Funchal celebra fim do ano com espectáculo pirotécnico sob o tema ‘Cruzeiros’

Wolf Meusel / Wikimedia

-

Um espectáculo pirotécnico com o tema “Cruzeiros” e que durará oito minutos, com um reforço dos postos de fogo no mar com peças de maior calibre, marca a passagem de ano no Funchal, o mais importante cartaz turístico madeirense.

O evento representa um investimento do Governo Regional na ordem dos 945 mil euros e será apresentado pelo consórcio Macedo’s Pirotecnia e Joaquim Macedo, que venceu o concurso público internacional.

“Será um grande espectáculo de fogo-de-artifício, com a expectável apoteose final”, disse o responsável da Macedo’s Pirotecnia à agência Lusa.

Carlos Macedo salientou que o tema “é relacionado com os navios de cruzeiro, os paquetes que chegam ao Funchal e é evocativo dos 100 anos do porto do Funchal”.

Por essa razão, adiantou, o ponto fulcral do programa serão as quatro plataformas colocadas no mar que “vão ser com maior potência de fogo que o habitual, com peças de maior amplitude, no sentido de chamar atenção do espectáculo para desses postos, que pela beleza e configuração do anfiteatro do Funchal normalmente ficam menos visíveis”.

O responsável referiu que o espectáculo da passagem de ano no Funchal será composto por cerca de 17 toneladas de fogo, num total de 5.520 quilos de explosivo, e envolve um total de 61.580 disparos de 48.776 peças de fogo-de-artifício.

Na realização deste evento estarão envolvidas 359 pessoas, incluindo equipas de distribuição, logística, segurança e o grupo pirotécnico de 102 elementos.

A Macedo’s, que realizou até agora uma dezena de espectáculos de fogo-de-artifício na passagem de ano no Funchal, regressa depois de um interregno de dois anos em que foi substituída pelo consórcio Pyrofel/HC.

“Trata-se de concursos públicos e tem que ser dada a oportunidade a toda a gente. Desta vez calhou à Macedo’s fazer novamente o espectáculo e vamos tentar superar os nossos próprios espectáculos dos anos anteriores”, concluiu Carlos Macedo.

O espectáculo preparado por este consórcio, que se estende à ilha do Porto Santo, será disparado a partir de 35 postos, estando 22 no anfiteatro do Funchal, oito na orla marítima e baixa da cidade e quatro colocados no mar.

A Direcção Regional de Turismo prevê uma ocupação hoteleira na região na ordem dos 86% nesta altura, enquanto a Associação Comercial e Industrial do Funchal aponta para uma ocupação de 85% a 90% no sul da ilha da Madeira.

O Governo Regional da Madeira investiu um total de 2,5 milhões de euros em todo o programa de animação desta quadra festiva (Natal e Fim de Ano), incluindo a iluminação em todo o concelho, que começou a 01 de Dezembro e termina a 07 de Janeiro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …