França devolve as 4 milhões de máscaras que confiscou a empresa sueca

Cugnot Mathieu / EPA

O presidente francês, Emmanuel Macron.

O Governo francês teve que devolver os quatro milhões de máscaras de proteção que tinha confiscado a empresa sueca Molnlycke, que trabalha em Lyon. O material, confiscado a 05 de março, seria enviado para Espanha e para Itália.

Segundo noticiou o Observador, o material tinha sido confiscado com base num decreto do Presidente Emmanuel Macron, que autorizava a requisição pública de todos os materiais necessários para conter a pandemia no país.

Como avançou a L’Express, este confisco ilustrou a “guerra” a nível mundial por este tipo de equipamentos de proteção. Seguiram-se dias de tensão, com o Governo sueco a ameaçar notificar a Comissão Europeia. A Molnlycke, inclusive, interrompeu a circulação de produtos em França e vai mudar a cadeia logística para a Bélgica.

A L’Express escrevia, na notícia que desvendou este caso, que “não é necessário ser inimigo para entrar em guerra”, frisando que a resposta urgente a esta pandemia “transformou os países em beligerantes de um conflito, político, económico e diplomático”.

A 22 de março, a República Checa apoderou-se de 680 mil máscaras e respiradores enviados pela China à Itália. Nas caixas estava escrito – em mandarim e em italiano – “ajuda humanitária da China para Itália”. O Governo checo garantiu que tinha sido “um erro”, mas não explicou como os produtos lá chegaram e se foram distribuídos pelo sistema de saúde checo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Talvez dos piores países a nível europeu para comprar online…. Ou fazer envios… Parece terem uma tendência a se perderem.

RESPONDER

Carlos Moedas "tem uma costela liberal". IL pondera apoio ao candidato à câmara de Lisboa

O líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo, disse que Carlos Moedas, candidato à câmara de Lisboa apoiado pelo PSD, tem um "perfil liberal", mas que o partido precisa de perceber projeto do …

Primeiro-ministro da Arménia acusa militares de tentativa de golpe de Estado

O primeiro-ministro da Arménia referiu-se hoje a "tentativa de golpe de Estado" depois de o Estado Maior ter pedido o afastamento do governo num contexto de protestos por causa da derrota no último conflito com …

EUA condenam Coreia do Norte a indemnizar militares torturados em 1968

A Justiça dos Estados Unidos (EUA) condenou Pyongyang a indemnizar em 2,3 mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros) os tripulantes de um navio da Marinha norte-americana, que foram capturados e …

Ex-gestores do Novo Banco seguem para Banco do Fomento e para CGD

Os gestores Vítor Fernandes e Jorge Freire Cardoso, que saíram do Novo Banco em divergência com a estratégia da Lone Star, vão desempenhar as funções de presidente do Banco de Fomento e de administrador na Caixa …

EUA acusado de prometer contrapartidas a Cabo Verde pela extradição de testa-de-ferro de Maduro

O antigo juiz espanhol Baltasar Garzón, que coordena a defesa de Alex Saab, detido em Cabo Verde e considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusou na quinta-feira os Estados Unidos (EUA) de prometerem contrapartidas …

Bispo italiano sugeriu a padre que pagasse 20 mil euros a vítima de pedofilia

O bispo católico de Como, em Itália, afirmou ter sugerido a um jovem padre suspeito de pedofilia que pagasse 20 mil euros à suposta vítima para encerrar uma investigação interna ao caso ocorrido numa residência …

Governo reforça financiamento de projetos LGBTI com 50 mil euros

O Governo vai reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos de organizações que atuem na defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), anunciou o gabinete da secretária de …

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …

UE retalia e declara chefe da missão venezuelana "persona non grata"

A União Europeia (UE) decidiu, esta quinta-feira, declarar a chefe da missão venezuelana em Bruxelas persona non grata, respondendo ao anúncio feito por Caracas de dar 72 horas à embaixadora comunitária para abandonar o país. "Por …