, dois banhistas encontraram na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, duas balas de canhão da Guerra Civil norte-americana.

O furacão Dorian deixou um rasto de destruição nas Bahamas e fez alguns estragos no Canadá e nos Estados Unidos, mais concretamente nos Estados norte-americanos da Carolina do Norte e do Sul.

Agora, depois da passagem do furacão, dois banhistas que percorriam a costa da Carolina do Sul encontraram algo inesperado: duas balas de canhão da Guerra Civil.

“Estavam a vasculhar aquela área e encontraram uma bala de canhão com cerca de sete centímetros, pensando inicialmente que se tratava de uma concha ou de uma relíquia antiga. Quando perceberam o que tinham em mãos, voltaram a pôr tudo no chão e chamaram os especialistas”, explicou à IFLScience Franklin Burke, vice-chefe do Departamento de Segurança Pública de Folly Beach.

Porém, quando Burke chegou ao local, reparou num outro grande objeto com cerca de 20 centímetros que também estava enterrado. “Percebi que tinham origens da Guerra Civil“, afirma, acrescentando que chamou de imediato os técnicos locais de eliminação de ordenanças explosivas (EOD).

“Quando as pessoas encontram estas coisas, nunca se sabe se são paredes sólidas de aço, ou se são minas vazias, ou algo mais. É preciso tomar todas as precauções de segurança e usar os protocolos adequados“, disse ainda.

Esta não é a primeira vez que uma forte tempestade traz relíquias seculares. A Carolina do Sul, que já foi a casa de vítimas de naufrágios e de piratas, possui uma grande quantidade de artefactos norte-americanos. Em 2016, várias balas de canhão da Guerra Civil já tinham sido encontradas na mesma área.

A cidade de Folly Beach foi ocupada, em 1863, por cerca de 13 mil soldados, que depois tiveram um papel fundamental na batalha para conquistar Fort Sumter, um forte localizado em Charleston e que ficou conhecido como o palco da primeira batalha da Guerra Civil Americana, também conhecida como Guerra de Secessão (1861-1865).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Luzes cintilantes mostram potencial como novo tratamento para o Alzheimer

Uma equipa de investigadores usou som e luzes cintilantes para tratar ratos com a doença de Alzheimer, obtendo alguns resultados positivos. Agora, os cientistas testaram o mesmo tratamento em humanos, conseguindo mais uma vez resultados …

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …