Há uma portuguesa na lista dos mais ricos do mundo

A viúva de Américo Amorim é a única portuguesa na lista das pessoas mais ricas do mundo. A fortuna diminuiu mas a família subiu no ranking.

Fernanda Amorim ocupa a posição 379.º do ranking e é a única portuguesa na lista feita pela revista Forbes anualmente.

Olhando apenas para a classificação, pode falar-se numa subida, já que no ano passado a família ocupava o 382º lugar. No entanto, se se analisar a fortuna o sentido é inverso: a família regista um património avaliado em 4,8 mil milhões de dólares (mais de 4,2 mil milhões de euros), um valor inferior aos 5,1 mil milhões do ranking do ano anterior.

Fernanda Amorim é a única portuguesa na lista, à semelhança do que aconteceu no ano passado. É necessário recuar dois anos para que seja possível encontrar mais do que um português na lista. Em 2017, além do marido, Américo Amorim, constavam na lista Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo.

Atualmente, explica o Observador, Fernanda Amorim detém uma participação de 18% da Galp Energia, cuja chairman é a sua filha Paula Amorim.

Américo Amorim fundou a Corticeira Amorim e, posteriormente, a Ipocork e a Champcork, empresas do sector dos derivados da cortiça, orientadas para a exportação. Posteriormente tornou-se responsável executivo da holding Corticeira Amorim, que controla as empresas corticeiras.

Através de outra holding, a Amorim – Investimentos e Participações, estendeu os seus investimentos aos setores da energia, do turismo e da finança, sendo um dos principais acionistas do Banco BIC Português, a terceira maior instituição bancária de Angola. Em nome individual, Amorim teve participações sociais de relevo na Galp Energia e no Banco Popular Español, onde foi terceiro maior accionista.

Na sequência de complicações de saúde, foi operado ao coração seis vezes em poucos meses, tendo vindo a falecer a 13 de julho de 2017, aos 82 anos de idade, no Porto, vítima de uma pneumonia.

Isabel dos Santos sai do clube dos mil mais ricos do mundo e ocupa agora o lugar 1.008. Com uma fortuna avaliada em 2,3 mil milhões, menos 300 milhões do que no ano passado, a empresária angolana deixou a 924ª posição para cair cerca de 80 lugares na lista da revista.

Este ano há menos 55 pessoas na lista — 2.153 — do que no ano anterior. A fortuna de 46% dos multimilionários diminui em relação ao ano anterior.

Jeff Bezos continua a liderar a lista, com uma riqueza avaliada em 131 mil milhões de dólares, seguido pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, que tem uma fortuna de 96,5 mil milhões de dólares. A fechar o top 3 está Warren Buffett, com um património de 82,5 mil milhões de dólares.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O bumerangue pode ter tido mais do que uma função

Investigadores sugerem que o bumerangue pode ter tido mais do que uma função para os australianos aborígenes, como por exemplo moldar ferramentas de pedra. A análise microscópica da superfície de mais de 100 bumerangues de madeira …

Ministério Público e defesa de Sócrates concordam: Ivo Rosa fez uma alteração ilegal à acusação

O Ministério Público (MP) e a defesa de José Sócrates já pediram a nulidade da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo judicial da Operação Marquês. Os dois requerimentos defendem que o juiz fez …

Depois da Superliga Europeia, pode chegar agora a Superliga Britânica

Depois de os planos de uma Superliga Europeia terem aparentemente caído por terra, os clubes ingleses preparam uma "Superliga Britânica", que poderá trazer o Celtic e o Rangers para a Premier League. Os planos de uma …

Parlamento admite repensar fim do dia de reflexão. Iniciativa Liberal vai forçar partidos a decidir já

A proposta da Iniciativa Liberal para acabar com o dia de reflexão no sábado que antecede o dia das eleições pode, para já, ficar à espera de uma decisão da Assembleia da República. Esta quarta-feira, na …

O café está sob ameaça das alterações climáticas — mas uma espécie selvagem pode salvá-lo

As plantações de café a nível mundial estão sob ameaça das alterações climáticas. Uma espécie selvagem redescoberta por cientistas pode salvar a bebida favorita de milhões. O mundo adora café. Mais precisamente, adora café arábica. Do …

PS avança com proposta e elogia contributo dos juízes (depois de o Governo o ter rejeitado)

O Governo não acolheu contributos da Associação Sindical dos Juízes por ter dúvidas de "pertinência". Agora, António Costa elogia o contributo e o PS anuncia que vai apresentar um projeto de lei. Os socialistas admitem agora …

Mourinho: oito anos, quatro despedimentos, um campeonato

Treinador português brilhou ao longo da primeira década da sua carreira. Mas a segunda década, desde que rumou a Madrid, está longe de ser a melhor do mundo. Foi afastado novamente de uma equipa, desta …

Atrasos nas vacinas. União Europeia prepara-se para colocar AstraZeneca em tribunal

A Comissão Europeia está a preparar-se para iniciar um processo judicial contra a fabricante de vacinas AstraZeneca, de acordo com cinco diplomatas da União Europeia (UE). A informação é avançada esta quinta-feira pelo jornal Politico, que …

Guerra aberta no PSD. Rui Rio arrisca repreensão, Adão Silva pode perder o mandato

Rui Rio, presidente do PSD, e Adão Silva, líder do grupo parlamentar, estão a ser alvo de um processo disciplinar aberto pelo Conselho de Jurisdição do partido e arriscam sanções. A decisão ainda não está tomada, …

As tarântulas habitam nos quatro cantos do planeta (e os cientistas já sabem porquê)

Hoje em dia as tarântulas podem ser encontradas em todo o mundo, pois habitam em todos os continentes, exceto na Antártica. Agora, os cientistas explicam de que forma esta espécie de aranha se tornou tão …