Pelo segundo ano consecutivo, Bezos leva a taça de mais rico do mundo

DonkeyHotey / Flickr

Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, caricatura de Donkey Hotey

Jeff Bezos, fundador e presidente executivo da gigante do e-commerce Amazon, continua a ser a pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna avaliada em 131 mil milhões de dólares, segundo a Forbes.

O empresário de 55 anos, fundador e presidente executivo da gigante do e-commerce Amazon, continua a ser a pessoa mais rica do mundo. Com uma fortuna avaliada em 131 mil milhões de dólares, depois de no último ano ter faturado 19 mil milhões, Jeff Bezos lidera a lista anual da revista Forbes.

Bezos é dono do jornal The Washington Post e da empresa aeroespacial Blue Origin, mas é a Amazon a sua galinha dos ovos de ouro, ainda que detenha uma participação de apenas 16%, adianta o Jornal Económico.

O que difere entre o ranking da Forbes de 2018 para 2019, é que Bezos não obtém o título de maior multimilionário sozinho. A sua família também é considerada, o que se explicará pelo facto do empresário se ter divorciado no início deste ano.

Segundo a lei do Estado de Washington, a sua ex-mulher, Mackenzie teria direito a metade dos bens de Jeff Bezos. O divórcio aconteceu 25 anos depois, mas os termos da divisão de bens não são conhecidos.

Atrás de Bezos e sua família, na segunda posição da lista, surge Bill Gates, cofundador da Microsoft, com 96,5 mil milhões de dólares. O terceiro lugar é ocupado pelo investidor Warren Buffet (82,5 mil milhões de dólares), seguido pelo proprietário do conglomerado de moda de luxo LVMH, o francês Bernard Arnault (76 mil milhões de dólares).

O mexicano Carlos Slim é o latino-americano mais bem situado na lista, em quinto lugar, com uma fortuna aproximada de 64 mil milhões de dólares, graças aos investimentos em telecomunicações, construção, bens de consumo, empresas imobiliárias e jornalísticas, já que possui 17% do jornal New York Times.

A mulher mais rica do mundo ocupa a 15.ª posição. É Françoise Bettencourt Meyers, a par da sua família, neta do fundador da L’Oreal, tendo na sua posse 33% das ações da empresa que registou o seu melhor crescimento de vendas nos últimos dez anos, em 2018.

De acordo com a revista, há atualmente 2.513 multimilionários no mundo, menos 55 do que no ano passado, dos quais 46% (994) estão mais “pobres” do que em 2018.

Por outro lado, neste ano entraram 195 “novos ricos”, dos quais cabe destacar a jovem socialite Kylie Jenner, que com 21 anos se tornou a multimilionária mais jovem do mundo.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Sánchez vai reunir-se com líder do governo regional catalão

O primeiro-ministro espanhol e líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, anunciou na segunda-feira que se reunirá com o líder do governo regional da Catalunha, Quim Torra, no início de fevereiro. Em entrevista à televisão …

Governo confirma que nunca avaliou impacto dos vistos gold. Só 5% foram recusados

O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que não foram realizadas avaliações ao impacto dos vistos gold e que não cabe ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) controlar as origens do capital investido em …

Conselho de Finanças Públicas alerta para "risco de desvio significativo" no ritmo de ajustamento estrutural

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alerta para um "risco de desvio significativo" do ritmo de ajustamento estrutural da economia portuguesa em 2020, avisando que a evolução programada da despesa no OE2020 "não cumpre o …

Carolina Salgado condenada a pena de quatro meses de prisão, substituída por multa de 600 euros

Carolina Salgado não cumpriu sentença do processo de difamação a Pinto da Costa. Além das 300 horas de trabalho comunitário devia ter publicado o texto da sentença no jornal e não o fez. Carolina Salgado foi …

Taiwan deteta primeiro paciente com pneumonia originária da China

A Agência Central de Notícias de Taiwan disse que uma mulher, que esteve recentemente na cidade chinesa de Wuhan, está a ser tratada e foi colocada sob quarentena, depois de se ter dirigido voluntariamente aos …

PSP investiga alegada agressão de um agente a uma mulher na Amadora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo de averiguações sobre a atuação policial contra uma mulher que foi detida, no domingo, na Amadora, ocorrência que envolveu "agressões" e que resultou numa denúncia contra …

Ex-presidente da Interpol condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno

O ex-presidente da Interpol Meng Hongwei foi condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno, segundo uma declaração de um tribunal chinês divulgada esta terça-feira. Além da pena de prisão, foi multado em …

Condutor que atropelou mortalmente irmã de Djaló condenado a 16 anos de prisão

O Tribunal de Almada condenou, esta terça-feira, a 16 anos de prisão o condutor acusado do atropelamento mortal de uma jovem de 17 anos nas Festas da Moita, no distrito de Setúbal, em setembro de …

Tribunal Arbitral do Desporto mantém jogo à porta fechada na Luz

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou improcedente o recurso do Benfica ao castigo de disputar um jogo à porta fechada, uma decisão que vai ser alvo de recurso do clube. Fonte oficial do Benfica confirmou, …

Portugal tem taxas de mortalidade por AVC superiores a todos os países da Europa ocidental

Segundo um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Portugal ocupa apenas a 25.ª posição (em 51 países) entre as mulheres e a 28.ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de todos os …