Antigo presidente da Fundação “O Século” suspeito de gastar dinheiro da IPSS em casas de strip

Fundação "O Século" / Facebook

Fundação “O Século”

Emanuel Martins, antigo presidente da Fundação “O Século”, terá recorrido ao dinheiro da Fundação para pagar hotéis e casas de animação noturna em Lisboa, revela uma análise às contas bancárias da IPSS. 

Estas despesas estão a ser investigadas pelo Ministério Público, tal como os cerca de 10 mil euros que Emanuel Martins terá gasto, no espaço de um ano e meio, na iTunes Store, uma loja virtual que vende músicas, livros, filmes ou séries.

A revista Visão, que avança com a notícia nesta quinta-feira, recorda que Emanuel Martins foi constituído arguido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Sintra por suspeitas de abuso de poder e de peculato.

“Fiz sempre o que achei que era melhor para a Fundação. Já disse ao Ministério Público o que tinha a dizer sobre essas despesas”, disse Emanuel Martins contactado pela revista.

“Tenho a certeza de que aquilo que gastei não foi para me servir a mim, mas para servir a Fundação. O resto foram despesas que assumi e que deveriam ter sido refletidas nas contas, se elas não estivessem atrasadas”, sustentou.

Está ainda a ser investigada outra ação do ex-presidente da Fundação relacionada com um adiantamento de 2 milhões de euros dado pela Bristish Petroleum (BP Portugal), em 2016, numa altura em que Emanuel Martins viu refutado um pedido de empréstimo desse montante junto do BCP.

Em 2014, a Câmara Municipal de Lisboa cedeu a exploração de um posto de combustível à fundação, como contrapartida pela perda das receitas da Feira Popular. Ao pedir o adiantamento dos 2 milhões de euros à BP, que gere esse posto de combustível, Emanuel Martins terá condenado a Fundação “O Século” a perder rendas futuras no valor de 3,5 milhões de euros.

Emanuel Martins deixou a gestão da IPSS em março, depois de ser constituído arguido pelo Ministério Público. Mas, antes de deixar o cargo de presidente da fundação “O Século”, vendeu o carro da instituição.

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Fiz sempre o que achei que era melhor para a Fundação”
    “Tenho a certeza de que aquilo que gastei não foi para me servir a mim, mas para servir a Fundação.”
    Daí as idas às casas de p&$#S… faz sentido.

  2. Oh… mais uma cabala, é tudo mentira e orquestrado para por este santinho de pau carunchoso na rua.
    E se mudasse a lei para combater estes pulhas gatunos?
    Bastava uma lei para confiscar todo o património dos gatunos até que o assunto transitasse em julgado, onde lhe seria restituido com juros ou revertia a favor do povo (que roubaram).

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …