Mais de metade das freguesias obrigadas a nomear gestor de proteção de dados

O Parlamento está a preparar a aprovação de uma lei que prevê a nomeação de um gestor de proteção de dados em todas as freguesias portuguesas com mais de 750 habitantes — cerca de 64%.

Segundo informações adiantas pelo ECO, as 1.977 freguesias com mais de 750 habitantes terão de nomear um gestor de proteção de dados. A nova lei vem na sequência do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), que foi implementado em maio do ano passado.

A lei será votada brevemente no Parlamento e sofre uma alteração face à primeira proposta do Governo, que não especificava quais as freguesias que deveriam ter um Data Protection Officer (DPO), apenas dizendo que seria obrigatório “nas freguesias em que tal se justifique”.

Com esta mudança, cerca de 64% das freguesias portuguesas serão abrangidas por esta nova lei. O jornal ECO teve acesso à versão final do texto, no qual se pode ler que “independentemente de quem seja responsável pelo tratamento, existe pelo menos um encarregado de proteção de dados nas freguesias (…) com mais de 750 habitantes”.

O novo DPO será escolhido autonomamente pela junta de freguesia em questão. Adicionalmente, todos os municípios portugueses e ministérios ou áreas governativas terão nomear um gestor de proteção de dados.

Apesar de permitir a criação de vários postos de trabalho, a lei contém alguns parâmetros que podem limitar esta questão. Isto porque “pode ser designado o mesmo encarregado de proteção de dados para vários ministérios ou áreas governativas, secretarias regionais, autarquias locais ou outras pessoas coletivas públicas”.

Basicamente, o mesmo Data Protection Officer pode zelar pela proteção de dados dos cidadãos de várias entidades, desde que não esteja inserida no mesmo “perímetro regulatório”.

O RGPD é aplicável a toda a União Europeia, que deixou que os Estados-membros decidissem as condições do gestor de proteção de dados para as entidades públicas. Nos casos das empresas que lidem com grandes quantidades de dados, as medidas foram impostas pela UE.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …

Caso do negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos

O processo sobre a alegada corrupção no negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos, entre os quais o ex-secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Neves, e o presidente da Proteção Civil, Mourato Nunes. A …

Farmacêutica Pfizer inicia ensaio clínico de vacina para covid-19 com 30 mil participantes

A farmacêutica norte-americana Pfizer e a biotecnológica alemã BioNTech iniciaram um ensaio clínico de uma potencial vacina para a covid-19 envolvendo cerca de 30 mil participantes, foi anunciado na quarta-feira. Segundo noticiou a agência Lusa, …

Portugal regista mais três mortes e 213 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 213 novos casos de covid-19 em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, dos 213 …

TAP já prepara conversão em capital do empréstimo de 1,2 mil milhões

A TAP agendou para 03 de setembro uma assembleia-geral extraordinária para "deliberar sobre o aumento de capital condicionado da sociedade em espécie de 15 milhões de euros até 1,2 mil milhões, realizado por uma ou …

Governo dos EUA oferece 10 milhões a quem detenha hackers que possam interferir nas eleições

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, anunciou na quarta-feira uma recompensa de até 10 milhões de dólares (cerca de nove milhões de euros) por informações sobre estrangeiros que tentem interferir nas eleições presidenciais dos …