/

Em França, pode sair de casa durante o confinamento para adotar um animal

O Governo francês anunciou, este sábado, que a população será autorizada a sair de casa durante o confinamento para adotar um animal.

A partir desta quinta-feira, os franceses podem sair de casa para adotarem um animal de estimação. Esta alteração nas medidas de confinamento visa responder aos pedidos dos vários grupos de defesa animal que alertavam para o risco de saturação dos abrigos de animais neste período.

Segundo a RFI, Christophe Castaner, ministro do Interior, disse que esta tolerância tem como objetivo evitar que os animais de estimação sejam “vítimas colaterais” do novo coronavírus.

Em França, é preciso ter uma autorização com identificação, morada, horário de saída e motivo da deslocação para sair de casa. A saída é apenas autorizada para a compra de bens essenciais, deslocações por motivos de saúde ou de trabalho, para ajudar pessoas em situação de necessidade ou exercício físico individual, breve e num raio de um quilómetro da residência.

À exceção destes casos, as saídas são punidos pelas forças de segurança com uma multa de 135 euros, que pode chegar até 3.000 euros em caso de reincidência.

A partir da próxima quinta-feira, quem quiser adotar um animal de estimação deverá escolher o seu companheiro no site de um centro de cuidados de animais e marcar um encontro com data, local e horário definidos. No dia, deverá levar consigo o documento do abrigo e uma autorização de saída.

Esta segunda-feira, o Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que o confinamento no país vai durar até 11 de maio, apesar de “haver esperança” quanto ao fim da pandemia no país.

“Temos de continuar os nossos esforços e aplicar as regras. Quanto mais elas forem respeitadas, mais vidas vamos salvar. É por isso que o confinamento vai continuar até 11 de maio”, disse Macron numa comunicação ao país.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.