/

Franceses confinados em casa. China envia ajuda médica urgente para Espanha

1

Os trajetos dos franceses vão ficar reduzidos ao mínimo e haverá 100 mil policias para fazer cumprir as diretrizes. A China vai enviar ajuda médica urgente para Espanha.

Numa declaração ao país, esta segunda-feira, Emmanuel Macron apertou as medidas e intensificou as restrições à população francesa. “Nunca na história a França teve de tomar medidas tão excecionais em tempo de paz”, disse o Presidente francês.

Assim, a partir do meio-dia desta terça-feira, as deslocações serão reduzidas a mínimos indispensáveis. Há, contudo, exceções para quem precisa de receber cuidados médicos, para idas às compras de bens essenciais, para breves práticas de exercício físico ao ar livre e para quem trabalha, em casos em que não seja possível aplicar o regime de teletrabalho.

Segundo o Observador, os incumprimentos serão alvos de sanção. O ministro do interior, Christophe Castaner, já anunciou um reforço de 100 mil polícias nas ruas de forma a fazer cumprir as diretrizes, um sistema que “vai estar baseado em pontos de controlo fixos, mas também móveis, quer nos eixos principais, quer nos eixos secundários, em todo o território nacional”.

As multas por desobediência destas regras podem ir dos 38 aos 135 euros.

Macron anunciou ainda o fecho das fronteiras da União Europeia e do espaço Schengen. “Concretamente, todas as viagens entre países não europeus e países da União Europeia serão suspensas durante 30 dias”, disse, ressalvando a possibilidade de regresso de todos os cidadãos franceses que se encontrem noutros países.

O Presidente garantiu que “nenhuma empresa ficará em risco de falência”. À semelhança dos apoios para os contribuintes individuais, através do desemprego parcial e do fundo de solidariedade, garantiu ajudas às empresas, através da isenção de impostos e contribuições concedida a PME em dificuldades, além da suspensão de rendas e contas de água, gás e eletricidade.

No que diz respeito à Saúde, Macron anunciou a instalação de um hospital militar de campanha na Alsácia, contado ainda com a ajuda do exército na contenção do surto. A partir de quarta-feira, serão distribuídas máscaras de proteção nas 25 zonas mais afetadas do país.

China envia ajuda médica urgente para Espanha

Segundo a agência noticiosa Xinhua, “Pequim vai fornecer um lote de assistência e abrirá canais comerciais para Espanha importar os equipamentos de proteção individual necessários”, assim como material de saúde, de forma a dar resposta à escassez de suprimentos médicos.

Wang Yi, ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, propôs também a realização de videoconferências entre profissionais de saúde dos dois países, para partilharem a experiência da China na superação da Covid-19.

Segundo o Jornal de Notícias, incentivou também “cidades irmãs” e “empresas com interesses” a apoiar Espanha, levantando a possibilidade de “enviar grupos de médicos especialistas” no momento certo.

ZAP //

1 Comment

  1. Se não forem os chineses estamos feitos ao bife!…
    Na UE é o descalabro total!!..
    O que nos vale é a baixíssima mortalidade, sendo ainda menor do que na gripe habitual!!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.