Franceses confinados em casa. China envia ajuda médica urgente para Espanha

Os trajetos dos franceses vão ficar reduzidos ao mínimo e haverá 100 mil policias para fazer cumprir as diretrizes. A China vai enviar ajuda médica urgente para Espanha.

Numa declaração ao país, esta segunda-feira, Emmanuel Macron apertou as medidas e intensificou as restrições à população francesa. “Nunca na história a França teve de tomar medidas tão excecionais em tempo de paz”, disse o Presidente francês.

Assim, a partir do meio-dia desta terça-feira, as deslocações serão reduzidas a mínimos indispensáveis. Há, contudo, exceções para quem precisa de receber cuidados médicos, para idas às compras de bens essenciais, para breves práticas de exercício físico ao ar livre e para quem trabalha, em casos em que não seja possível aplicar o regime de teletrabalho.

Segundo o Observador, os incumprimentos serão alvos de sanção. O ministro do interior, Christophe Castaner, já anunciou um reforço de 100 mil polícias nas ruas de forma a fazer cumprir as diretrizes, um sistema que “vai estar baseado em pontos de controlo fixos, mas também móveis, quer nos eixos principais, quer nos eixos secundários, em todo o território nacional”.

As multas por desobediência destas regras podem ir dos 38 aos 135 euros.

Macron anunciou ainda o fecho das fronteiras da União Europeia e do espaço Schengen. “Concretamente, todas as viagens entre países não europeus e países da União Europeia serão suspensas durante 30 dias”, disse, ressalvando a possibilidade de regresso de todos os cidadãos franceses que se encontrem noutros países.

O Presidente garantiu que “nenhuma empresa ficará em risco de falência”. À semelhança dos apoios para os contribuintes individuais, através do desemprego parcial e do fundo de solidariedade, garantiu ajudas às empresas, através da isenção de impostos e contribuições concedida a PME em dificuldades, além da suspensão de rendas e contas de água, gás e eletricidade.

No que diz respeito à Saúde, Macron anunciou a instalação de um hospital militar de campanha na Alsácia, contado ainda com a ajuda do exército na contenção do surto. A partir de quarta-feira, serão distribuídas máscaras de proteção nas 25 zonas mais afetadas do país.

China envia ajuda médica urgente para Espanha

Segundo a agência noticiosa Xinhua, “Pequim vai fornecer um lote de assistência e abrirá canais comerciais para Espanha importar os equipamentos de proteção individual necessários”, assim como material de saúde, de forma a dar resposta à escassez de suprimentos médicos.

Wang Yi, ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, propôs também a realização de videoconferências entre profissionais de saúde dos dois países, para partilharem a experiência da China na superação da Covid-19.

Segundo o Jornal de Notícias, incentivou também “cidades irmãs” e “empresas com interesses” a apoiar Espanha, levantando a possibilidade de “enviar grupos de médicos especialistas” no momento certo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se não forem os chineses estamos feitos ao bife!…
    Na UE é o descalabro total!!..
    O que nos vale é a baixíssima mortalidade, sendo ainda menor do que na gripe habitual!!…

RESPONDER

"Love in on my side." The Black Mamba vencem o Festival da Canção

Love is on my side, dos The Black Mamba, vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos. Este sábado, os The Black Mamba venceram a 55.ª edição do Festival da Canção, …

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …