Mais do que uma “pipa de massa”. Durão Barroso diz que o fundo de recuperação “é uma orgia financeira”

O antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, propõe a criação de uma comissão parlamentar para acompanhar a aplicação e execução dos fundos europeus em Portugal. 

Em entrevista ao Observador, Durão Barroso, ex-presidente da Comissão Europeia, defendeu que o Fundo de Recuperação delineado para responder à crise na União Europeia é mais do que “uma pipa de massa”, chegando quase a ser uma “orgia financeira”.

Em 2014, recorde-se, Durão Barroso usou a mesma expressão – “pipa de massa” – para comentar a formalização do acordo de parceria entre Portugal e Bruxelas relativo ao dinheiro europeu que virá para o país nos próximos sete anos. À época, era presidente da Comissão Europeia e o primeiro-ministro português era Pedro Passos Coelho.

Em relação ao montante que vai caber a Portugal, o também antigo primeiro-ministro português propõe a criação de uma comissão parlamentar para acompanhar a aplicação e a execução dos fundos europeus.

“Nestas alturas, com estes desafios excecionais, justifica-se ainda maior intervenção da Assembleia da República. Aliás, isso é uma ajuda ao Governo. Os governos só podem ganhar à maior transparência”, disse.

Já em relação à possibilidade de regressar à política nacional, Durão Barroso sublinhou que não voltará a ocupar qualquer cargo político em Portugal. Na entrevista concedida ao Observador, garantiu que não se irá candidatar, mas não revelou se voltaria a apoiar Marcelo Rebelo de Sousa. De qualquer das formas, considera que a Presidência da República é “uma grande honra para qualquer português”.

Sobre a União Europeia, Durão Barroso acredita que continuará a ser um projeto “in between” e de “aproximações sucessivas”. “As notícias da morte da UE são um pouco exageradas”, disse, garantindo que a forma acordada de mutualização da dívida foi um “passo essencial” para o futuro da União.

Se se se comparar “a polarização na Europa com a polarização nos Estados Unidos”, provavelmente chega-se à conclusão que “há maior polarização política nos EUA”.

“É mais difícil fazer consensos nos EUA do que na Europa apesar dos EUA serem um só país”, disse ainda Durão Barroso.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Pois mas essa “pipa Massa” ou o que for deve ser VIGIADA as aplicações mas Não por entidades portuguesas, mas sim da UE e de preferência pessoas países do Norte, senão a “pipa” vai para alguns MAFIOSOS e não par onde deve ir.

  2. Vigiados por uma comissão parlamentar, e depois como é que eles se iriam entender na partilha do tacho? Comissão internacional sim e rigorosa, caso contrário muitos carros de luxo e apartamentos na praia irão ser vendidos para além de outras extravagâncias e no final continuaremos ainda mais na cauda da Europa e desacreditados perante os nossos parceiros políticos.

  3. Concordo, com o Durão Barroso, quando diz que a “ORGIA FINANCEIRA ” deve ser vigiada para acompanhar a aplicação e a execução dos fundos europeus.
    O que não concordo e que essa mesma vigilância seja executada por comissão parlamentar portuguesa. Não isso não Sr. Durão!Deve ser criada essa comissão por outros países de preferência do norte da Europa como refere o “Never” ou a Holanda/Áustria por exemplo.. Esta minha discordância, se deve apenas e só de achar o que politico Português intelectualmente desonesto …

      • Sem dúvida. Tanta moralidade, e os actos que tem tido só tem demonstrado que são os cifrões que o move. Não passa de mais um treteiro ao serviço de grupos de interesse obscuros.

  4. Mandei-lhe um email em 2007 a dizer que a situação em que nos encontramos hoje ia acontecer e devia de fazer alguma coisa quando estava em poder. Recebi uma carta com um número a dizer Obrigado. Sinceramente quando podia fazer alguma coisa, não fez nada. Agora quais são os fundos de interesse.

  5. Durão Barroso o CHERNE, um ser execrável moço de recados da Golden Sachs .
    Ainda há de ser julgado por crimes contra a humanidade, se não pelos homens, sê-lo-á pela história.

  6. Dinheiro da Europa nunca passara alem de uma miragem … vamos assistir a mais gente interessada na ocupacao de cargos publicos…os partidos vao ficar entopidos de gente interessada…portugal e isto … vamos assistir calmamente a desvios, aproriacoes, mais corrupcao, mais crimes de colarinho branco, azul e vermelho, mais bandidos… o pais nao avancara nada porque o progresso do pais nao e pensado, nao e planeado, as pessoas que ocupao cargos publicos nao sao as mais capazes de entender as necessidades e evolucao do pais… ou seja sao contra desenvolvimento sustentado …que tanto falam mas nao fazem quase nada… pobre pais e pobre pessoas….

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …