Fraudes nas moradas dos deputados investigadas pelo Ministério Público

Mário Cruz / Lusa

O Ministério Público (MP) está a investigar as alegadas declarações falsas prestadas por alguns deputados à Assembleia da República em relação às suas moradas.

Segundo avança a Visão esta quinta-feira, o Ministério Público está a investigar as alegadas declarações falsas que alguns deputados prestaram à Assembleia da República em relação às suas moradas. A informação já foi confirmada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Vários terão indicado moradas que não coincidiam com as suas residências efetivas, tendo sido beneficiados no cálculo de ajudas de custos e despesas de deslocação. O inquérito do MP tem como intuito apurar se os deputados indicaram mesmo, nas declarações apresentadas aos serviços do Parlamento, moradas que não correspondiam aos seus locais efetivos de residência.

No Verão, o Ministério público solicitou à secretaria-geral da Assembleia da República a lista de moradas fornecidas pelos deputados. De acordo com a revista, a PGR não esclarece se o pedido abrangeu os 230 eleitos para o hemiciclo ou apenas os deputados cujas declarações se suspeita que contenham irregularidades.

O inquérito, conduzido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, está sob segredo de justiça e, até ao momento, não foram constituídos arguidos.

A polémica em torno das moradas falsas dos deputados iniciou no dia 17 de março, com uma notícia do jornal Observador de que o deputado Feliciano Barreiras Duarte, ex-secretário-geral do PSD, tinha recebido subsídios indevidos durante dez anos por indicar a morada dos pais, no Bombarral, em Leiria, para o cálculo de ajudas de custo.

Em nove desses dez anos, o deputado residiu na Avenida de Roma, em Lisboa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Receber ajudas de custo para ir trabalhar? Não recebem ordenado? Se aceitaram o cargo, sujeitam-se! Não será o que acontece com o trabalhador-comum que resida longe do local de trabalho?
    Por outro lado, eles são os representantes dos portugueses e os portugueses não recebem; porquê eles? Não têm já suficientes regalias (até a de beneficiarem do dom da ubiquidade)?

RESPONDER

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …

Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada …