Ford apresenta carro solar no CES 2014

B!T

-

A empresa norte-americana aproveitou o CES 2014 para apresentar o Ford C-Max Solar Energi Concept, incorporado com a tecnologia not-yet-ready-for-mass-production e ainda para discutir as grandes possibilidades que existem para o mercado de transporte de energia renovável.

“Engenheiros profissionais e estudantes têm lutado durante anos com as questões da energia, aerodinâmica e capacidade de armazenamento, com o objetivo de projetar e construir veículos que funcionam através do sol.”

O novo modelo da Ford é baseado no modelo híbrido da Ford, o C-Max Energi plug-in, e tem 1,5 metros quadrados de painéis fotovoltaicos instalados no telhado.

Os carros elétricos oferecem menos idas às bombas gasolineiras, mas encarregam os condutores da tarefa de carregar as baterias. Devido ao facto de, mesmo com um dia radiante de sol, os painéis de oito quilowatts de capacidade não conseguirem carregar totalmente a bateria de lithium-ion, a Ford decidiu criar juntamente com o Georgia Institute of Technology uma lente acrílica para colocar no topo do carro que consegue captar a luz solar numa área maior. A lente age como uma lupa e concentra toda a luz solar para o carro e absorve assim energia solar oito vezes mais.

A bateria, com um dia inteiro de sol teria autonomia até mil quilómetros, mas no modo elétrico só tem autonomia para 33,8 quilómetros. Demora também sete horas com exposição de sol a carregar.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Mais 1.027 casos e 58 mortes em Portugal

Portugal registou hoje 58 mortes e 1.027 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico desta sexta-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.027 novos …

Costa anuncia "passaporte sanitário" para circulação na UE (e aposta em novos modelos económicos)

O primeiro-ministro António Costa anunciou esta sexta-feira que a Comissão Europeia vai preparar um documento para facilitar a circulação entre países da União Europeia (UE). Segundo avançou o Correio da Manhã, este "passaporte sanitário", que estará …

Vírus já circulava "de forma silenciosa" em Portugal em fevereiro (e veio principalmente do Reino Unido)

O Reino Unido, com mais casos, e a Itália, com mais peso na transmissão comunitária, foram os países com maior impacto no início da pandemia de covid-19 em Portugal, revela esta sexta-feira um estudo do …

Morreu Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto, faleceu esta sexta-feira, aos 32 anos. O internacional português sofreu uma paragem cardiorrespiratória no treino de segunda-feira. Alfredo Quintana, guarda-redes da equipa de andebol do FC Porto e …

Rainha de Inglaterra encoraja população a ser vacinada. Processo é "inofensivo"

A rainha de Inglaterra, Isabel II, encorajou esta sexta-feira as pessoas a serem vacinadas contra a covid-19, garantindo que a injeção é rápida, inofensiva e vai ajudar a proteger todos os cidadãos contra a doença. Numa …

Oposição interna do BE critica direção e "perda de influência política" (e prepara moção)

O Movimento Convergência, uma fação informal do Bloco de Esquerda, está a preparar uma moção para levar a debate na XII Convenção Nacional do partido.  Em causa estão, de acordo com o jornal Público, a insatisfação …

CNE avisa independentes: nomes e símbolos semelhantes podem ser fraude

A Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais obriga que as candidaturas independentes usem símbolos e siglas diferentes, conforme se trate de uma candidatura à câmara, à assembleia municipal ou às juntas de freguesia. A …

Confinamento desce há três semanas e mobilidade está apenas 30% abaixo dos níveis pré-covid

De acordo com um relatório da consultora Produtos e Serviços de Estatística (PSE), o cumprimento do confinamento imposto pelo atual estado de emergência  está a descer, ainda que ligeiramente, há três semanas consecutivas. O índice de …

Paulo Fonseca e Luís Castro vão defrontar-se nos oitavos da Liga Europa

Os treinadores portugueses, que orientam a Roma e o Shakhtar Donetsk, respetivamente, vão defrontar-se nos oitavos de final da Liga Europa. Ditou o sorteio realizado, esta sexta-feira, na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça, que …

"A crise devia ser paga por toda a burguesia do teletrabalho"

"É preciso distribuir o mal pelas aldeias" e, por isso, as pessoas que "não perderam rendimentos", nomeadamente "toda a burguesia do teletrabalho", deviam estar sujeitas a "um imposto extraordinário" para ajudar a pagar a crise. …