França regista aumento de casos de covid-19 e arrisca segunda vaga

Nos últimos três dias, França registou um aumento de 2.500 casos positivos de covid-19. As autoridades de saúde francesas estão preocupadas e temem uma segunda vaga.

França atravessa um pico na evolução da pandemia de covid-19 no país. Nos últimos três dias, os franceses registaram 2.500 novos casos confirmados. Ao todo, são agora 183.804 infetados pelo novo coronavírus em França.

Em comunicado de imprensa, a Direção-Geral da Saúde informou que “a circulação do vírus continua ativa em França”, apelando ao cumprimento rigoroso das medidas de distanciamento social. O facto de muitos infetados serem jovens assintomáticos também é uma preocupação da autoridade de saúde gaulesa.

“Despistar cedo e rápido, procurar todas as pessoas com quem os infetados estiveram em contacto e isolar os portadores e assintomáticos” são, de momento, as prioridades.

Ainda na segunda-feira, no relatório diário sobre a pandemia de covid-19, o Governo francês baseia-se na responsabilidade individual para pedir aos franceses que não se relaxem e que mantenham a prudência, mas assegurou que as operações de diagnóstico são uma “prioridade”.

Desde o início da pandemia, escreve a TSF, já foram realizados mais de 4 milhões de testes em França. Atualmente, são feitos cerca de 500 mil testes por semana.

“A taxa de reprodução efetiva, o número de novos casos de contaminação, a taxa de positividade dos testes” são, para Bruno Megarbane, chefe do serviço de reanimação no Hospital Lariboisière, indicadores de uma possível segunda vaga em França. O número de entradas nas urgências, continua baixo, mas começa a sofrer um aumento.

“Nos últimos dias, assistimos ao nítido aumento de casos positivos, que tinham regredido nas últimas treze semanas. Hoje atingimos o mesmo número de casos diários que tínhamos durante o desconfinamento”, disse o ministro da Saúde francês, Olivier Véran, em entrevista ao Le Parisien.

O responsável pela Saúde em França ‘culpa’ os jovens pela situação, acusando-os de não tomarem os cuidados necessários. Em Paris, “os jovens chegam aos hospitais sem saberem como foram infetados”, salienta Véran.

“O vírus continua a circular e temos de continuar a aplicar o distanciamento social, utilizar uma máscara e fazer um teste em caso de dúvida”, atirou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? PS exige desculpas da Lusa pela forma como identificou deputada

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …