Maçonaria, bares de strip e iTunes. Fundação “O Século” herdou buraco de 5 milhões de euros

Fundação "O Século" / Facebook

Fundação “O Século”

A Fundação “O Século” vai processar o seu ex-presidente e ex-vice-presidente, por suspeitas de uso de verbas da instituição em despesas pessoais. A colónia balnear conta com um buraco de 5,3 milhões de euros.

A Fundação “O Século” herdou um buraco de cerca de 5,3 milhões de euros alegadamente deixado pelo seu antigo presidente, Emanuel Martins, e pelo seu ex-vice-presidente, João Ferreirinho. Ambos já estavam a ser investigados desde o ano passado pelo Ministério Público, tendo por isso abandonado funções este ano.

Conhecida pela colónia balnear em São Pedro do Estoril, a fundação vai avançar com um processo contra os dois antigos administradores, segundo noticia a revista Visão. Uma análise às contas bancárias da IPSS revelaram que Emanuel Martins terá recorrido ao dinheiro da fundação para pagar hotéis e casas de animação noturna em Lisboa.

Os cartões de crédito da fundação revelam ainda que ambos os gestores terão supostamente gasto mais de 112 mil euros. Isto a juntar aos 31 mil euros que receberam por férias não gozadas.

No espaço de um ano e meio, Emanuel Martins terá gasto cerca de 10 mil euros em compras da loja online iTunes — que vende músicas, livros, filmes e séries.

“Fiz sempre o que achei que era melhor para a fundação. Não foi para me servir a mim“, justificou Emanuel Martins, quando ouvido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra.

Além de gastos para uso próprio dos ex-administradores, há ainda indícios de gestão danosa que agravaram o “buraco” já existente. O Ministério Público está a investigar a contratação de várias pessoas, nomeadamente da companheira de Emanuel Martins, que foi contratada para a mediadora “Seguros d’O Século”, que nem terá chegado a existir.

A Visão explica que a mediadora não chegou a existir porque o funcionário contratado — António Vilela — havia perdido o alvará de mediador. Como tal, a fundação decidiu agarrar numa mediadora com atividade, a MCS Seguros. Além dos custos inerentes, pagou coimas por não apresentar as contas anuais às Finanças. O investimento com estas duas mediadoras superou os 328 mil euros.

Uma das despesas que também contribuiu para o “buraco” foi a criação do cartão “Amigos do Século”, que prometia descontos numa série de empresas a todos os aderentes. No entanto, o cartão viria a causar um prejuízo de 446 mil euros.

Emanuel Martins, antigo vereador da Câmara de Oeiras e maçon de Grande Loja Legal de Portugal é ainda suspeito de ter contratado vários amigos maçons para serviços da fundação.

O maior buraco das contas é relativo a um contrato de arrendamento com a BP. Foi garantido o direito de exploração de um posto de abastecimento pela Câmara Municipal de Lisboa em contrapartida pela perda de receitas da Feira Popular. Segundo a Visão, os prejuízos rondaram os 4,35 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …