MP investiga casa de luxo de Montenegro: “truque” poupou 100 mil euros de IVA ao líder do PSD

10

PSD / Flickr

Luís Montenegro, líder do PSD

Moradia de luxo com seis pisos em Espinho seria uma nova construção, mas foi classificada como “reabilitação urbana”, abrindo portas a uma dedução de 100 mil euros no IVA. Montenegro garante que não teve “nenhum tratamento diferente”.

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito a benefícios fiscais atribuídos a uma casa do líder do PSD Luís Montenegro, em Espinho.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou à RTP a informação, sublinhando que uma denúncia anónima motivou a investigação.

Uma alegada utilização indevida de taxa de IVA reduzida na habitação está na origem do inquérito, que ainda não constitui arguidos.

A Câmara de Espinho, avança a RTP, terá considerado o processo de uma nova construção “reabilitação urbana”, o que fez descer cerca de 100 mil euros o valor do IVA. Tudo terá acontecido quando um amigo de Luís Montenegro, Pinto Moreira — já acusado, no verão passado, de ter recebido 50 mil euros para favorecer empreendimento do grupo Pessegueiro estava à frente da Câmara de Espinho.

A obra — que terá constituído uma nova construção e não uma reabilitação e cujo valor nunca foi comunicado ao Tribunal Constitucional pelo atual líder do PSD — é uma moradia de luxo com seis pisos.

Montenegro também não explicou como pagou a moradia de luxo. Disse apenas que recorreu a “poupanças familiares oriundas dos rendimentos (predominantemente originados por rendimentos de trabalho) obtidos e totalmente declarados legal e fiscalmente nos últimos 25 anos”.

“O inquérito é dirigido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal Regional do Porto, encontra-se sujeito a segredo de justiça e não tem arguidos constituídos”, revela a PGR ao Público.

Montenegro já falou ao país

Luís Montenegro garante que não teve “nenhum tratamento diferente de qualquer outro cidadão na mesma situação” e que não praticou “nenhum ato ética ou legalmente desadequado”, disse à RTP, adiantando que tem “todo o interesse em que o assunto seja apreciado” mas garante que não se deixará “condicionar cívica e politicamente”.

“Não conheço o teor da denúncia anónima, mas no pressuposto de se relacionar com a fiscalidade associada à construção da minha casa, será uma excelente oportunidade para que esse assunto se encerre definitivamente“, sublinhou: “não poderia o MP [Ministério Público] não abrir o inquérito” e que “em boa hora o faz”.

“Continuarei a apresentar aos portugueses a Alternativa ambiciosa que Portugal precisa. Sempre fui, sou e serei um cidadão completamente livre”, disse.

Já na manhã deste sábado, o presidente do PSD negou “especulações absurdas” que uniram o seu nome a benefícios que lhe terão poupado 100 mil euros de IVA. “Não devo nada a ninguém. Não temo nada. Paguei o que todos os cidadãos pagaram.”

“Cada cêntimo que investi nas obras da casa foi pago com o esforço do trabalho, meu e da minha mulher”, sublinhou Montenegro, que também garantiu cumprir “com respeito do regime fiscal legal” e comunicar todas as faturas à Autoridade Tributária.

Montenegro lembrou que o edifício em causa, atestou a Câmara de Espinho, inseria-se na reabilitação urbana, que abrange a “construção, reconstrução, ampliação ou demolição” de edifícios.

Citando os artigos 45.º e 71.º do Estatuto de Benefícios Fiscais, lembra que quanto ao IMI — que também está em causa em relação à mesma casa de luxo, com Montenegro a ser suspeito de “ganhar” uma isenção de mais de seis mil euros — “aplica-se o mesmo conceito e circunstâncias: a intervenção era de reabilitação”.

ZAP //

10 Comments

  1. A mão por trás desta e outras “denúncias”, que legalmente não têm substância, é sempre a mesma: são os que ganham com isto, os extremistas. Aos adeptos de partidos que defendem as democracias europeias: não se deixem arrastar para estas questiúnculas ! Portugal voltou a ser um País de bufos.

  2. este personagem fala em crise na habitação e tem um predio com 6 andares só para ele que alugue a preços normais como apregoa e fique com 2 andares para ele e ainda lhe sobra muito espaço

  3. Enquanto se fala deste e doutros assuntos “menos graves” mas mais mediáticos, não se fala das trafulhices que levaram ao pedido de demissão do nosso primeiro, como os 75.000 euros encontrados em envelopes e escondidos no gabinete ao lado do seu…

  4. ainda vejo aqui tanta gente a defender o PS e PSD , com pessoas assim sempre a votarem nos mesmos e ainda se pergunta o que fazer para que os nossos Jovens não imigrem, é claro que imigram , a verem que em Portugal serão sempre comidos por corruptos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.