Franceses “pescam” bomba alemã da II Guerra Mundial com 860 quilos

(dr)

Apesar de ter passado 70 anos no fundo do mar, a bomba encontrada ainda “representa perigo”

Pescadores franceses encontraram na costa da Normandia, região francesa próxima de Paris, algo realmente grande na sua rede de pesca – uma bomba da Segunda Guerra Mundial com 860 quilos de explosivos.

A rede capturou uma bomba da Segunda Guerra Mundial com quase uma tonelada de explosivos ainda ativos.

O pesqueiro Le Retour estava a pescar a cerca de duas milhas marítimas da costa de Grandcamp-Maisy, no canal da Mancha, na passada sexta-feira, quando “pescou” algo incomum. O “pescado” era uma bomba alemã da Segunda Guerra Mundial que continha 860 quilos de explosivos, disseram as autoridades marítimas da região.

Os pescadores alertaram imediatamente as autoridades. Um helicóptero naval e cinco mergulhadores foram transferidos para o local em menos de duas horas. A tripulação do Le Retour foi prontamente evacuada.

Apesar de ter estado no fundo do mar por mais de 70 anos, a bomba encontrada ainda “representa perigo“. “Qualquer movimento leve, especialmente a bordo do arrastão”, pode causar uma explosão, alertaram as autoridades francesas.

Os mergulhadores usaram faixas e conseguiram libertar a bomba da rede. Os especialistas conseguiram devolver a bomba ao mar, registando a sua localização geográfica. A bomba será desativada na próxima semana.

https://twitter.com/premarmanche/status/1030386547810553859

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pelas palavras do nosso Ministro, e referente as armas roubadas em Tancos, foram classificadas (FORA DE PRAZO), há tanto tempo e debaixo de água, estas bombas, não deve haver perigo algum, para os Franceses.

    • Pelo sim, pelo não, os peritos franceses da foto, protegem-se de 860 quilos de explosivos, com uma capacetezinho na cabeça.

RESPONDER

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …

Tribunal de Contas trava medicamento "essencial" no Hospital de Guimarães

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto a um contrato, no valor de 2,9 milhões de euros, celebrado pelo Hospital de Guimarães para aquisição de um medicamento considerado “essencial” para a prestação de cuidados …

Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar "na cadeira de presidente do CDS"

"À medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". Por isso, Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar no CDS-PP. Em entrevista à TVI, …

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …