Há uma portuguesa na lista dos mais ricos do mundo

A viúva de Américo Amorim é a única portuguesa na lista das pessoas mais ricas do mundo. A fortuna diminuiu mas a família subiu no ranking.

Fernanda Amorim ocupa a posição 379.º do ranking e é a única portuguesa na lista feita pela revista Forbes anualmente.

Olhando apenas para a classificação, pode falar-se numa subida, já que no ano passado a família ocupava o 382º lugar. No entanto, se se analisar a fortuna o sentido é inverso: a família regista um património avaliado em 4,8 mil milhões de dólares (mais de 4,2 mil milhões de euros), um valor inferior aos 5,1 mil milhões do ranking do ano anterior.

Fernanda Amorim é a única portuguesa na lista, à semelhança do que aconteceu no ano passado. É necessário recuar dois anos para que seja possível encontrar mais do que um português na lista. Em 2017, além do marido, Américo Amorim, constavam na lista Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo.

Atualmente, explica o Observador, Fernanda Amorim detém uma participação de 18% da Galp Energia, cuja chairman é a sua filha Paula Amorim.

Américo Amorim fundou a Corticeira Amorim e, posteriormente, a Ipocork e a Champcork, empresas do sector dos derivados da cortiça, orientadas para a exportação. Posteriormente tornou-se responsável executivo da holding Corticeira Amorim, que controla as empresas corticeiras.

Através de outra holding, a Amorim – Investimentos e Participações, estendeu os seus investimentos aos setores da energia, do turismo e da finança, sendo um dos principais acionistas do Banco BIC Português, a terceira maior instituição bancária de Angola. Em nome individual, Amorim teve participações sociais de relevo na Galp Energia e no Banco Popular Español, onde foi terceiro maior accionista.

Na sequência de complicações de saúde, foi operado ao coração seis vezes em poucos meses, tendo vindo a falecer a 13 de julho de 2017, aos 82 anos de idade, no Porto, vítima de uma pneumonia.

Isabel dos Santos sai do clube dos mil mais ricos do mundo e ocupa agora o lugar 1.008. Com uma fortuna avaliada em 2,3 mil milhões, menos 300 milhões do que no ano passado, a empresária angolana deixou a 924ª posição para cair cerca de 80 lugares na lista da revista.

Este ano há menos 55 pessoas na lista — 2.153 — do que no ano anterior. A fortuna de 46% dos multimilionários diminui em relação ao ano anterior.

Jeff Bezos continua a liderar a lista, com uma riqueza avaliada em 131 mil milhões de dólares, seguido pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, que tem uma fortuna de 96,5 mil milhões de dólares. A fechar o top 3 está Warren Buffett, com um património de 82,5 mil milhões de dólares.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Detidos três suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Três pessoas foram detidas por suspeita da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, informou a Polícia Judiciária (PJ). Em comunicado, a PJ adiantou que, em colaboração com a …

Mais 500 pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas em La Palma

500 pessoas juntaram-se, esta quinta-feira, às milhares que já foram obrigadas a abandonar as suas casas na ilha espanhola de La Palma, quando um rio de lava se aproximou de uma povoação junto à costa, …

Messi no PSG

"Messi, dá-me a tua camisola e eu dou-te a minha mãe"

Grande jogo em Paris, golo de André Silva, bis de Messi, mas uma criança também foi o centro das atenções. Os nomes das equipas já prometiam espectáculo e houve mesmo: o Paris Saint-Germain ganhou em casa …

Portugal com mais oito mortes e 865 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais oito mortes e 865 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 865 novos …

O empresário John Textor

Direcção do Benfica e John Textor em reunião

Benfica informou que houve um encontro entre o empresário e dois vice-presidentes do clube, que querem saber mais sobre as intenções do norte-americano. John Textor esteve no Estádio da Luz, nesta quinta-feira. O empresário foi recebido …

BE e PCP fazem pressão e Carlos César questiona: "Sentem-se melhor a fazer oposição ou a fazer acordos?"

O presidente do PS defendeu, esta quinta-feira, que Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações orçamentais: se preferem fazer oposição a um Governo de direita ou fazer acordos com um …

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado Alzheimer …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …