Fotografia mostra princesa Latifa em Espanha

BBC

Latifa Mohamed

Uma fotografia da princesa Latifa do Dubai, cuja situação preocupa a ONU depois de ter sido apanhada quando tentava fugir do emirado em 2018, foi divulgada esta segunda-feira numa rede social e descrita como tendo sido tirada em Espanha.

A imagem do Instagram, publicada por uma mulher que os media britânicos identificaram como Sioned Taylor, ex-membro da Marinha, mostra a princesa Latifa – filha do emir do Dubai, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Rashid Al Maktoum – no aeroporto internacional de Madrid.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Sioned (@shinnybryn)



“Grandes férias europeias com Latifa. Divertimo-nos a explorar”, lê-se na legenda que acompanha a fotografia. Segundo a agência Associated Press, questionada sobre Latifa, Taylor escreveu noutra mensagem, onde disse que a princesa “está ótima”.

A AP refere não ter conseguido ainda obter comentários quer de Taylor, quer da embaixada dos Emirados em Londres ou Madrid ou do gabinete de imprensa do governo do Dubai.

Em maio, Taylor divulgou imagens de Latifa em dois centros comerciais do Dubai.

Em fevereiro, o Alto-Comissariado da ONU para os Direitos Humanos informou ter pedido aos Emirados provas de vida da princesa, de 35 anos, e em maio, depois da divulgação daquelas fotografias, disse continuar a aguardar provas credíveis.

Latifa tentou fugir dos Emirados em 2018, tendo sido detida por comandos num barco ao largo da Índia e forçada a regressar, deixando de ser vista em público.

Vídeos divulgados em fevereiro pela BBC mostravam Latifa a dizer que se encontrava numa mansão “convertida numa prisão”.

A vida familiar do emir do Dubai, que terá algumas dezenas de filhos de várias mulheres, também apareceu nos jornais em 2020.

Nessa altura, um juiz britânico considerou que o xeque Mohammed conduziu uma campanha de medo e intimidação contra uma ex-mulher e ordenou o sequestro de duas das suas filhas, incluindo Latifa.

A decisão decorreu de um processo de custódia entre o emir do Dubai e a sua ex-mulher a princesa Haia, irmã do Rei Abdullah II da Jordânia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …