Em França, pode sair de casa durante o confinamento para adotar um animal

O Governo francês anunciou, este sábado, que a população será autorizada a sair de casa durante o confinamento para adotar um animal.

A partir desta quinta-feira, os franceses podem sair de casa para adotarem um animal de estimação. Esta alteração nas medidas de confinamento visa responder aos pedidos dos vários grupos de defesa animal que alertavam para o risco de saturação dos abrigos de animais neste período.

Segundo a RFI, Christophe Castaner, ministro do Interior, disse que esta tolerância tem como objetivo evitar que os animais de estimação sejam “vítimas colaterais” do novo coronavírus.

Em França, é preciso ter uma autorização com identificação, morada, horário de saída e motivo da deslocação para sair de casa. A saída é apenas autorizada para a compra de bens essenciais, deslocações por motivos de saúde ou de trabalho, para ajudar pessoas em situação de necessidade ou exercício físico individual, breve e num raio de um quilómetro da residência.

À exceção destes casos, as saídas são punidos pelas forças de segurança com uma multa de 135 euros, que pode chegar até 3.000 euros em caso de reincidência.

A partir da próxima quinta-feira, quem quiser adotar um animal de estimação deverá escolher o seu companheiro no site de um centro de cuidados de animais e marcar um encontro com data, local e horário definidos. No dia, deverá levar consigo o documento do abrigo e uma autorização de saída.

Esta segunda-feira, o Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que o confinamento no país vai durar até 11 de maio, apesar de “haver esperança” quanto ao fim da pandemia no país.

“Temos de continuar os nossos esforços e aplicar as regras. Quanto mais elas forem respeitadas, mais vidas vamos salvar. É por isso que o confinamento vai continuar até 11 de maio”, disse Macron numa comunicação ao país.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

Orçamento Retificativo: entre um cocktail de propostas e os apoios que Costa prefere segurar

António Costa decidiu ouvir todos os partidos com assento parlamentar antes de desenhar o esboço final do Orçamento Retificativo. Os encontros decorrem entre segunda e terça-feira. O primeiro-ministro recebe, entre hoje a amanhã, todos os partidos …

Descobertos fósseis do maior canguru do mundo e lagarto com seis metros

Os fósseis do maior canguru do mundo e de um lagarto com 6 metros de comprimento foram alguns dos achados de uma equipa de paleontólogos na Austrália. Uma equipa de paleontólogos relatou a descoberta de uma …

"Resolvia metade dos problemas sociais". PCP critica verba para o Novo Banco

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) disse este domingo que os 850 milhões de euros transferidos recentemente para o Novo Banco davam para “resolver metade dos problemas sociais que neste momento existem”. “Tantas vezes nos …