Foi suspensa a conta do Twitter que gozava com Costa

11

O perfil do Twitter “Costa, Primeiro”, que satirizava o primeiro-ministro António Costa, foi suspenso pela rede social. Os autores da página avançam que eventuais pressões do PS podem estar na base desta decisão.

A conta “Costa, Primeiro” foi criada pelos mesmos utilizadores do Twitter que despoletaram a onda #ConselhosdoCosta, conforme apurou o Observador.

Depois de António Costa ter deixado alguns conselhos aos portugueses para pouparem impostos, nomeadamente deixar de fumar e andar mais de transportes públicos, gerou-se uma onda de sátira nas redes sociais.

O perfil “Costa, Primeiro” foi criado neste âmbito, parodiando o primeiro-ministro já desde a campanha às legislativas, e os autores da página mencionam que receberam algumas críticas de pessoas ligadas ao PS.

“Quando abrimos a conta, uma antiga dirigente da ERC [Entidade Reguladora da Comunicação Social] ligada ao PS sugeriu que a utilização da fotografia poderia ser ilegal. Houve também uma sugestão de uma ex-eurodeputada do PS para que este tipo de contas fossem legisladas e, no caso de anonimato, ilegalizadas”, contou um dos criadores do perfil satírico ao Observador.

Tanto o gabinete do primeiro-ministro como a assessoria de imprensa do PS garantem à publicação que não apresentaram qualquer queixa ao Twitter por causa da conta.

Da parte do Twitter, recusam-se comentários directos ao caso. A rede social, contactada pelo Observador, redirecciona quaisquer questões para o seu regulamento, nomeadamente para o ponto que frisa que “a falsificação de identidade é uma violação das regras do Twitter“.

“Contas que retratem uma outra pessoa de uma forma confusa ou enganadora podem ser permanentemente suspensas no âmbito da política de representação”, diz a referida regra do Twitter.

Todavia, os perfis fictícios de sátira são habituais na rede social e o Observador faz até referência à conta Pedro o PM, que satiriza com Passos Coelho e que continua activa.

ZAP

11 Comments

  1. No governo à tão pouco tempo com o apoio da esquerda radical e já temos ” CENSURA”. Não tarda caminhamos para a liberdade de expressão da Venezuela e da Coreia do Norte onde criticar o querido líder dá pena de morte . Já faltou mais. VERGONHA.

  2. Censura e ditadura, cheira-me a socialismo sul-americano e outros ainda mais refinados que por aí sobrevivem à base da força e do medo.

  3. Estes fascistas-sociais, já começaram a “obra”! Acham legítimo e democrático abusarem do bom nome de Pedro Passos Coelho, mas já não se pode gozar um oportunista que perdeu eleições, e fez-se P.M., sem o Povo o ter mandatado para tal, e ainda por cima é arrogante narcisista e completamente egocentrista, o homem até mete nojo! Esse tratante, apenas se quis ver no lugar do legítimo P.M., para no fim de contas penalizar mais o português comum, menos os canalhas oportunistas que se vão encher à custa do trabalhor honesto! Temos que nos ver livres deste individuo depressa, vai ser difícil porque ele não vai largar o osso com facilidade como todos da sua iguala! Só descansa quando o país stiver outra vez na ruína ou não fosse ele o n.2, do governo do 44!

  4. “o português comum”…. Refere-se á banca, que ajudou a enterrar o país? São esses? Curiosamente o Passos tem bom nome e não se deve desrrespeitar, mas o Costa já se pode… Coerência…
    E, para que entenda de uma vez por todas, a força (ou forças) política que tiver mais deputados na Assembleia tem o direito de propôr um Primeiro Ministro ao Presidente da República. Foi isso que aconteceu quando o Portas e o Passos formaram Governo e foi o que aconteceu desta vez também! Como diria a ex Ministra da Justiça no Parlamento “Democracia, Democracia, Democracia”!
    Mas não me parece que saiba o que isso é…
    Ruina? O País? Sim! E o Costa vai tentar (provavelmente sem sucesso, por causa da merd… feita pelo Passos e Portas) tirar-nos de lá. Talvez devesse chamar o Tom Cruise… Parece-me uma Missão Impossível…

  5. Estes PAFiosos nao tem emenda. Pese embora o tom tendencioso e enganador do texto, este nao consegue esconder que os FACTOS, que sao o que o TWITER diz que fez a’ conta, sao muito diferentes das “interpretacoes”. Do que o Twitter diz pode concluir-se :
    1) Ou que a conta foi fechada porque os chicos espertos do Comite Central PAFioso que a criou mentiu na identidade do dono da conta (o que nao admira, esta’ na massa do sangue, somando-se a cobardia – nao queria que os portugueses soubessem que a “rede social” nao passava de um assessor do Senhor PAssos Fedelho);
    2) ou que a conta foi fechada porque as representacoes “parodias” do que era atribuido ao Antonio Costa eram grosseiras falsificacoes e enganosas, uma “parodia” a dar a entender coisas que sao pura e simplesmente falsas e difamatorias (o que idem aspas, nao adimra nada).

    A tentativa do “articulista” de referir que a conta que parodia o PAssos Fedelho nao foi fechada, sugerindo motivos politicos, ou seja, que o TWItter foi tomado de assalto pelos perigosos esquerdistas, e’ por isso patetica, pois o que , a’ luz do afirmado pelo Twitter, isso significa apenas:
    1) Quem criou a conta a parodiar com o Passos fedelho nao mentiu sobre a sua identidade (o que nao admira, pois o normal e’ ter orgulho disso), ou
    2) As parodias ao senhor Passos Fedelho eram todas baseadas nos factos, e nao difundiam mentiras sobre o que esse senhor diz e faz (o que tambem nao admira, pois qualquer portugues com cerebro e que nao esteja a soldo dos interesses dos bancos e cia, nao precisa de mentir sobre esse senhor para o parodiar).

    Todo este chorrilho de gritos de censura “esquerdsta”, de resto a razao para que foi escrito este artigo e da maneira tendenciosa que foi, E’ pois uma bela prova do mais tipico PAFiosismo: factos nao interessam, nos inventamos uma mentira e a seguir gritamos “malandros” para ver se mais alguns patetas caiem na esparrela PAFiosa.

    Porque nao vao todos para o Twitter? Ai’ e’ que era um descanso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.