Funcionários do PSD criticam Rio por assessorias fantasma no partido

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Vários funcionários do PSD criticam Rui Rio pelos cortes salariais de que foram alvo e denunciam situações de assessorias fantasma no partido.

Rui Rio anunciou no final do mês passado que iria fazer cortes nos salários de funcionários do PSD. A medida surge com as conclusões de um estudo que o líder social-democrata encomendou à consultora Deloitte para uma reestruturação do partido. Em alguns casos, os cortes atingem os 1.400 euros mensais.

Face a esta redução salarial, vários funcionários do PSD manifestam-se e questionam a “preocupação com a ética” de Rui Rio, numa carta aberta que tem circulado por WhatsApp no PSD. De acordo com a Sábado, são denunciados casos de assessores-fantasma — pessoas que estão a ser remuneradas, mas que nunca vão à Assembleia da República.

“Temos empregos fictícios no grupo parlamentar do PSD, presidido pelo mesmo Rui Rio que pretende reformar o sistema político”, lê-se no documento que circula online.

Alegadamente, são exemplos disso os casos da diretora de comunicação e informática, Sara Teixeira Seruca, do jurista João Azevedo Oliveira, do informático José Pedro Araújo Antunes da Silva, do criativo de design gráfico Júlio César Torres Pisa, da secretária do secretário-geral adjunto Hugo Carneiro, Natércia Rodrigues Barreto. Todos eles serão pagos pela Parlamento, mas trabalham na sede nacional do partido.

No Porto, também há casos semelhantes: Maria Emília Preto Galego, antiga diretora de Recursos Humanos da Câmara Municipal do Porto, e Luciano Manuel Calheiros Gomes, professor do Agrupamento de Escolas de Paços Ferreira.

“Rui Rio, na qualidade de líder parlamentar fez nomear para o grupo parlamentar do PSD vários funcionários da sede nacional do PSD, os quais estão nomeados simultaneamente para funções permanentes no partido e no grupo parlamentar. Tal significa que não podem estar nos dois locais simultaneamente”, lê-se ainda na carta aberta dos sociais-democratas.

Contactada pela Sábado, fonte oficial da direção partidária não quis fazer qualquer comentário nem confirmou se tinha conhecimento da carta.

Importante realçar que a lei permite aos partidos contratar assessores que são pagos no parlamento, mas prestam serviços fora da Assembleia da República.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Força Rui Rio ! Estes avençados dos partidos, sem profissão nenhuma, cujo mérito é mais do que discutível e cujas nomeações são perfeitamente transparentes se querem ganhar mais tem boa solução: vão limpar as florestas, apanhar fruta no alentejo ou apagar incêndios. Claro que a prática da AR pagar asseores e funcionários é legal mas de moralidade e ética mais do que discutível, mas aí não há inocentes …

  2. Como pessoa mas virada mais para a esquerda vejo com muito bons olhos e espero ver os outros partidos fazerem o mesmo. Esta na altura de acabar com os tacho e tachinhos para amigos e afilhados.

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …