Fraudes nas moradas dos deputados investigadas pelo Ministério Público

Mário Cruz / Lusa

O Ministério Público (MP) está a investigar as alegadas declarações falsas prestadas por alguns deputados à Assembleia da República em relação às suas moradas.

Segundo avança a Visão esta quinta-feira, o Ministério Público está a investigar as alegadas declarações falsas que alguns deputados prestaram à Assembleia da República em relação às suas moradas. A informação já foi confirmada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Vários terão indicado moradas que não coincidiam com as suas residências efetivas, tendo sido beneficiados no cálculo de ajudas de custos e despesas de deslocação. O inquérito do MP tem como intuito apurar se os deputados indicaram mesmo, nas declarações apresentadas aos serviços do Parlamento, moradas que não correspondiam aos seus locais efetivos de residência.

No Verão, o Ministério público solicitou à secretaria-geral da Assembleia da República a lista de moradas fornecidas pelos deputados. De acordo com a revista, a PGR não esclarece se o pedido abrangeu os 230 eleitos para o hemiciclo ou apenas os deputados cujas declarações se suspeita que contenham irregularidades.

O inquérito, conduzido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, está sob segredo de justiça e, até ao momento, não foram constituídos arguidos.

A polémica em torno das moradas falsas dos deputados iniciou no dia 17 de março, com uma notícia do jornal Observador de que o deputado Feliciano Barreiras Duarte, ex-secretário-geral do PSD, tinha recebido subsídios indevidos durante dez anos por indicar a morada dos pais, no Bombarral, em Leiria, para o cálculo de ajudas de custo.

Em nove desses dez anos, o deputado residiu na Avenida de Roma, em Lisboa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Receber ajudas de custo para ir trabalhar? Não recebem ordenado? Se aceitaram o cargo, sujeitam-se! Não será o que acontece com o trabalhador-comum que resida longe do local de trabalho?
    Por outro lado, eles são os representantes dos portugueses e os portugueses não recebem; porquê eles? Não têm já suficientes regalias (até a de beneficiarem do dom da ubiquidade)?

RESPONDER

A consciência pode ser o resultado de física básica

Porque é que a minha consciência está aqui? Porque é que algumas coisas são conscientes e outras aparentemente não? Estas questões são todas aspetos do velho "problema mente-corpo". Em 1996, no livro "The Counscious Mind: In …

Carlos César é o "primeiro apoiante do Governo e do primeiro-ministro"

O líder parlamentar socialista rejeitou esta sexta-feira que a sua proposta para reduzir o IVA da tauromaquia represente uma desautorização do executivo, acentuando que é por convicção e posição institucional o primeiro apoiante do …

NASA acaba de divulgar novos dados sobre o misterioso Oumuamua

A NASA acaba de revelar novas informações sobre Oumuamua, o primeiro asteróide não oriundo do Sistema Solar já detetado. De acordo com uma nova publicação, o corpo interestelar é um "objeto relativamente pequeno e reflexivo.  Oumuamua, …

Espanha está a envenenar o Rio Tejo (é uma "indecência ecológica")

É um "cocktail de desastre" que está a sufocar o rio Tejo. Análises efectuadas à água do rio, desde a nascente em Espanha, até à foz em Portugal, revelam uma situação preocupante, e do outro …

Portuguesa que escondeu filha na mala do carro condenada a 5 anos de prisão

A mulher portuguesa que escondeu a filha na mala do carro, durante os seus primeiros 23 meses de vida, foi condenada a 5 anos de prisão, com 3 anos de pena suspensa, por ter causado …

Ex-primeiro-ministro da Macedónia fugiu do país num carro diplomático húngaro

O ex-primeiro-ministro macedónio Nikola Gruevski, condenado no seu país a dois anos de prisão por corrupção, passou pela Albânia em direção ao Montenegro no passado domingo num carro diplomático húngaro. A Hungria já garantiu não …

Governo avança com mais medidas para incentivar regresso de emigrantes

O Governo vai avançar com medidas “de caráter multidimensional” para apoiar o regresso de portugueses que emigraram e queiram regressar ao país, avançou esta quinta-feira o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro. À margem …

Sete em cada dez quedas de idosos acontecem em casa (mas é possível evitá-las)

A expressão “lar, doce lar” parece perder algum sentido quando o último relatório da Organização Mundial de Saúde sobre quedas comprova que estas são a principal causa de morte acidental dos idosos e acontecem, maioritariamente, …

Armas, carros, fatos. 90 milhões de euros para equipar polícias

Os polícias vão receber, em 2019, armas, carros, coletes balísticos e fatos de proteção, bem como obras em instalações, no valor de 90,9 milhões de euros. Esta sexta-feira, em Cascais, o ministro da Administração Interna entrega …

Zero oferece galinha ao Governo para reciclar resíduos orgânicos

A associação ambientalista Zero vai oferecer ao Governo a galinha Balbina, um animal reciclador, chamando a atenção para a necessidade de investir em soluções para que cada cidadão possa reciclar os resíduos orgânicos em casa. “A …