Funcionários públicos portugueses na Suíça em pânico com descida do euro

mooncross / Flickr

-

Há funcionários públicos portugueses na Suíça em pânico com a decisão do Banco Nacional de suprimir a taxa de câmbio fixa entre euro e franco suíço, que afeta os seus salários, disse à Lusa fonte sindical.

“Neste momento, os funcionários estão em pânico porque eles não sabem como vai evoluir a situação”, disse à Lusa Marília Mendes, responsável dos associados portugueses do sindicato suíço UNIA.

A queda do euro face ao franco suíço afeta seriamente os salários dos funcionários públicos portugueses a trabalhar na Suíça, que recebem em euros.

A sindicalista portuguesa indicou que a diferença cambial irá provocar uma quebra de 20 por cento nos ordenados dos funcionários públicos portugueses, que já estavam numa situação precária.

De acordo com Marília Mendes, alguns funcionários vão passar a receber salários inferiores ao equivalente a 2000 francos suíços, sendo que se admite que 4000 francos suíços corresponde a um ordenado mínimo para viver na Suíça.

Para ilustrar a gravidade do problema, a responsável explicou que “por exemplo, em Zurique não se encontra um aluguer de casa inferior a 2000 francos”.

“Ontem, foi um dia em que tudo bateu no fundo. Se antes, à taxa de 1.20 já ganhávamos salários de pobres, agora, com isto, foi o desabamento completo”, disse à Lusa uma funcionária que prefere guardar o anonimato.

Questionada sobre a diferença cambial, uma professora da rede EPE na Suíça, que não quis ser identificada, disse à Lusa que “está altamente preocupada”.

“É uma angustia não só para os professores, mas também para os funcionários consulares, como vai ser para simplesmente pagar as despesas básicas”, disse.

Outro professor, Alberto Correia, disse à Lusa que ficou estarrecido com a decisão do Governo suíço.

O professo indica, num correio eletrónico destinado às autoridades portugueses na Suíça, que “a Suíça é um dos países mais caros do mundo e esta decisão da economia suíça vem arrasar qualquer possibilidade de continuar a viver com dignidade neste país” e expõe o seu desespero face à degradação das condições de trabalho ao longos destes últimos anos.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Meus caros … se o que ganham não chega, têm bom remédio, SAIAM DA SUIÇA !!!
    2000 euros em Portugal é mais do dobro da média com que os vossos conterrâneos têm para sobreviver neste País !!!!
    Bem vindos à realidade !!!!

RESPONDER

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …