França proíbe utilização de máscaras caseiras. Áustria torna FFP2 obrigatórias

O Ministério da Saúde francês proibiu a utilização de máscaras caseiras em espaços públicos e nos locais de trabalho. A partir de agora, passam apenas a ser recomendadas máscaras cirúrgicas e FFP2.

A decisão é justificada pelo Ministério da Saúde francês pelo facto de as máscaras caseiras não oferecerem proteção suficiente contra as mutações, mais contagiosas, do SARS-Cov-2.

Citado pelo The Guardian, Olivier Véran, ministro da Saúde francês, disse que “o Alto Conselho de Saúde Pública recomenda, tal como eu, que os franceses não utilizem máscaras feitas em casa”. Na sexta-feira, foi emitido um decreto que desaprova o uso deste tipo de equipamento de proteção em espaços públicos e nos locais de trabalho.

“Não oferecem proteção suficiente contra as novas, mais infecciosas, variantes de covid-19”, justificou. A partir de agora, passam a ser recomendadas apenas máscaras cirúrgicas e FFP2.

“Máscaras de categoria 2 ou de tecido filtram apenas 70%, enquanto máscaras de categoria 1, como máscaras cirúrgicas, podem chegar a 95% se usadas corretamente. Como a variante é mais facilmente transmitida, é lógico: usar máscaras com o maior poder de filtragem”, explicou Daniel Camus, do Instituto Pasteur em Lille, à Franceinfo.

Máscaras FFP2 obrigatórias na Áustria

A partir desta segunda-feira, os austríacos com mais de 14 anos são obrigados a usar máscaras FFP2 nos locais mais movimentados, como transportes públicos, lojas, empresas, farmácias, hospitais e consultórios médicos.

A Áustria é um dos primeiros países europeus a tornar este tipo de máscaras obrigatório, seguindo as orientações da Alemanha. A medida terá sido bem aceite pela população.

As grávidas e as pessoas com condições médicas relacionadas com problemas de respiração não são obrigadas a usar estas máscaras, que bloqueiam 94% das partículas do vírus.

Segundo a France24, há algumas semanas, as FFP2 custavam mais de 5 euros. Agora, podem ser encontradas em todas as mercearias locais por 59 cêntimos cada.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente alguém com bom senso.

    Máscaras sociais, quando devidamente usadas, são ineficientes.

    (nada é 100% eficiente, é claro; não obstante, as sociais é mesmo para esquecer.)

  2. É uma visão. Percebo mas não aceito.
    No início o vírus afogava-se no mar nunca cá chegaria. Depois as máscaras não faziam falta. Os comunas da OMS desaconselhavam.
    Agora as comunitárias não protegem. Um virologista português afirmou: todas são boas desde que bem colocadas.
    Eles proíbem porque quem as está a fabricar e exportar somos nós e não eles.

  3. O vírus chega mais depressa aos pulmões pelo nariz do que pela boca. Contudo, vesse muito boa gente com a mascara a tapar só a boca.

    Parece-me que o parecer sobre as mascaras comunitárias tem a ver com algum loby, é que, como o vírus parece estar para muito tempo, o negócio das mascaras xpto recomendadas vai render muitos milhões.

    Durante as pandemias passadas não existia as tecnologias como actualmente contudo, com perseverança e seriedade conseguiram vencer as pandemias. É certo que pereceram milhões mas, com toda a tecnologia actual também caminhamos para lá e, quanto mais se fizer render o peixe mais se ganha com a desgraça alheia

RESPONDER

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …