/

Furacão Dorian deixou a descoberto balas de canhão da Guerra Civil dos EUA

(dr) Staff Sgt. William O'Brien

Balas de canhão encontradas em 2016, depois da passagem do furacão Matthew

Depois da passagem do furacão Dorian, dois banhistas encontraram na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, duas balas de canhão da Guerra Civil norte-americana.

O furacão Dorian deixou um rasto de destruição nas Bahamas e fez alguns estragos no Canadá e nos Estados Unidos, mais concretamente nos Estados norte-americanos da Carolina do Norte e do Sul.

Agora, depois da passagem do furacão, dois banhistas que percorriam a costa da Carolina do Sul encontraram algo inesperado: duas balas de canhão da Guerra Civil.

“Estavam a vasculhar aquela área e encontraram uma bala de canhão com cerca de sete centímetros, pensando inicialmente que se tratava de uma concha ou de uma relíquia antiga. Quando perceberam o que tinham em mãos, voltaram a pôr tudo no chão e chamaram os especialistas”, explicou à IFLScience Franklin Burke, vice-chefe do Departamento de Segurança Pública de Folly Beach.

Porém, quando Burke chegou ao local, reparou num outro grande objeto com cerca de 20 centímetros que também estava enterrado. “Percebi que tinham origens da Guerra Civil“, afirma, acrescentando que chamou de imediato os técnicos locais de eliminação de ordenanças explosivas (EOD).

“Quando as pessoas encontram estas coisas, nunca se sabe se são paredes sólidas de aço, ou se são minas vazias, ou algo mais. É preciso tomar todas as precauções de segurança e usar os protocolos adequados“, disse ainda.

Esta não é a primeira vez que uma forte tempestade traz relíquias seculares. A Carolina do Sul, que já foi a casa de vítimas de naufrágios e de piratas, possui uma grande quantidade de artefactos norte-americanos. Em 2016, várias balas de canhão da Guerra Civil já tinham sido encontradas na mesma área.

A cidade de Folly Beach foi ocupada, em 1863, por cerca de 13 mil soldados, que depois tiveram um papel fundamental na batalha para conquistar Fort Sumter, um forte localizado em Charleston e que ficou conhecido como o palco da primeira batalha da Guerra Civil Americana, também conhecida como Guerra de Secessão (1861-1865).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.