Maçonaria, bares de strip e iTunes. Fundação “O Século” herdou buraco de 5 milhões de euros

Fundação "O Século" / Facebook

Fundação “O Século”

A Fundação “O Século” vai processar o seu ex-presidente e ex-vice-presidente, por suspeitas de uso de verbas da instituição em despesas pessoais. A colónia balnear conta com um buraco de 5,3 milhões de euros.

A Fundação “O Século” herdou um buraco de cerca de 5,3 milhões de euros alegadamente deixado pelo seu antigo presidente, Emanuel Martins, e pelo seu ex-vice-presidente, João Ferreirinho. Ambos já estavam a ser investigados desde o ano passado pelo Ministério Público, tendo por isso abandonado funções este ano.

Conhecida pela colónia balnear em São Pedro do Estoril, a fundação vai avançar com um processo contra os dois antigos administradores, segundo noticia a revista Visão. Uma análise às contas bancárias da IPSS revelaram que Emanuel Martins terá recorrido ao dinheiro da fundação para pagar hotéis e casas de animação noturna em Lisboa.

Os cartões de crédito da fundação revelam ainda que ambos os gestores terão supostamente gasto mais de 112 mil euros. Isto a juntar aos 31 mil euros que receberam por férias não gozadas.

No espaço de um ano e meio, Emanuel Martins terá gasto cerca de 10 mil euros em compras da loja online iTunes — que vende músicas, livros, filmes e séries.

“Fiz sempre o que achei que era melhor para a fundação. Não foi para me servir a mim“, justificou Emanuel Martins, quando ouvido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra.

Além de gastos para uso próprio dos ex-administradores, há ainda indícios de gestão danosa que agravaram o “buraco” já existente. O Ministério Público está a investigar a contratação de várias pessoas, nomeadamente da companheira de Emanuel Martins, que foi contratada para a mediadora “Seguros d’O Século”, que nem terá chegado a existir.

A Visão explica que a mediadora não chegou a existir porque o funcionário contratado — António Vilela — havia perdido o alvará de mediador. Como tal, a fundação decidiu agarrar numa mediadora com atividade, a MCS Seguros. Além dos custos inerentes, pagou coimas por não apresentar as contas anuais às Finanças. O investimento com estas duas mediadoras superou os 328 mil euros.

Uma das despesas que também contribuiu para o “buraco” foi a criação do cartão “Amigos do Século”, que prometia descontos numa série de empresas a todos os aderentes. No entanto, o cartão viria a causar um prejuízo de 446 mil euros.

Emanuel Martins, antigo vereador da Câmara de Oeiras e maçon de Grande Loja Legal de Portugal é ainda suspeito de ter contratado vários amigos maçons para serviços da fundação.

O maior buraco das contas é relativo a um contrato de arrendamento com a BP. Foi garantido o direito de exploração de um posto de abastecimento pela Câmara Municipal de Lisboa em contrapartida pela perda de receitas da Feira Popular. Segundo a Visão, os prejuízos rondaram os 4,35 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …