Funcionária condenada por viciar contratos públicos foi promovida

Condenada no âmbito de um esquema de viciação de contratos públicos, uma técnica superior do Estado não só escapou a um processo disciplinar, como acabou promovida, apenas 3 meses depois de lhe ter sido aplicada uma pena suspensa de 2 anos e 3 meses de prisão.

Segundo revela este sábado o jornal Expresso, Luísa Sá Gomes foi nomeada directora de serviços no Ministério da Agricultura, após ter sido condenada, em Abril de 2018, no âmbito de um “esquema de favores” no Ministério da Administração Interna.

A funcionária foi condenada por ter ajudado o então director-geral de Infraestruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna, João Alberto Correia, num esquema de viciação de contratos públicos.

Luísa Sá Gomes foi condenada por dois crimes de abuso de poder, um crime de participação económica em negócio e um crime de falsificação de documento, apanhando uma pena suspensa de dois anos e três meses de prisão, realça o Expresso.

Todavia, apesar dessa condenação, o MAI não lhe abriu qualquer processo disciplinar e a funcionária acabou por ser promovida, três meses mais tarde, a directora de serviços no Ministério da Agricultura. A promoção é justificada com a sua “reconhecida experiência” e “competência técnica e aptidão”.

João Alberto Correia foi condenado pelos crimes de participação económica em negócio e falsificação a uma pena de sete anos de prisão.

Entre 2011 e 2014, o ex-director de Infraestruturas e Equipamentos do MAI terá viciado contratos públicos para obras na PSP, na GNR e na Protecção Civil, entre outros organismos públicos, de modo a garantir a sua entrega a empresas de amigos.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Com raio, a lista de criminosos que a governação e os partidos têm parido não pára de crescer e no entanto… ainda são promovidos, isto é, compensados e “branqueados” pelos e nos delitos cometidos. Foi assim com o vara, que já com processos às costas e depois de ter deixado a CGD foi promovido dentro desta ao escalão máximo de vencimento; foi assim com tantos outros e é agora com esta mulherzinha. Mas isto é um país ou uma quadrilha organizada?

  2. Portugal no seu melhor… E quem paga tudo isto? Os desgraçados dos pensionistas e reformados; os desgraçados dos desempregados; os desgraçados dos trabalhadores com salários de miséria e, de um modo geral, os contribuintes que não podem fugir à sanha saqueadora do estado-ladrão…

  3. Além do escândalo que isto representa em termos de atropelo à lei, à justiça e à mera decência… Venham-me depois com conversas de que as mulheres são desfavorecidas e não têm o mesmo acesso a cargos de chefia. É uma sociedade “machista”… Um verdadeiro “patriarcado”. Eu nuca vi uma sociedade e um sistema judicial que favorecesse tanto as gajas.

    • Eu tinha uma colega no trabalho que dizia que elas as mulheres tinham 75% por cento de possibilidades de serem promovidas, enquanto os homens só possuíam 50%, que era por via do mérito e/ou antiguidade, enquanto elas possuíam uma terceira via.

  4. Mais uma das muitas penas suspensas. Então se são condenados não cumprem a pena??????? Juizes de M… ou comprados, tipo Rangel.

  5. A pouca vergonhada dos nossos políticos.
    Como é isto possível num país de direito…
    Sejam punidos os criminosos que promovem e apadrinham estes corruptos.
    Tanta gente séria a precisar de trabalho e premiamos edta chusma…

  6. Coisas a reter desta noticia: se fizermos coisas ilicitas, o processo disciplina, é subir na carreira.. isso é complicado, pois ao mudar responsabilidades, torna-se stressante. E pagamo o crime, com o stress

  7. Caros amigos,
    Acho que não leram bem a notícia.
    “A promoção é justificada com a sua “reconhecida experiência” e “competência técnica e aptidão”.
    Cá está, reconhecida experiência e aptidão em falcatruas, vigarices, etc. Está no meio deles.
    Por acaso não será esposa, irmã, filha, etc. de algum “senhor”?

RESPONDER

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba (duas vezes) lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …