Funcionários públicos recebem este mês 75% das progressões

José Sena Goulão / Lusa

A reposição de rendimentos iniciada pelo Governo de António Costa, iniciada em 2018, continua a avançar.

Segundo o Jornal de Negócios esta quinta-feira, o pagamento das progressões aos funcionários públicos vai subir este mês de 50% para 75%.

Recorde-se que durante sete anos as progressões estiveram congeladas. Os funcionários públicos cujo avanço na carreira depende de acumulação de pontos continuaram, no entanto, a ser avaliados.

No caso das carreiras especiais, onde este salto no vencimento depende essencialmente do tempo, os anos de serviço entre 2011 e 2017 começaram por ser ignorados – o caso dos professores. Entretanto, o Governo já reconheceu parcialmente este tempo. Há saltos remuneratórios – mais lentos – que decorrem do tempo de serviço passado de 1 de janeiro de 2018 para cá.

Apesar de ter descongelado as progressões na Função Pública no ano passado, o Governo evitou pagá-las integralmente de imediato, lembra o jornal. Na lei do orçamento do Estado de 2018 – e também no deste ano – ficou definido o seguinte calendário: 25% a partir de janeiro de 2018, 50% a partir de setembro de 2018, 75% a partir de maio de 2019 e 100% a partir de dezembro deste ano.

Questionado pelo Jornal de Negócios, o Ministério das Finanças não divulgou dados atualizados sobre o número de funcionários abrangidos por progressões.

ara progredir na carreira, os trabalhadores precisam de ter reunidos dez pontos na avaliação de desempenho nos últimos sete anos. Quem não foi avaliado terá direito a um ponto por cada ano.

Nos casos em que tenham existido progressões ou promoções durante os últimos sete anos, “inicia-se nova contagem de pontos, sendo apenas relevantes os pontos obtidos no âmbito do processo da avaliação do desempenho já no novo posicionamento remuneratório, categoria ou carreira”.

Quando o trabalhador tenha acumulado mais de dez pontos entre 1 de janeiro de 2011 e 31 de dezembro de 2017, os pontos em excesso relevam para efeitos de futura alteração do seu posicionamento remuneratório.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ena, será que se eu me queixar, trabalhando no privado, também me vão pagar 75% das minhas progressões de carreira? Isto é mesmo o faroeste.

  2. Quem não é avaliado tem direito a um ponto por cada ano, diz a notícia. Quem decide a quem se faz avaliação? Não têm todos o direito a ser avaliados? Se não for avaliado nesse ano e fizer asneira ganha um ponto?Este sistema levanta muitas suspeitas de favorecimentos e outras.

RESPONDER

Resolvido mistério de longa data sobre explosões colossais no Espaço

Cientistas desvendaram um antigo mistério sobre algumas das maiores explosões do universo, conhecidas como erupções de raios gama, ou Gamma Ray Bursts (GRB), em inglês. As erupções de raios gama são explosões extremamente energéticas que foram …

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …