Bisbilhotaram dados de Luís Montenegro e tramaram-se. Funcionários do fisco investigados

12

Miguel A. Lopes / Lusa

Autoridade Tributária instaurou processos disciplinares a funcionários que pesquisaram internamente os dados fiscais de Luís Montenegro, no âmbito de suspeitas que surgiram na comunicação social sobre a sua casa em Espinho.

A informação consta do processo judicial sobre a casa de Espinho do primeiro-ministro que foi arquivado em Dezembro de 2024. Havia suspeitas de benefícios fiscais ilegais a favor de Montenegro, que não se confirmaram.

O Correio da Manhã (CM) teve acesso àquele processo e revela que a Autoridade Tributária (AT) enviou um ofício à magistrada do Ministério Público responsável pelo caso da casa, a notar que, “por despacho da directora-geral”, Helena Borges, tinha sido aberto um inquérito disciplinar interno a funcionários do fisco em Fevereiro de 2024.

No âmbito desse processo disciplinar, a AT pediu ao Ministério Público uma cópia do despacho final que arquivou as suspeitas em torno da casa de Montenegro, acrescenta o CM.

O inquérito da AT aos funcionários visa “esclarecer a concreta actuação dos serviços e trabalhadores” após “um pedido de informação de um jornalista” a propósito da taxa reduzida de IMT (Imposto Municipal sobre Transmissões de Imóveis) aplicada em negócios relacionados com o imóvel do primeiro-ministro, sublinha ainda o jornal.

Em causa está uma eventual violação do sigilo fiscal do primeiro-ministro.

A Procuradoria-Geral da República continua a fazer uma averiguação preventiva sobre a empresa Spinumviva, que agora pertence aos filhos de Montenegro, e os seus clientes. O processo foi desencadeado após denúncias, uma das quais terá sido apresentada pela socialista Ana Gomes.

ZAP //

12 Comments

  1. O problema da casa de Espinho é que não houve qualquer reabilitação de imóvel mas sim destruição e construção de novo imóvel, mas o regime tratou de resolver problema absolvendo o Srº. Primeiro-Ministro Luís Esteves.

    8
    12
    • Não digas baboseiras. Já tens idade para ter juizo. Quanto mais dizem patetices mais votos conquistará Luís Montenegro.

      12
      4
  2. Só não vê quem quiser ser cego. A dita moradia com seis? pisos lá está , em frente ao mar na marginal de Espinho!!!! Construção de arquitectura moderna que nada tem a ver com a que substituiu!!!!

    4
    4
  3. E…!? A arquitectura anterior estava abrangida por algum protocolo especial no âmbito do município, património cultural arquitectónico, outro? Ou a crítica faz-se porque… é-se contra do contra !?

    • André Ventura têm um passado duvidoso de corrupção? Olhe que não, de contrário já tudo tinha vindo explirado pela comunistação social!

      3
      4
    • Excelente! Defendem-se acusando os outros! Bestial pá.
      A esperteza não tem limites. Mas a esperteza não é Inteligencia, é a “Inteligencia” das criaturas do Mundo das Trevas, gente audaz escondida atrás de cortinas de fumo.
      Na verdade, essa corja do centrão socialista está há 50 Anos a desbaratar PT, tanto Economicamente como Civilizacionalmente. E com essa do PSD e o extenso Lobby do Imobiliario, (Vistos Gold, Lei dos Solos, Imobiliarias) demonstra-se que essa gente movimentação à margem do racional. O Estado serve mas é de muleta para os seus fins. Isto é mais uma Tribo do que uma Sociedade Civilizada.

      2
      4
  4. É uma tristeza como este país se diverte com a casa dum 1.ºministro!!!
    Que pobreza de espírito.
    Até funcionários do fisco, que nada têm a ver com o caso, se divertem a chafurdar as declarações de “alguns políticos”.

    9
    3
  5. O caso Sócrates não começou na repartição de finanças de Braga???? Os seus funcionários até foram premiados. Em que ficamos? Montenegro já se tinha queixado da comunicação social e mais ou menos que deixou de comunicar.

    2
    3
  6. A lei da reabilitação urbana aplica-se a edifícios. Depois da demolição não há edifício para aplicar a lei. Chico espertos.

    1
    1

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.