Maçonaria, bares de strip e iTunes. Fundação “O Século” herdou buraco de 5 milhões de euros

Fundação "O Século" / Facebook

Fundação “O Século”

A Fundação “O Século” vai processar o seu ex-presidente e ex-vice-presidente, por suspeitas de uso de verbas da instituição em despesas pessoais. A colónia balnear conta com um buraco de 5,3 milhões de euros.

A Fundação “O Século” herdou um buraco de cerca de 5,3 milhões de euros alegadamente deixado pelo seu antigo presidente, Emanuel Martins, e pelo seu ex-vice-presidente, João Ferreirinho. Ambos já estavam a ser investigados desde o ano passado pelo Ministério Público, tendo por isso abandonado funções este ano.

Conhecida pela colónia balnear em São Pedro do Estoril, a fundação vai avançar com um processo contra os dois antigos administradores, segundo noticia a revista Visão. Uma análise às contas bancárias da IPSS revelaram que Emanuel Martins terá recorrido ao dinheiro da fundação para pagar hotéis e casas de animação noturna em Lisboa.

Os cartões de crédito da fundação revelam ainda que ambos os gestores terão supostamente gasto mais de 112 mil euros. Isto a juntar aos 31 mil euros que receberam por férias não gozadas.

No espaço de um ano e meio, Emanuel Martins terá gasto cerca de 10 mil euros em compras da loja online iTunes — que vende músicas, livros, filmes e séries.

“Fiz sempre o que achei que era melhor para a fundação. Não foi para me servir a mim“, justificou Emanuel Martins, quando ouvido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra.

Além de gastos para uso próprio dos ex-administradores, há ainda indícios de gestão danosa que agravaram o “buraco” já existente. O Ministério Público está a investigar a contratação de várias pessoas, nomeadamente da companheira de Emanuel Martins, que foi contratada para a mediadora “Seguros d’O Século”, que nem terá chegado a existir.

A Visão explica que a mediadora não chegou a existir porque o funcionário contratado — António Vilela — havia perdido o alvará de mediador. Como tal, a fundação decidiu agarrar numa mediadora com atividade, a MCS Seguros. Além dos custos inerentes, pagou coimas por não apresentar as contas anuais às Finanças. O investimento com estas duas mediadoras superou os 328 mil euros.

Uma das despesas que também contribuiu para o “buraco” foi a criação do cartão “Amigos do Século”, que prometia descontos numa série de empresas a todos os aderentes. No entanto, o cartão viria a causar um prejuízo de 446 mil euros.

Emanuel Martins, antigo vereador da Câmara de Oeiras e maçon de Grande Loja Legal de Portugal é ainda suspeito de ter contratado vários amigos maçons para serviços da fundação.

O maior buraco das contas é relativo a um contrato de arrendamento com a BP. Foi garantido o direito de exploração de um posto de abastecimento pela Câmara Municipal de Lisboa em contrapartida pela perda de receitas da Feira Popular. Segundo a Visão, os prejuízos rondaram os 4,35 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …