Francesa condenada a prisão por torturar o namorado

Uma francesa que mantinha o namorado como “escravo doméstico”, forçando-o a ingerir esponjas e detergente limpa-vidros, foi sentenciada em Paris a uma pena de três anos, dos quais cumprirá apenas 18 meses de prisão efetiva.

Zakia Medkour, de 43 anos de idade, foi ainda condenada a pagar 200 mil euros ao ex-namorado, Maxime Gaget, de 37 anos pelos danos cometidos contra este.

“Os crimes perpetrados foram além da violência, envolvendo uma torturadora feminina e uma vítima masculina”, considerou o tribunal.

O casal conheceu-se em 2007 pela Internet e, sete meses depois, passaram a viver no apartamento em que Medkour morava com os seus dois filhos, em Paris.

Medkour revelou durante o julgamento como roubou os documentos de identificação e cartões de crédito a Maxime Gaget, como o forçou a dormir no chão junto da porta de entrada e o impedia de usar a casa de banho.

Durante mais de um ano, Gaget foi vítima de insultos e pancada, queimaduras de cigarro e de facas em brasa. A ex-namorada atirava-lhe ainda sal para os olhos e cortou-lhe o contacto com o mundo exterior.

Medkour mantinha o namorado sob a ameaça de o acusar de pedofilia caso não lhe obedecesse.

“Onde havia amor — no ínicio — passou a haver medo e depois vergonha”, declarou Gaget ao tribunal.

“É difícil para um homem admitir que é espancado por uma mulher. Por outro lado, também fiquei para proteger as crianças.

“My Gilfriend. My Torturer” é o nome do livro que Gaget publicou em fevereiro para contar as experiências vividas, e o qual contribuiu para “diminuir o tabu” sobre a violência doméstica sentida no masculino em França.

“Tais atrocidades existem e, infelizmente, não se trata de casos isolados “, disse Gaget, salientando que o intuito do livro é a divulgação dessa realidade.

Em média, 7.000 homens apresentam todos os anos queixas por violência doméstica em França, segundo dados da Associação SOS Hommes Battus (SOS Homens Espancados).

Acredita-se que o número seja muito superior, mas por vergonha, as denúncias não são feitas.

Chorosa, Medkour pediu desculpas ao ex-namorado durante o julgamento, dizendo que não era insensível.

Os seus advogados atribuíram o comportamento a um passado conturbado. “O pai suicidou-se quando ela era ainda criança, levando a que tivesse crescido em lares adotivos e se tornasse alcoólatra”, argumentaram.

Além disso, “ela tem um distúrbio mental, é bipolar“, aduziram os advogados.

Medkour terá que se submeter a tratamento psiquiátrico e de reabilitação da dependência alcoólica, enquanto parte da sua sentença.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …