Funcionário do Parlamento infetado e 6 em quarentena. Partidos só foram avisados após caso ser público

António Cotrim / Lusa

Um funcionário da Assembleia da República foi diagnosticado com covid-19 na semana passada, disse esta terça-feira à agência Lusa fonte parlamentar. Os partidos e deputados só foram avisados depois de o assunto ter vindo a público.

Um caso de covid-19 na Assembleia da República foi diagnosticado na semana passada. De acordo com o semanário Expresso, trata-se de um assistente operacional parlamentar que tinha sido testado e que foi notificado, na passada sexta-feira, dando nota de que o resultado do seu teste fora positivo.

O funcionário circula normalmente no segundo piso da Assembleia da República, onde estão concentrados os gabinetes parlamentares de quase todos os partidos e onde há maior circulação de pessoas, desde membros do Governo a deputados e jornalistas.

O funcionário digiriu-se ao gabinete médico e de enfermagem do Parlamento, de onde foi enviado para casa.

Outros seis funcionários que tiveram contacto com ele foram identificados, estão em quarentena e vão também ser testados, acrescentou a mesma fonte.

“Por mera medida de precaução, foram igualmente colocados em quarentena seis outros funcionários com os quais o doente tinha contactado”, de acordo com uma nota enviada ao semnário.

Esses funcionários serão “aconselhados” a fazer o teste, entre o sétimo e oitavo dia desde que foram postos em isolamento.

O Expresso relata ainda que os partidos e os deputados da Assembleia da República só foram informados deste caso de covid-19 depois de o assunto ter vindo a público na comnicação social.

Fontes de quatro partidos disseram que, inicialmente, não sabiam de nada nem tinham recebido indicações sobre precauções a tomar. Só ao fim da tarde, quando o caso já era público, chegou a todos os grupos parlamentares um e-mail sobre o assunto.

Nesse e-mail, lê-se que “foram tomadas todas as medidas preventivas necessárias nos termos do plano de contingência da AR” e que “todos os espaços onde o funcionário parlamentar permaneceu e por onde se deslocou foram devida e imediatamente desinfetados“. O mesmo e-mail promete dar “mais informações” assim que se justificar, nomeadamente quando forem conhecidos os resultados dos testes dos restantes funcionários.

O funcionário foi enviado para casa na sexta-feira, dia que ocorreu o último plenário da sessão legislativa, tendo na agenda o debate do estado da nação, sendo um dia agitado no Parlamento, com a presença de muitos deputados, jornalistas e funcionários.

Os trabalhos do Parlamento estão suspensos devido às férias até início de setembro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …