Pelo segundo ano consecutivo, Bezos leva a taça de mais rico do mundo

DonkeyHotey / Flickr

Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, caricatura de Donkey Hotey

Jeff Bezos, fundador e presidente executivo da gigante do e-commerce Amazon, continua a ser a pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna avaliada em 131 mil milhões de dólares, segundo a Forbes.

O empresário de 55 anos, fundador e presidente executivo da gigante do e-commerce Amazon, continua a ser a pessoa mais rica do mundo. Com uma fortuna avaliada em 131 mil milhões de dólares, depois de no último ano ter faturado 19 mil milhões, Jeff Bezos lidera a lista anual da revista Forbes.

Bezos é dono do jornal The Washington Post e da empresa aeroespacial Blue Origin, mas é a Amazon a sua galinha dos ovos de ouro, ainda que detenha uma participação de apenas 16%, adianta o Jornal Económico.

O que difere entre o ranking da Forbes de 2018 para 2019, é que Bezos não obtém o título de maior multimilionário sozinho. A sua família também é considerada, o que se explicará pelo facto do empresário se ter divorciado no início deste ano.

Segundo a lei do Estado de Washington, a sua ex-mulher, Mackenzie teria direito a metade dos bens de Jeff Bezos. O divórcio aconteceu 25 anos depois, mas os termos da divisão de bens não são conhecidos.

Atrás de Bezos e sua família, na segunda posição da lista, surge Bill Gates, cofundador da Microsoft, com 96,5 mil milhões de dólares. O terceiro lugar é ocupado pelo investidor Warren Buffet (82,5 mil milhões de dólares), seguido pelo proprietário do conglomerado de moda de luxo LVMH, o francês Bernard Arnault (76 mil milhões de dólares).

O mexicano Carlos Slim é o latino-americano mais bem situado na lista, em quinto lugar, com uma fortuna aproximada de 64 mil milhões de dólares, graças aos investimentos em telecomunicações, construção, bens de consumo, empresas imobiliárias e jornalísticas, já que possui 17% do jornal New York Times.

A mulher mais rica do mundo ocupa a 15.ª posição. É Françoise Bettencourt Meyers, a par da sua família, neta do fundador da L’Oreal, tendo na sua posse 33% das ações da empresa que registou o seu melhor crescimento de vendas nos últimos dez anos, em 2018.

De acordo com a revista, há atualmente 2.513 multimilionários no mundo, menos 55 do que no ano passado, dos quais 46% (994) estão mais “pobres” do que em 2018.

Por outro lado, neste ano entraram 195 “novos ricos”, dos quais cabe destacar a jovem socialite Kylie Jenner, que com 21 anos se tornou a multimilionária mais jovem do mundo.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …