Funchal celebra fim do ano com espectáculo pirotécnico sob o tema ‘Cruzeiros’

Wolf Meusel / Wikimedia

-

Um espectáculo pirotécnico com o tema “Cruzeiros” e que durará oito minutos, com um reforço dos postos de fogo no mar com peças de maior calibre, marca a passagem de ano no Funchal, o mais importante cartaz turístico madeirense.

O evento representa um investimento do Governo Regional na ordem dos 945 mil euros e será apresentado pelo consórcio Macedo’s Pirotecnia e Joaquim Macedo, que venceu o concurso público internacional.

“Será um grande espectáculo de fogo-de-artifício, com a expectável apoteose final”, disse o responsável da Macedo’s Pirotecnia à agência Lusa.

Carlos Macedo salientou que o tema “é relacionado com os navios de cruzeiro, os paquetes que chegam ao Funchal e é evocativo dos 100 anos do porto do Funchal”.

Por essa razão, adiantou, o ponto fulcral do programa serão as quatro plataformas colocadas no mar que “vão ser com maior potência de fogo que o habitual, com peças de maior amplitude, no sentido de chamar atenção do espectáculo para desses postos, que pela beleza e configuração do anfiteatro do Funchal normalmente ficam menos visíveis”.

O responsável referiu que o espectáculo da passagem de ano no Funchal será composto por cerca de 17 toneladas de fogo, num total de 5.520 quilos de explosivo, e envolve um total de 61.580 disparos de 48.776 peças de fogo-de-artifício.

Na realização deste evento estarão envolvidas 359 pessoas, incluindo equipas de distribuição, logística, segurança e o grupo pirotécnico de 102 elementos.

A Macedo’s, que realizou até agora uma dezena de espectáculos de fogo-de-artifício na passagem de ano no Funchal, regressa depois de um interregno de dois anos em que foi substituída pelo consórcio Pyrofel/HC.

“Trata-se de concursos públicos e tem que ser dada a oportunidade a toda a gente. Desta vez calhou à Macedo’s fazer novamente o espectáculo e vamos tentar superar os nossos próprios espectáculos dos anos anteriores”, concluiu Carlos Macedo.

O espectáculo preparado por este consórcio, que se estende à ilha do Porto Santo, será disparado a partir de 35 postos, estando 22 no anfiteatro do Funchal, oito na orla marítima e baixa da cidade e quatro colocados no mar.

A Direcção Regional de Turismo prevê uma ocupação hoteleira na região na ordem dos 86% nesta altura, enquanto a Associação Comercial e Industrial do Funchal aponta para uma ocupação de 85% a 90% no sul da ilha da Madeira.

O Governo Regional da Madeira investiu um total de 2,5 milhões de euros em todo o programa de animação desta quadra festiva (Natal e Fim de Ano), incluindo a iluminação em todo o concelho, que começou a 01 de Dezembro e termina a 07 de Janeiro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Protestos continuam em Londres. Ativistas invadem centro financeiro

Centenas de ativistas pelo clima do grupo Extinction Rebellion invadiram esta segunda-feira o centro financeiro de Londres para manifestarem repúdio por as grandes corporações financiarem os combustíveis fósseis. Muitos manifestantes, protegidos da intensa chuva com lonas …

"Tenho muitas dívidas, muito financiamento por pagar"

Isabel dos Santos explicou em entrevista à Lusa a origem dos seus investimentos, salientando serem totalmente privados, o que a levou a criar muitas dívidas. Disse ainda que os empresários têm dificuldade em trabalhar e …

Estados Unidos autorizados a aplicar taxas sobre produtos europeus

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou oficialmente esta segunda-feira os Estados Unidos a aplicar taxas alfandegárias sobre 7500 milhões de dólares de importações oriunda da União Europeia devido aos subsídios dados à Airbus. A OMC …

Tribunal rejeita providência cautelar requerida pela Ordem dos Enfermeiros contra ministério

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa rejeitou a providência cautelar pedida pela Ordem dos Enfermeiros (OE) contra o Ministério da Saúde no processo de sindicância à OE, anunciou esta segunda-feira o Governo. Em comunicado, o …

Paraísos fiscais. Portugal transferiu 672 milhões em 2018

Os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros no ano passado para territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia. Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 …

Discurso da Rainha. Entre crime, saúde e imigração, o Brexit foi destaque

Várias propostas de lei relacionadas com o Brexit destacam-se no programa do governo britânico para os próximos meses apresentado esta segunda-feira pela rainha Isabel II no parlamento, o qual inclui a implementação de um eventual …

Conservadores polacos vencem legislativas com maioria absoluta

Os conservadores nacionalistas no poder na Polónia venceram as eleições legislativas com 45,16% dos votos, de acordo com os resultados oficiais que se referem à contagem de 82,79% das circunscrições. O partido conservador eurocético Lei e …

Ambulâncias rejeitadas no Hospital de Setúbal por sobrelotação das urgências

Ambulâncias que chegavam ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal, durante a tarde de domingo, foram encaminhadas para outros hospitais. As urgências do centro hospitalar estavam sobrelotadas. Entre as 12h e as 16h30 deste domingo, o …

Professores regressam à greve ao trabalho extraordinário

A paralisação poderá comprometer as avaliações intercalares dos alunos, alertam os sindicatos que pedem o cumprimento do horário de 35 horas semanais. A greve dos professores ao trabalho extraordinário regressa esta segunda-feira às escolas, sem data …

Caos na Síria. Bombardeamentos turcos levam à fuga de centenas de militantes do Daesh presos

Cerca de 800 militantes do Daesh fugiram neste domingo da prisão de Ain Issa, de acordo com a administração autónoma curda, que acusa a Turquia de ter dado “cobertura aérea” para que a fuga fosse …