Em França, o regresso às aulas vai ser voluntário

Francois Mori / EPA

O Presidente da França, Emmanuel Macron

A Presidência francesa avançou que o regresso às aulas, marcado para 11 de maio, vai ser voluntário e que o fim da quarentena não se vai fazer por regiões.

O regresso às aulas em França, que se vai fazer de forma progressiva a partir de 11 de maio, vai acontecer “na base do voluntariado”, segundo anunciou esta quinta-feira fonte oficial do Palácio do Eliseu. A medida foi conhecida depois de o Presidente da República, Emmanuel Macron, se ter reunido de manhã com autarcas e associações locais para afinar as medidas do fim do confinamento.

O regresso às aulas nesta modalidade tinha sido proposto num documento enviado no início da semana por vários autarcas ao primeiro-ministro, Édouard Philippe, e permite aos pais decidirem se querem ou não enviar os filhos para os estabelecimentos de ensino.

Ao mesmo tempo, o Eliseu avançou também que o fim da quarentena não se fará por regiões, como tinha sido sugerido anteriormente. Assim, o fim do confinamento será nacional tendo em atenção as grandes aglomerações populacionais.

Outra medida do fim da quarentena é a manutenção da distância de segurança e utilização de máscara obrigatória nos transportes públicos.

Também nesta quinta-feira, o Governo anunciou que vai desbloquear imediatamente 39 milhões de euros suplementares para apoiar as famílias com maiores dificuldades alimentares. Vinte e cinco milhões de euros vão ser entregues às associações que fazem distribuição de alimentos aos mais necessitados e os restantes 14 milhões vão diretamente para as regiões mais afetadas.

Na próxima terça-feira deverá ser apresentado aos autarcas o plano final com todas as medidas sobre o fim da quarentena em França, duas semanas antes da data prevista para o regresso à vida normal.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 183 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Cerca de 700 mil doentes foram considerados curados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels"

Portugal foi o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels", que reconhece um compromisso com a segurança, informou esta quinta-feira o Governo. A distinção, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), pretende certificar …

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …