Fraude permite tirar a carta de condução sem sair de casa

O novo sistema de controlo das aulas práticas dadas pelas escolas de condução permite aos alunos tirar a carta sem alguma vez terem entrado num veículo do estabelecimento em que estão inscritos.

O sistema de monitorização desenhado para garantir que só vai a exame quem frequenta as 32 horas obrigatórias de aulas de condução pode ser facilmente manipulado pelas escolas.

Fontes do sector garantiram ao Jornal de Notícias que o uso deste estratagema já foi denunciado por um empresário do ramo, em finais do ano passado, ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

A funcionar desde 2017 nas 1300 escolas de condução existentes em todo o país, para automóveis ligeiros, pesados e motociclos, o sistema de monitorização assenta nos dados recolhidos por um aparelho, que pode ser um smartphone ou um tablet munido da aplicação adequada. A distância percorrida fica ali registada, bem como a velocidade, a duração da aula e os dados dos alunos e do instrutor.

Porém, há instrutores que levam três e quatro aparelhos no mesmo carro, registando assim aulas fictícias. É através de um cartão com código de barras que o aparelho identifica os dados da viatura e dos respetivos ocupantes. Porém, o cartão pode ser impresso de forma ilimitada, dizem as mesmas fontes.

Por estarem num carro em movimento, aqueles aparelhos registam, através do seu GPS, o percurso realizado — mas sem que o aluno tenha estado sequer dentro da viatura, muito menos ao volante.

Questionado pelo JN, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes respondeu que “os sistemas de monitorização foram certificados de acordo com o legalmente estabelecido, estando sujeitos a fiscalização”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isso das aulas é uma chanchada!
    Actualmente, grande parte dos alunos tem que pagar para conseguirem suas cartas de habilitação, um absurdo isso! Os ditos fiscais ou “engenheiros” dificultam as provas, justamente para conseguirem o suborno.
    Gatunos!

RESPONDER

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …

Escola proíbe alunos de levarem almoço de casa. Ministério da Educação fala em “recomendação”

Interpretações distintas das normas emitidas pelo Ministério da Educação e a inexistência de equipamentos para aquecer as refeições em linha com as recomendações de segurança motivadas pela covid-19 podem estar na origem da decisão. Os alunos …