França regista vaga anormal de suicídios na polícia

Ian Langsdon / EPA

O número de suicídios na polícia francesa não pára de crescer. As más condições de trabalho são apontadas como a causa possível, num contexto que só piorou com as manifestações dos coletes amarelos.

As causas dos suicídios que têm assolado a polícia francesa ainda não foram estudadas, mas a forte caga de agentes que puseram fim à vida, geralmente a tiro com a arma de serviço, inquieta as autoridades.

Segundo o Expresso, o ministro do Interior, Cristophe Castaner, decidiu tomar medidas em relação a esta vaga anormal e decidiu criar uma “célula de alerta e prevenção do suicídio” enquadrada no que chamou de “plano anti suicídio”.

Além disso, será também aberta uma linha telefónica especial, com psicólogos, em funcionamento permanente para atender os agentes em estado de depressão “Não hesitem, não tenham vergonha, telefonem, falem com os vossos camaradas e comandantes desde que sintam um pequeno problema”, apelou o governante.

Uma das principais causas apontadas para este problema é o cansaço e a saturação com o excesso de trabalho, nomeadamente devido às manifestações violentas dos coletes amarelos e também ao estado de alerta permanente devido à ameaça de atentados terroristas.

Os sindicatos da polícia estão preocupados com esta situação e pedem medidas urgentes para que os problemas sejam resolvidos de raiz. O sindicato “Unité-SGP-FO”, uma das principais organizações dos agentes, apela a reuniões para “pôr fim a esta espiral dramática de suicídios”.

Temos de procurar as verdadeiras causas destes dramas… é intolerável atribuir os suicídios a problemas pessoais dos agentes”, acrescenta o sindicato.

Este sábado, durante confrontos violentos na capital francesa, alguns jdos jovens mais radicais que participavam no 23º sábado consecutivo de manifestações dos coletes amarelos, gritaram frequentemente “Suicidem-se! Suicidem-se!” para os agentes que os enfrentavam.

A classe política condenou esta palavra de ordem entoada por dezenas de manifestantes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …

Fátima avança com 13 de Maio com peregrinos (se situação pandémica se mantiver estável)

Ao contrário do ano passado, as celebrações do 13 de Maio deste ano, em Fátima, deverão ocorrer com a presença de peregrinos caso a situação pandémica se mantenha estável.  O Santuário de Fátima prevê que as …

14 polícias mortos em ataque de guerrilhas. EUA anunciam sanções a empresa do Myanmar

Pelo menos 14 polícias perderam a vida este sábado no noroeste do Myanmar (antiga Birmânia) durante um ataque coordenado por várias guerrilhas étnicas, noticiaram meios de comunicação locais. O ataque, que deixou pelo menos cinco oficiais …

Sérgio Conceição criticou calendário da Liga (e arrasou jornalista da CMTV)

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, deu um raspanete a um jornalista da CMTV e apontou o dedo à Liga Profissional pela falta de tempo de descanso da sua equipa entre os jogos da Liga …

Mais 601 casos e seis óbitos em Portugal. Internamentos descem

Portugal registou, este sábado, mais seis mortes e 601 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

Amadora-Sintra contratualiza mais 480 cirurgias com hospital privado para recuperar listas de espera

O Hospital Fernando da Fonseca (HFF), no distrito de Lisboa, contratualizou com uma unidade de saúde privada a realização de 480 cirurgias de doentes que necessitam de internamento e estão em lista de espera há …