Mais do que uma “pipa de massa”. Durão Barroso diz que o fundo de recuperação “é uma orgia financeira”

O antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, propõe a criação de uma comissão parlamentar para acompanhar a aplicação e execução dos fundos europeus em Portugal. 

Em entrevista ao Observador, Durão Barroso, ex-presidente da Comissão Europeia, defendeu que o Fundo de Recuperação delineado para responder à crise na União Europeia é mais do que “uma pipa de massa”, chegando quase a ser uma “orgia financeira”.

Em 2014, recorde-se, Durão Barroso usou a mesma expressão – “pipa de massa” – para comentar a formalização do acordo de parceria entre Portugal e Bruxelas relativo ao dinheiro europeu que virá para o país nos próximos sete anos. À época, era presidente da Comissão Europeia e o primeiro-ministro português era Pedro Passos Coelho.

Em relação ao montante que vai caber a Portugal, o também antigo primeiro-ministro português propõe a criação de uma comissão parlamentar para acompanhar a aplicação e a execução dos fundos europeus.

“Nestas alturas, com estes desafios excecionais, justifica-se ainda maior intervenção da Assembleia da República. Aliás, isso é uma ajuda ao Governo. Os governos só podem ganhar à maior transparência”, disse.

Já em relação à possibilidade de regressar à política nacional, Durão Barroso sublinhou que não voltará a ocupar qualquer cargo político em Portugal. Na entrevista concedida ao Observador, garantiu que não se irá candidatar, mas não revelou se voltaria a apoiar Marcelo Rebelo de Sousa. De qualquer das formas, considera que a Presidência da República é “uma grande honra para qualquer português”.

Sobre a União Europeia, Durão Barroso acredita que continuará a ser um projeto “in between” e de “aproximações sucessivas”. “As notícias da morte da UE são um pouco exageradas”, disse, garantindo que a forma acordada de mutualização da dívida foi um “passo essencial” para o futuro da União.

Se se se comparar “a polarização na Europa com a polarização nos Estados Unidos”, provavelmente chega-se à conclusão que “há maior polarização política nos EUA”.

“É mais difícil fazer consensos nos EUA do que na Europa apesar dos EUA serem um só país”, disse ainda Durão Barroso.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Pois mas essa “pipa Massa” ou o que for deve ser VIGIADA as aplicações mas Não por entidades portuguesas, mas sim da UE e de preferência pessoas países do Norte, senão a “pipa” vai para alguns MAFIOSOS e não par onde deve ir.

  2. Vigiados por uma comissão parlamentar, e depois como é que eles se iriam entender na partilha do tacho? Comissão internacional sim e rigorosa, caso contrário muitos carros de luxo e apartamentos na praia irão ser vendidos para além de outras extravagâncias e no final continuaremos ainda mais na cauda da Europa e desacreditados perante os nossos parceiros políticos.

  3. Concordo, com o Durão Barroso, quando diz que a “ORGIA FINANCEIRA ” deve ser vigiada para acompanhar a aplicação e a execução dos fundos europeus.
    O que não concordo e que essa mesma vigilância seja executada por comissão parlamentar portuguesa. Não isso não Sr. Durão!Deve ser criada essa comissão por outros países de preferência do norte da Europa como refere o “Never” ou a Holanda/Áustria por exemplo.. Esta minha discordância, se deve apenas e só de achar o que politico Português intelectualmente desonesto …

      • Sem dúvida. Tanta moralidade, e os actos que tem tido só tem demonstrado que são os cifrões que o move. Não passa de mais um treteiro ao serviço de grupos de interesse obscuros.

  4. Mandei-lhe um email em 2007 a dizer que a situação em que nos encontramos hoje ia acontecer e devia de fazer alguma coisa quando estava em poder. Recebi uma carta com um número a dizer Obrigado. Sinceramente quando podia fazer alguma coisa, não fez nada. Agora quais são os fundos de interesse.

  5. Durão Barroso o CHERNE, um ser execrável moço de recados da Golden Sachs .
    Ainda há de ser julgado por crimes contra a humanidade, se não pelos homens, sê-lo-á pela história.

  6. Dinheiro da Europa nunca passara alem de uma miragem … vamos assistir a mais gente interessada na ocupacao de cargos publicos…os partidos vao ficar entopidos de gente interessada…portugal e isto … vamos assistir calmamente a desvios, aproriacoes, mais corrupcao, mais crimes de colarinho branco, azul e vermelho, mais bandidos… o pais nao avancara nada porque o progresso do pais nao e pensado, nao e planeado, as pessoas que ocupao cargos publicos nao sao as mais capazes de entender as necessidades e evolucao do pais… ou seja sao contra desenvolvimento sustentado …que tanto falam mas nao fazem quase nada… pobre pais e pobre pessoas….

RESPONDER

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …