Força Aérea americana desiste de tentar recuperar satélite perdido

3

U.S. Air Force / Lockheed Martin

O Defense Meteorological Satellite Program Flight 19

O Defense Meteorological Satellite Program Flight 19

A Força Aérea americana desistiu da operação de recuperação de um satélite meteorológico, iniciada em fevereiro, e considerou o satélite como perdido.

Segundo o Spacenews, o mês passado, a 11 de fevereiro, os operadores perderam o controlo do satélite, que deixou de responder aos comandos enviados a partir da base aérea de Schriever, em Colorado Springs, no Colorado.

Desde então, a Força Aérea americana tem tentado encontrar uma solução para o problema e recuperar o satélite, mas todos os esforços foram em vão.

“Cessámos todos os esforços de recuperação”, declarou Andy Roake, porta-voz do Comando Espacial da Força Aérea, citado pelo Spacenews.

O satélite, Defense Meteorological Satellite Program Flight 19, foi construído há 2 anos pela Lockheed Martin para a Força Aérea norte-americana, e colocado em órbita em abril de 2014. Deveria manter-se em funcionamento durante cinco anos.

Era o mais novo satélite da meteorológico Força Aérea dos EUA no espaço, e era usado paraprever a formação de nevoeiro, tempestades e furacões que pudessem ter impacto em operações militares.

O general John Hyten, chefe do Comando Espacial da Força Aérea, anunciou entretanto ter ordenado a formação de uma comissão de investigação para analisar o incidente e descobrir as suas causas.

ZAP

3 Comments

  1. Um satélite meteorológico comandado de uma base aérea!? Bem, chuva militar não molha civis.

    Lá vai mais um F-15 descolar para fazer tiro ao alvo.

  2. “foi construído há 2 anos pela Lockheed Martin para a Força Aérea norte-americana, e colocado em órbita em abril de 2014” Querem dizer que foi lançado em 2014 e só dois anos depois é que o construíram??

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.