França regista vaga anormal de suicídios na polícia

Ian Langsdon / EPA

O número de suicídios na polícia francesa não pára de crescer. As más condições de trabalho são apontadas como a causa possível, num contexto que só piorou com as manifestações dos coletes amarelos.

As causas dos suicídios que têm assolado a polícia francesa ainda não foram estudadas, mas a forte caga de agentes que puseram fim à vida, geralmente a tiro com a arma de serviço, inquieta as autoridades.

Segundo o Expresso, o ministro do Interior, Cristophe Castaner, decidiu tomar medidas em relação a esta vaga anormal e decidiu criar uma “célula de alerta e prevenção do suicídio” enquadrada no que chamou de “plano anti suicídio”.

Além disso, será também aberta uma linha telefónica especial, com psicólogos, em funcionamento permanente para atender os agentes em estado de depressão “Não hesitem, não tenham vergonha, telefonem, falem com os vossos camaradas e comandantes desde que sintam um pequeno problema”, apelou o governante.

Uma das principais causas apontadas para este problema é o cansaço e a saturação com o excesso de trabalho, nomeadamente devido às manifestações violentas dos coletes amarelos e também ao estado de alerta permanente devido à ameaça de atentados terroristas.

Os sindicatos da polícia estão preocupados com esta situação e pedem medidas urgentes para que os problemas sejam resolvidos de raiz. O sindicato “Unité-SGP-FO”, uma das principais organizações dos agentes, apela a reuniões para “pôr fim a esta espiral dramática de suicídios”.

Temos de procurar as verdadeiras causas destes dramas… é intolerável atribuir os suicídios a problemas pessoais dos agentes”, acrescenta o sindicato.

Este sábado, durante confrontos violentos na capital francesa, alguns jdos jovens mais radicais que participavam no 23º sábado consecutivo de manifestações dos coletes amarelos, gritaram frequentemente “Suicidem-se! Suicidem-se!” para os agentes que os enfrentavam.

A classe política condenou esta palavra de ordem entoada por dezenas de manifestantes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Portugal com mais 79 mortos e 4.935 novos casos de infeção

Portugal contabiliza esta sexta-feira mais 79 mortos relacionados com a covid-19 e 4.935 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Confinamento ao fim de semana é pouco eficaz, diz estudo

Um novo estudo avaliou as medidas aplicadas em Portugal contra a covid-19, e chegou à conclusão que o impacto da inibição de circulação entre concelhos não é assim tão eficaz. Pelo contrário, optar pelo ensino …

Ação liderada por Ana Gomes reclama indemnização de 400 milhões à Mastercard

Uma associação de defesa de consumidores liderada por Ana Gomes, candidata à Presidência da República, entregou no Tribunal da Concorrência uma ação popular que visa indemnizar todos os consumidores portugueses por práticas lesivas da Mastercard, …

Prémio para profissionais de saúde. Dias de isolamento e doença também contam para receber compensação

O prémio de desempenho para profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que trabalharam no combate à covid-19 na primeira vaga da pandemia foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. "O diploma vem …

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …

"Um péssimo orçamento". Teodora Cardoso arrasa OE2021 e realça "os estragos" que provoca

A antiga presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, critica duramente o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) aprovado no Parlamento, considerando que é "péssimo" e apontando "os riscos" que acarreta. "Este é, a todos …

Vacina da Moderna confere imunidade de pelo menos três meses

Um novo estudo publicado esta quinta- feira, mostra que a vacina da Moderna contra a covid-19, que recentemente demonstrou ter 94 por cento de eficácia, faz com que o sistema imunológico humano produza anticorpos que …