Franceses confinados em casa. China envia ajuda médica urgente para Espanha

Os trajetos dos franceses vão ficar reduzidos ao mínimo e haverá 100 mil policias para fazer cumprir as diretrizes. A China vai enviar ajuda médica urgente para Espanha.

Numa declaração ao país, esta segunda-feira, Emmanuel Macron apertou as medidas e intensificou as restrições à população francesa. “Nunca na história a França teve de tomar medidas tão excecionais em tempo de paz”, disse o Presidente francês.

Assim, a partir do meio-dia desta terça-feira, as deslocações serão reduzidas a mínimos indispensáveis. Há, contudo, exceções para quem precisa de receber cuidados médicos, para idas às compras de bens essenciais, para breves práticas de exercício físico ao ar livre e para quem trabalha, em casos em que não seja possível aplicar o regime de teletrabalho.

Segundo o Observador, os incumprimentos serão alvos de sanção. O ministro do interior, Christophe Castaner, já anunciou um reforço de 100 mil polícias nas ruas de forma a fazer cumprir as diretrizes, um sistema que “vai estar baseado em pontos de controlo fixos, mas também móveis, quer nos eixos principais, quer nos eixos secundários, em todo o território nacional”.

As multas por desobediência destas regras podem ir dos 38 aos 135 euros.

Macron anunciou ainda o fecho das fronteiras da União Europeia e do espaço Schengen. “Concretamente, todas as viagens entre países não europeus e países da União Europeia serão suspensas durante 30 dias”, disse, ressalvando a possibilidade de regresso de todos os cidadãos franceses que se encontrem noutros países.

O Presidente garantiu que “nenhuma empresa ficará em risco de falência”. À semelhança dos apoios para os contribuintes individuais, através do desemprego parcial e do fundo de solidariedade, garantiu ajudas às empresas, através da isenção de impostos e contribuições concedida a PME em dificuldades, além da suspensão de rendas e contas de água, gás e eletricidade.

No que diz respeito à Saúde, Macron anunciou a instalação de um hospital militar de campanha na Alsácia, contado ainda com a ajuda do exército na contenção do surto. A partir de quarta-feira, serão distribuídas máscaras de proteção nas 25 zonas mais afetadas do país.

China envia ajuda médica urgente para Espanha

Segundo a agência noticiosa Xinhua, “Pequim vai fornecer um lote de assistência e abrirá canais comerciais para Espanha importar os equipamentos de proteção individual necessários”, assim como material de saúde, de forma a dar resposta à escassez de suprimentos médicos.

Wang Yi, ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, propôs também a realização de videoconferências entre profissionais de saúde dos dois países, para partilharem a experiência da China na superação da Covid-19.

Segundo o Jornal de Notícias, incentivou também “cidades irmãs” e “empresas com interesses” a apoiar Espanha, levantando a possibilidade de “enviar grupos de médicos especialistas” no momento certo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se não forem os chineses estamos feitos ao bife!…
    Na UE é o descalabro total!!..
    O que nos vale é a baixíssima mortalidade, sendo ainda menor do que na gripe habitual!!…

RESPONDER

França investe oito mil milhões de euros para aumentar profissionais de saúde

O Governo francês anunciou, esta segunda-feira, que vai disponibilizar quase oito milhões de euros para que os profissionais de saúde possam ter aumentos salariais.  De acordo com a rádio Renascença, a medida foi anunciada pelo novo …

Máscaras e luvas usadas para proteger contra covid-19 enchem rios europeus

Os principais rios da Europa estão cheios de máscaras cirúrgicas e luvas médicas descartadas por pessoas que utilizaram estes equipamentos para se protegem contra o novo coronavírus, denunciaram cientistas. Segundo noticiou na segunda-feira a agência AFP, …

Dez milhões de crianças "podem nunca voltar à escola" após coronavírus

A pandemia de coronavírus causou uma "emergência educacional sem precedentes", com 9,7 milhões de crianças afetadas pelo encerramento de escolas em risco de nunca voltar às aulas, alertou na segunda-feira a Organização Não Governamental (ONG) …

Nos Estados Unidos, há uma máquina obsoleta a dificultar a resposta à pandemia. Chama-se fax

O facto de vários departamentos de saúde pública norte-americanos ainda utilizarem o fax para trocarem informação com hospitais, centros de saúde e laboratórios que realizam testes de deteção do novo coronavírus é um grande problema …

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …