Macron prolonga confinamento até 11 de maio. França tem quase 15 mil óbitos

Francois Mori / EPA

O Presidente de França, Emmanuel Macron

O Presidente francês anunciou, esta segunda-feira, que o confinamento em França vai durar até 11 de maio, apesar de “haver esperança” quanto ao fim da pandemia no país.

“Temos de continuar os nossos esforços e aplicar as regras. Quanto mais elas forem respeitadas, mais vidas vamos salvar. É por isso que o confinamento vai continuar até 11 de maio“, disse Emmanuel Macron numa comunicação ao país.

O Presidente francês reconheceu também algumas ineficiências no combate à propagação e no tratamento da covid-19, “como acontece em todos os países”.

Segundo os dados oficiais hoje divulgados, o país registou mais 335 mortos em meio hospitalar e 239 nos lares nas últimas 24 horas, somando 14.967 mortos desde 1 de março.

Os números foram divulgados através de comunicado e dão conta de um total de mortos de 9588 em meio hospitalar. Nos lares registaram-se, até agora, 5379 óbitos.

32.113 pessoas hospitalizadas em França devido à covid-19 e 6821 destes pacientes estão nos cuidados intensivos.

França registou até agora 98.076 casos de contágios pelo novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19.

Itália atingiu, por sua vez, as 20.465 mortes, ao ter contabilizado 566 óbitos nas últimas 24 horas, um número superior aos 431 registados no domingo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. França, sendo um País altamente Cosmopolita, com Populações diversas em termos de tradições e sensibilidades e mentalidades diferentes, tem sem duvida dificuldade acrescida em conter a propagação desta contaminação. Gerir 62 milhões de habitantes em comparação aos 10 milhões que somos em Portugal, não é tarefa fácil !……. Podemos criticar O Governo Português por algumas falhas, mas em comparação a outros Estados, não somos os piores !

RESPONDER

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho, capitão de Abril

O capitão de Abril morreu, este domingo, aos 84 anos, no Hospital Militar, confirmou o presidente da Associação 25 de Abril. A notícia foi confirmada ao jornal online Observador pelo presidente da Associação 25 de Abril, …

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …