Canal alemão denunciou fraude com fruta exótica no Mercado dos Lavradores. Funchal investiga

ulfbodin / Flickr

Mercado dos Lavradores, Funchal

Um jornalista alemão denunciou um esquema de fraude com fruta exótica no Mercado dos Lavradores. A Câmara do Funchal já anunciou a abertura de um inquérito a três pontos de venda.

Peter Geisel é dono de uma produtora de documentários e viaja pelo mundo inteiro com a missão de divulgar casos de fraudes e burlas a turistas. Um dos mais recentes vídeos do jornalista alemão é dedicado a uma banca de venda de frutas do Mercado dos Lavradores, no Funchal.

A produtora germânica foi motivada por várias queixas, muitas delas partilhadas em portais como o TripAdvisor, de uma alegada fraude em torno da venda de fruta no conhecido mercado madeirense: a prática consiste em adicionar açúcar à fruta exótica que é dada a provar aos turistas para depois serem cobrados valores mais altos do que o preço normal.

O Público realça que esta prática era já conhecida das autoridades, mas a autarquia só anunciou a abertura do processo de averiguações interno após a divulgação do vídeo do canal alemão.

No Mercado dos Lavradores, há postos de venda com fruta previamente cortada nos expositores para dar a provar aos turistas. Numa visita ao Funchal, Geisel decidiu verificar se as queixas tinham fundamento e visitou aquele que é um dos mais conhecidos pontos turísticos da ilha para comprar fruta exótica.

No caso documentado, foi-lhe cobrado 85,71 euros por um pequeno saco com fruta típica madeirense, sendo que, do outro lado da rua, numa frutaria tradicional, o mesmo jornalista comprou dois sacos cheios de fruta semelhante por menos de 10 euros.

Posteriormente, já no hotel, Peter Geisel comeu a fruta que tinha comprado no mercado e chegou à conclusão que era ácida, muito diferente da que tinha provado no local.

A produtora Achtung Abzocke acabou por descobrir que havia 10 gramas de açúcar diluídos por cada 100 gramas de fruta. O documentário foi publicado na segunda-feira no Youtube e já conta com mais de 170 mil visualizações.

O Jornal de Notícias escreve que, um dia após a divulgação do vídeo, a Câmara do Funchal anunciou a abertura de um inquérito interno a três espaços de venda de fruta do Mercado dos Lavradores.

A autarquia informou ainda que a fiscalização municipal “tem trabalhado em estreita articulação com as demais entidades com competências na matéria”, nomeadamente a PSP, a GNR e a Autoridade Regional das Atividades Económicas (ARAE), avaliando “periodicamente o cumprimento das normas constantes no Regulamento dos Mercados Municipais do Município do Funchal e demais obrigações legais dos concessionários, de forma a que os mercados municipais possam oferecer um serviço de excelência”.

Apesar de salvaguardar que a maioria dos vendedores “exerce a sua atividade com seriedade, brio e profissionalismo”, o município garantiu que “não irá admitir que alguns reiterados maus exemplos ponham em causa o bom nome” do mercado.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A fruta é exótica graças ao preço e não à natureza…

    Tristes… esse vendedores deviam ter vergonha na “quiara”…

RESPONDER

Cientistas "encontraram" a válvula de Nikola Tesla nos intestinos de tubarões

Cientistas descobriram que os intestinos de tubarões funcionam de forma semelhante à famosa válvula unidirecional de Nikola Tesla, criada há mais de 100 anos. Pela primeira vez, cientistas fizeram exames 3D de intestinos de tubarão para …

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …