Franceses confinados em casa. China envia ajuda médica urgente para Espanha

Os trajetos dos franceses vão ficar reduzidos ao mínimo e haverá 100 mil policias para fazer cumprir as diretrizes. A China vai enviar ajuda médica urgente para Espanha.

Numa declaração ao país, esta segunda-feira, Emmanuel Macron apertou as medidas e intensificou as restrições à população francesa. “Nunca na história a França teve de tomar medidas tão excecionais em tempo de paz”, disse o Presidente francês.

Assim, a partir do meio-dia desta terça-feira, as deslocações serão reduzidas a mínimos indispensáveis. Há, contudo, exceções para quem precisa de receber cuidados médicos, para idas às compras de bens essenciais, para breves práticas de exercício físico ao ar livre e para quem trabalha, em casos em que não seja possível aplicar o regime de teletrabalho.

Segundo o Observador, os incumprimentos serão alvos de sanção. O ministro do interior, Christophe Castaner, já anunciou um reforço de 100 mil polícias nas ruas de forma a fazer cumprir as diretrizes, um sistema que “vai estar baseado em pontos de controlo fixos, mas também móveis, quer nos eixos principais, quer nos eixos secundários, em todo o território nacional”.

As multas por desobediência destas regras podem ir dos 38 aos 135 euros.

Macron anunciou ainda o fecho das fronteiras da União Europeia e do espaço Schengen. “Concretamente, todas as viagens entre países não europeus e países da União Europeia serão suspensas durante 30 dias”, disse, ressalvando a possibilidade de regresso de todos os cidadãos franceses que se encontrem noutros países.

O Presidente garantiu que “nenhuma empresa ficará em risco de falência”. À semelhança dos apoios para os contribuintes individuais, através do desemprego parcial e do fundo de solidariedade, garantiu ajudas às empresas, através da isenção de impostos e contribuições concedida a PME em dificuldades, além da suspensão de rendas e contas de água, gás e eletricidade.

No que diz respeito à Saúde, Macron anunciou a instalação de um hospital militar de campanha na Alsácia, contado ainda com a ajuda do exército na contenção do surto. A partir de quarta-feira, serão distribuídas máscaras de proteção nas 25 zonas mais afetadas do país.

China envia ajuda médica urgente para Espanha

Segundo a agência noticiosa Xinhua, “Pequim vai fornecer um lote de assistência e abrirá canais comerciais para Espanha importar os equipamentos de proteção individual necessários”, assim como material de saúde, de forma a dar resposta à escassez de suprimentos médicos.

Wang Yi, ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, propôs também a realização de videoconferências entre profissionais de saúde dos dois países, para partilharem a experiência da China na superação da Covid-19.

Segundo o Jornal de Notícias, incentivou também “cidades irmãs” e “empresas com interesses” a apoiar Espanha, levantando a possibilidade de “enviar grupos de médicos especialistas” no momento certo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se não forem os chineses estamos feitos ao bife!…
    Na UE é o descalabro total!!..
    O que nos vale é a baixíssima mortalidade, sendo ainda menor do que na gripe habitual!!…

RESPONDER

Médico presente na sala de emergência revela detalhes da morte de John F. Kennedy

Um médico que estava presente na emergência do Parkland Memorial Hospital, para onde John F. Kennedy (1917-1963) foi transferido depois de ser baleado numa visita política ao estado do Texas, revelou novos detalhes sobre a …

Aprovado prolongamento do prazo para entrega de teses de mestrado e doutoramento

O parlamento aprovou esta segunda-feira uma proposta de aditamento ao OE2021 que permite que seja prorrogado até ao final do ano letivo o prazo de entrega e apresentação das teses de mestrado e doutoramento. “É prorrogado, …

Chinês de 105 anos quebra recorde do Guinness. É a pessoa mais velha do mundo a voar de parapente

Yu Te-Hsin, um homem chinês de 105 anos, quebrou o recorde do Guinness e tornou-se a pessoa mais velha a voar de parapente. Durante a passada primavera, Yu Te-Hsin, de 105 anos, foi fazer um piquenique …

5G. Altice Portugal avança com providência cautelar contra Anacom e duas queixas em Bruxelas

A Altice Portugal entregou, na sexta-feira, uma providência cautelar contra a Anacom e duas participações à Comissão Europeia, no âmbito do leilão do 5G. "A Altice Portugal já avançou, na passada sexta-feira, com uma providência cautelar …

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …