Escavações mostram forte em Miranda do Douro ocupado entre os séculos III e IX

Francisco Pinto / Lusa

Arqueólogos em notificação castreja no São João das Arribas, Miranda do Douro

Após quatro anos de escavações no castro de São João das Arribas, em Miranda do Douro, os arqueólogos descobriram estruturas e objetos que situam a ocupação da fortaleza entre os séculos III e IX.

A ocupação do castro de São João das Arribas, em Miranda do Douro, situa-se entre a antiguidade tardia e a Alta Idade Média, disse a arqueóloga Mónica Salgado à Agência Lusa. “Neste último ano, fomos surpreendidos com o aparecimento de uma muralha com uma arquitetura diferente, que poderá ser um campo de pedras fincadas”, explicou.

Segundo a investigadora, os campos de pedras fincadas postos a descoberto são características defensivas do período proto-histórico da Idade do Ferro.

“Esta área, onde se encontra a muralha de pedras fincadas, começou a ser estudada no último ano. Provavelmente, não vamos conseguir compreender na totalidade esta estrutura defensiva. Terá, assim, de ficar para trabalhos futuros”, disse a arqueóloga.

As escavações decorreram por entre pequenos montes e giestas e outros arbustos da flora autóctone do Parque Natural do Douro Internacional. A equipa de arqueólogos e um conjunto de voluntários tentaram perceber a importância histórica e arqueológica do sítio classificado em 1910 como monumento nacional.

Neste campo arqueológico participaram jovens voluntários vindos de diversos países, que demonstraram vontade em conhecer a história do local e os usos e costumes das terras de Miranda.

Gaelle Carvalho, da Palombar  associação que promove o património rural e parceira nas escavações de São João das Arribas , disse à Lusa que os jovens estrangeiros se mostraram satisfeitos por contribuir para a preservação do património arqueológico.

“O desenvolvimento de técnicas a nível profissional é outra da vertentes escolhidas pelos jovens”, explicou a responsável. Francisco Conde, voluntário oriundo de Espanha, adiantou que quis complementar os seus estudos em arqueologia e conhecer o período histórico da Alta Idade Média.

A partir de 2021, os arqueólogos vão voltar ao trabalho para tentar compreender melhor o lugar emblemático. “Vamos entregar um relatório final destas campanhas desenvolvidas ao longo de quatro anos e vamos estudar o espólio cerâmico. Após a conclusão dos estudos, iniciaremos uma outra campanha de escavações”, frisou a investigadora.

Os trabalhos no distrito de Bragança tiveram início em 2014 e, após os estudos do sítio arqueológico, vai existir uma musealização de tudo o que foi encontrado no castro de São João das Arribas.

DR, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …