Furacão Dorian deixou a descoberto balas de canhão da Guerra Civil dos EUA

(dr) Staff Sgt. William O'Brien

Balas de canhão encontradas em 2016, depois da passagem do furacão Matthew

Depois da passagem do furacão Dorian, dois banhistas encontraram na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, duas balas de canhão da Guerra Civil norte-americana.

O furacão Dorian deixou um rasto de destruição nas Bahamas e fez alguns estragos no Canadá e nos Estados Unidos, mais concretamente nos Estados norte-americanos da Carolina do Norte e do Sul.

Agora, depois da passagem do furacão, dois banhistas que percorriam a costa da Carolina do Sul encontraram algo inesperado: duas balas de canhão da Guerra Civil.

“Estavam a vasculhar aquela área e encontraram uma bala de canhão com cerca de sete centímetros, pensando inicialmente que se tratava de uma concha ou de uma relíquia antiga. Quando perceberam o que tinham em mãos, voltaram a pôr tudo no chão e chamaram os especialistas”, explicou à IFLScience Franklin Burke, vice-chefe do Departamento de Segurança Pública de Folly Beach.

Porém, quando Burke chegou ao local, reparou num outro grande objeto com cerca de 20 centímetros que também estava enterrado. “Percebi que tinham origens da Guerra Civil“, afirma, acrescentando que chamou de imediato os técnicos locais de eliminação de ordenanças explosivas (EOD).

“Quando as pessoas encontram estas coisas, nunca se sabe se são paredes sólidas de aço, ou se são minas vazias, ou algo mais. É preciso tomar todas as precauções de segurança e usar os protocolos adequados“, disse ainda.

Esta não é a primeira vez que uma forte tempestade traz relíquias seculares. A Carolina do Sul, que já foi a casa de vítimas de naufrágios e de piratas, possui uma grande quantidade de artefactos norte-americanos. Em 2016, várias balas de canhão da Guerra Civil já tinham sido encontradas na mesma área.

A cidade de Folly Beach foi ocupada, em 1863, por cerca de 13 mil soldados, que depois tiveram um papel fundamental na batalha para conquistar Fort Sumter, um forte localizado em Charleston e que ficou conhecido como o palco da primeira batalha da Guerra Civil Americana, também conhecida como Guerra de Secessão (1861-1865).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

FBI diz ter encontrado corpo em parque natural que "será de Gabby Petito"

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). Gabby Petito, de 22 anos, …