Fraudes nas moradas dos deputados investigadas pelo Ministério Público

Mário Cruz / Lusa

O Ministério Público (MP) está a investigar as alegadas declarações falsas prestadas por alguns deputados à Assembleia da República em relação às suas moradas.

Segundo avança a Visão esta quinta-feira, o Ministério Público está a investigar as alegadas declarações falsas que alguns deputados prestaram à Assembleia da República em relação às suas moradas. A informação já foi confirmada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Vários terão indicado moradas que não coincidiam com as suas residências efetivas, tendo sido beneficiados no cálculo de ajudas de custos e despesas de deslocação. O inquérito do MP tem como intuito apurar se os deputados indicaram mesmo, nas declarações apresentadas aos serviços do Parlamento, moradas que não correspondiam aos seus locais efetivos de residência.

No Verão, o Ministério público solicitou à secretaria-geral da Assembleia da República a lista de moradas fornecidas pelos deputados. De acordo com a revista, a PGR não esclarece se o pedido abrangeu os 230 eleitos para o hemiciclo ou apenas os deputados cujas declarações se suspeita que contenham irregularidades.

O inquérito, conduzido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, está sob segredo de justiça e, até ao momento, não foram constituídos arguidos.

A polémica em torno das moradas falsas dos deputados iniciou no dia 17 de março, com uma notícia do jornal Observador de que o deputado Feliciano Barreiras Duarte, ex-secretário-geral do PSD, tinha recebido subsídios indevidos durante dez anos por indicar a morada dos pais, no Bombarral, em Leiria, para o cálculo de ajudas de custo.

Em nove desses dez anos, o deputado residiu na Avenida de Roma, em Lisboa.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Receber ajudas de custo para ir trabalhar? Não recebem ordenado? Se aceitaram o cargo, sujeitam-se! Não será o que acontece com o trabalhador-comum que resida longe do local de trabalho?
    Por outro lado, eles são os representantes dos portugueses e os portugueses não recebem; porquê eles? Não têm já suficientes regalias (até a de beneficiarem do dom da ubiquidade)?

RESPONDER

CDS-PP quer manter corridas de touros na RTP e contrariar a “política de gosto”

A bancada parlamentar do CDS-PP questionou hoje o Governo sobre o eventual fim das transmissões televisivas de corridas de touros nos canais públicos da RTP, mostrando-se contra a “tutela política” a ditar “uma política de …

Cabeceiras de Basto recua no desconfinamento. Quatro concelhos podem agora avançar

A ministra Mariana Vieira da Silva apresentou um quadro geral da situação em Portugal e revela que há um concelho que vai recuar no desconfinamento: Cabeceiras de Basto. A ministra de Estado e da Presidência acrescentou …

Aeroporto no Montijo pode levar à perda das principais áreas de alimentação das aves migratórias

Caso o Montijo venha mesmo a receber um novo aeroporto, poderá levar à perda de até 30% das principais áreas de alimentação das aves migratórias que passam o Inverno no estuário do Tejo. A conclusão está …

Príncipe de Liechtenstein acusado de matar Arthur, o maior urso da Roménia

Grupos ambientalistas acusaram um príncipe da família real de Liechtenstein de matar o maior urso da Roménia, violando a proibição da caça de grandes carnívoros. Em comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian, a ONG romena …

França e Reino Unido mobilizam navios para Jersey e aumentam a tensão no Canal da Mancha

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da …

Governo aprova a criação da tarifa social de internet. Preço ainda vai ser definido

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, conhecida como tarifa social de internet, anunciou o ministro de Estado …

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …