Funcionário do Parlamento infetado e 6 em quarentena. Partidos só foram avisados após caso ser público

António Cotrim / Lusa

Um funcionário da Assembleia da República foi diagnosticado com covid-19 na semana passada, disse esta terça-feira à agência Lusa fonte parlamentar. Os partidos e deputados só foram avisados depois de o assunto ter vindo a público.

Um caso de covid-19 na Assembleia da República foi diagnosticado na semana passada. De acordo com o semanário Expresso, trata-se de um assistente operacional parlamentar que tinha sido testado e que foi notificado, na passada sexta-feira, dando nota de que o resultado do seu teste fora positivo.

O funcionário circula normalmente no segundo piso da Assembleia da República, onde estão concentrados os gabinetes parlamentares de quase todos os partidos e onde há maior circulação de pessoas, desde membros do Governo a deputados e jornalistas.

O funcionário digiriu-se ao gabinete médico e de enfermagem do Parlamento, de onde foi enviado para casa.

Outros seis funcionários que tiveram contacto com ele foram identificados, estão em quarentena e vão também ser testados, acrescentou a mesma fonte.

“Por mera medida de precaução, foram igualmente colocados em quarentena seis outros funcionários com os quais o doente tinha contactado”, de acordo com uma nota enviada ao semnário.

Esses funcionários serão “aconselhados” a fazer o teste, entre o sétimo e oitavo dia desde que foram postos em isolamento.

O Expresso relata ainda que os partidos e os deputados da Assembleia da República só foram informados deste caso de covid-19 depois de o assunto ter vindo a público na comnicação social.

Fontes de quatro partidos disseram que, inicialmente, não sabiam de nada nem tinham recebido indicações sobre precauções a tomar. Só ao fim da tarde, quando o caso já era público, chegou a todos os grupos parlamentares um e-mail sobre o assunto.

Nesse e-mail, lê-se que “foram tomadas todas as medidas preventivas necessárias nos termos do plano de contingência da AR” e que “todos os espaços onde o funcionário parlamentar permaneceu e por onde se deslocou foram devida e imediatamente desinfetados“. O mesmo e-mail promete dar “mais informações” assim que se justificar, nomeadamente quando forem conhecidos os resultados dos testes dos restantes funcionários.

O funcionário foi enviado para casa na sexta-feira, dia que ocorreu o último plenário da sessão legislativa, tendo na agenda o debate do estado da nação, sendo um dia agitado no Parlamento, com a presença de muitos deputados, jornalistas e funcionários.

Os trabalhos do Parlamento estão suspensos devido às férias até início de setembro.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou esta quinta-feira o secretário regional …

Uma morte e 377 novos casos nas últimas 24 horas. Rt e incidência recuam

O boletim da DGS desta sexta-feira dá conta de mais 377 novos casos em Portugal. Registou-se ainda mais um óbito. Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o país tem 22.421 casos ativos, menos 114 do que …

MP investiga morte de bebé que terá sido esquecido no carro em Lisboa

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de uma criança de dois anos que terá ficado esquecida no interior de um carro, em Lisboa. A mãe ter-se-á esquecido do bebé …

Governo está a preparar contestação de providência cautelar sobre Zmar

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que já está a ser preparada a contestação à providência cautelar que suspende a requisição civil das casas do complexo Zmar, adiantando que o Ministério não foi ainda …

Subsídio europeu de 150 euros mensais para tirar 5 milhões de crianças da pobreza severa

Arrancou nesta sexta-feira, no Porto, a Cimeira Social promovida pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Um momento que o ex-ministro Pedro Marques aproveita para lançar a ideia de um novo apoio social de …

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …