Forbes divulga lista com os nomes dos 50 mais ricos de Portugal

websummit / Flickr

José Neves, o diretor executivo e fundador da Farfetch (esq)

A edição de julho/agosto da revista Forbes Portugal fez uma lista dos 50 portugueses mais ricos do mundo. Maria Fernanda Amorim lidera o ranking com uma fortuna avaliada em 4.173 milhões de euros.

Mesmo na lista dos mais ricos de Portugal há algumas discrepâncias, principalmente no top 10. O décimo posto é ocupado por Luís Portela & família, donos da Bial, que acumulam uma fortuna avaliada em 502 milhões de euros.

No nono lugar surge Luís Vicente, proprietário do do grupo homónimo e da Refriango, e que conta com uma fortuna de 525 milhões de euros. O Grupo Luís Vicente é responsável pela produção e comercialização de mais de 50.000 toneladas de frutas e legumes um pouco por todo o mundo.

Um lugar acima na lista aparece Luís Amaral, que tem como principais ativos a Eurocash, o maior grupo grossista de distribuição de food service e produtos de conveniência da Polónia. É também dono da Stock Spirits, que atua no mercados das bebidas e tem atividade na Polónia, República Checa, Itália, Eslovénia e Croácia. A fortuna de Luís Amaral está avaliada em 527 milhões de euros.

O sétimo lugar é ocupado por Fernando Figueiredo dos Santos, que detém uma fortuna de 529 milhões de euros, em muito graças à Jerónimo Martins. Maria Isabel Martins dos Santos, que surge um lugar acima com 574 milhões, também deve a sua fortuna à mesma empresa.

Dionísio Pestana, dono do Grupo Pestana, reconhecidos pelas suas unidades hoteleiras, é o quinto português mais rico com 681 milhões de euros amealhados.

A parada aumenta ao chegar ao quarto lugar, subindo o valor da fortuna para os 1.010 milhões de euros. É ele José Neves, dono da Farfetch, uma empresa de e-commerce de moda de luxo nacional e internacional que vende marcas famosas. Segundo o Correio da Manhã, José Neves é dos poucos milionários da lista que construiu a sua fortuna do zero.

O terceiro lugar é ocupado por Vítor da Silva Ribeiro & família, com ativos na Alves Ribeiro construção, Banco Invest e Mundicenter. A sua fortuna está avaliada em 1.192 milhões de euros. Já o segundo português mais rico da lista é Alexandre Soares dos Santos
& família, com uma estrondosa fortuna avaliada em 3.554 milhões de euros.

No primeiro lugar está a portuguesa mais rica do mundo, Maria Fernanda Amorim & família. A empresária tem ativos importantes como a Galp, a Corticeira Amorim, a Tom Ford e ainda um forte investimento em imobiliário. A sua fortuna está fixada nos 4.173 milhões de euros.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …

Fátima avança com 13 de Maio com peregrinos (se situação pandémica se mantiver estável)

Ao contrário do ano passado, as celebrações do 13 de Maio deste ano, em Fátima, deverão ocorrer com a presença de peregrinos caso a situação pandémica se mantenha estável.  O Santuário de Fátima prevê que as …

14 polícias mortos em ataque de guerrilhas. EUA anunciam sanções a empresa do Myanmar

Pelo menos 14 polícias perderam a vida este sábado no noroeste do Myanmar (antiga Birmânia) durante um ataque coordenado por várias guerrilhas étnicas, noticiaram meios de comunicação locais. O ataque, que deixou pelo menos cinco oficiais …

Sérgio Conceição criticou calendário da Liga (e arrasou jornalista da CMTV)

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, deu um raspanete a um jornalista da CMTV e apontou o dedo à Liga Profissional pela falta de tempo de descanso da sua equipa entre os jogos da Liga …

Mais 601 casos e seis óbitos em Portugal. Internamentos descem

Portugal registou, este sábado, mais seis mortes e 601 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …