Fraudes nas moradas dos deputados investigadas pelo Ministério Público

Mário Cruz / Lusa

O Ministério Público (MP) está a investigar as alegadas declarações falsas prestadas por alguns deputados à Assembleia da República em relação às suas moradas.

Segundo avança a Visão esta quinta-feira, o Ministério Público está a investigar as alegadas declarações falsas que alguns deputados prestaram à Assembleia da República em relação às suas moradas. A informação já foi confirmada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Vários terão indicado moradas que não coincidiam com as suas residências efetivas, tendo sido beneficiados no cálculo de ajudas de custos e despesas de deslocação. O inquérito do MP tem como intuito apurar se os deputados indicaram mesmo, nas declarações apresentadas aos serviços do Parlamento, moradas que não correspondiam aos seus locais efetivos de residência.

No Verão, o Ministério público solicitou à secretaria-geral da Assembleia da República a lista de moradas fornecidas pelos deputados. De acordo com a revista, a PGR não esclarece se o pedido abrangeu os 230 eleitos para o hemiciclo ou apenas os deputados cujas declarações se suspeita que contenham irregularidades.

O inquérito, conduzido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, está sob segredo de justiça e, até ao momento, não foram constituídos arguidos.

A polémica em torno das moradas falsas dos deputados iniciou no dia 17 de março, com uma notícia do jornal Observador de que o deputado Feliciano Barreiras Duarte, ex-secretário-geral do PSD, tinha recebido subsídios indevidos durante dez anos por indicar a morada dos pais, no Bombarral, em Leiria, para o cálculo de ajudas de custo.

Em nove desses dez anos, o deputado residiu na Avenida de Roma, em Lisboa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Receber ajudas de custo para ir trabalhar? Não recebem ordenado? Se aceitaram o cargo, sujeitam-se! Não será o que acontece com o trabalhador-comum que resida longe do local de trabalho?
    Por outro lado, eles são os representantes dos portugueses e os portugueses não recebem; porquê eles? Não têm já suficientes regalias (até a de beneficiarem do dom da ubiquidade)?

RESPONDER

Morreu a atriz Mya-Lecia Naylor. Tinha 16 anos

A atriz, cantora e modelo britânica Mya-Lecia Naylor morreu no último dia 7, na sequência de um desmaio, mas a notícia só veio a publico esta quinta-feira. A causa da morte precoce de Mya-Lecia Naylor, com …

Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo o porta voz da Marinha, comandante …

Site expôs falhas em plugins Wordpress. Hackers agradeceram e invadiram 160 mil sites

Um trio de vulnerabilidades zero-day em plugins do WordPress deixou 160 mil sites expostos a ataques na última semana. O termo zero-day é usado para descrever uma ameaça que não foi corrigida ou que ainda …

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelenses, a mulher tem encefalite - ou …

Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa. Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em …

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 …

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação. O projeto …

O "polencalipse" chegou aos Estados Unidos

No início da semana, o fotógrafo Jeremy Gilchrist capturou algumas imagens incríveis do fenómeno que batizou de "Polenpocalypse" em Durham, Carolina do Norte. A cidade de Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, declarou no início …

Candidato à presidência da Guatemala detido nos EUA por tráfico de cocaína

As autoridades norte-americanas detiveram na quarta-feira o candidato presidencial da Guatemala Mario Estrada Orellana, acusado por um tribunal federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, …

Consumidores estão a gastar mais. Televisões e smartphones foram os mais vendidos em 2018

Em 2018 as vendas a retalho cresceram 3,4%, para quase 21 mil milhões de euros. O sector não alimentar foi o que mais contribuiu. São dados do barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de …