//

Há uma portuguesa na lista dos mais ricos do mundo

A viúva de Américo Amorim é a única portuguesa na lista das pessoas mais ricas do mundo. A fortuna diminuiu mas a família subiu no ranking.

Fernanda Amorim ocupa a posição 379.º do ranking e é a única portuguesa na lista feita pela revista Forbes anualmente.

Olhando apenas para a classificação, pode falar-se numa subida, já que no ano passado a família ocupava o 382º lugar. No entanto, se se analisar a fortuna o sentido é inverso: a família regista um património avaliado em 4,8 mil milhões de dólares (mais de 4,2 mil milhões de euros), um valor inferior aos 5,1 mil milhões do ranking do ano anterior.

Fernanda Amorim é a única portuguesa na lista, à semelhança do que aconteceu no ano passado. É necessário recuar dois anos para que seja possível encontrar mais do que um português na lista. Em 2017, além do marido, Américo Amorim, constavam na lista Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo.

Atualmente, explica o Observador, Fernanda Amorim detém uma participação de 18% da Galp Energia, cuja chairman é a sua filha Paula Amorim.

Américo Amorim fundou a Corticeira Amorim e, posteriormente, a Ipocork e a Champcork, empresas do sector dos derivados da cortiça, orientadas para a exportação. Posteriormente tornou-se responsável executivo da holding Corticeira Amorim, que controla as empresas corticeiras.

Através de outra holding, a Amorim – Investimentos e Participações, estendeu os seus investimentos aos setores da energia, do turismo e da finança, sendo um dos principais acionistas do Banco BIC Português, a terceira maior instituição bancária de Angola. Em nome individual, Amorim teve participações sociais de relevo na Galp Energia e no Banco Popular Español, onde foi terceiro maior accionista.

Na sequência de complicações de saúde, foi operado ao coração seis vezes em poucos meses, tendo vindo a falecer a 13 de julho de 2017, aos 82 anos de idade, no Porto, vítima de uma pneumonia.

Isabel dos Santos sai do clube dos mil mais ricos do mundo e ocupa agora o lugar 1.008. Com uma fortuna avaliada em 2,3 mil milhões, menos 300 milhões do que no ano passado, a empresária angolana deixou a 924ª posição para cair cerca de 80 lugares na lista da revista.

Este ano há menos 55 pessoas na lista — 2.153 — do que no ano anterior. A fortuna de 46% dos multimilionários diminui em relação ao ano anterior.

Jeff Bezos continua a liderar a lista, com uma riqueza avaliada em 131 mil milhões de dólares, seguido pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, que tem uma fortuna de 96,5 mil milhões de dólares. A fechar o top 3 está Warren Buffett, com um património de 82,5 mil milhões de dólares.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.