Francesa condenada a prisão por torturar o namorado

Uma francesa que mantinha o namorado como “escravo doméstico”, forçando-o a ingerir esponjas e detergente limpa-vidros, foi sentenciada em Paris a uma pena de três anos, dos quais cumprirá apenas 18 meses de prisão efetiva.

Zakia Medkour, de 43 anos de idade, foi ainda condenada a pagar 200 mil euros ao ex-namorado, Maxime Gaget, de 37 anos pelos danos cometidos contra este.

“Os crimes perpetrados foram além da violência, envolvendo uma torturadora feminina e uma vítima masculina”, considerou o tribunal.

O casal conheceu-se em 2007 pela Internet e, sete meses depois, passaram a viver no apartamento em que Medkour morava com os seus dois filhos, em Paris.

Medkour revelou durante o julgamento como roubou os documentos de identificação e cartões de crédito a Maxime Gaget, como o forçou a dormir no chão junto da porta de entrada e o impedia de usar a casa de banho.

Durante mais de um ano, Gaget foi vítima de insultos e pancada, queimaduras de cigarro e de facas em brasa. A ex-namorada atirava-lhe ainda sal para os olhos e cortou-lhe o contacto com o mundo exterior.

Medkour mantinha o namorado sob a ameaça de o acusar de pedofilia caso não lhe obedecesse.

“Onde havia amor — no ínicio — passou a haver medo e depois vergonha”, declarou Gaget ao tribunal.

“É difícil para um homem admitir que é espancado por uma mulher. Por outro lado, também fiquei para proteger as crianças.

“My Gilfriend. My Torturer” é o nome do livro que Gaget publicou em fevereiro para contar as experiências vividas, e o qual contribuiu para “diminuir o tabu” sobre a violência doméstica sentida no masculino em França.

“Tais atrocidades existem e, infelizmente, não se trata de casos isolados “, disse Gaget, salientando que o intuito do livro é a divulgação dessa realidade.

Em média, 7.000 homens apresentam todos os anos queixas por violência doméstica em França, segundo dados da Associação SOS Hommes Battus (SOS Homens Espancados).

Acredita-se que o número seja muito superior, mas por vergonha, as denúncias não são feitas.

Chorosa, Medkour pediu desculpas ao ex-namorado durante o julgamento, dizendo que não era insensível.

Os seus advogados atribuíram o comportamento a um passado conturbado. “O pai suicidou-se quando ela era ainda criança, levando a que tivesse crescido em lares adotivos e se tornasse alcoólatra”, argumentaram.

Além disso, “ela tem um distúrbio mental, é bipolar“, aduziram os advogados.

Medkour terá que se submeter a tratamento psiquiátrico e de reabilitação da dependência alcoólica, enquanto parte da sua sentença.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Médico presente na sala de emergência revela detalhes da morte de John F. Kennedy

Um médico que estava presente na emergência do Parkland Memorial Hospital, para onde John F. Kennedy (1917-1963) foi transferido depois de ser baleado numa visita política ao estado do Texas, revelou novos detalhes sobre a …

Aprovado prolongamento do prazo para entrega de teses de mestrado e doutoramento

O parlamento aprovou esta segunda-feira uma proposta de aditamento ao OE2021 que permite que seja prorrogado até ao final do ano letivo o prazo de entrega e apresentação das teses de mestrado e doutoramento. “É prorrogado, …

Chinês de 105 anos quebra recorde do Guinness. É a pessoa mais velha do mundo a voar de parapente

Yu Te-Hsin, um homem chinês de 105 anos, quebrou o recorde do Guinness e tornou-se a pessoa mais velha a voar de parapente. Durante a passada primavera, Yu Te-Hsin, de 105 anos, foi fazer um piquenique …

5G. Altice Portugal avança com providência cautelar contra Anacom e duas queixas em Bruxelas

A Altice Portugal entregou, na sexta-feira, uma providência cautelar contra a Anacom e duas participações à Comissão Europeia, no âmbito do leilão do 5G. "A Altice Portugal já avançou, na passada sexta-feira, com uma providência cautelar …

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …