“Uma mancha de tinta em água limpa.” Novo foco de infeção preocupa Coreia do Sul

Franck Robichon / EPA

Um novo surto de coronavírus no bairro de Itaewon, conhecido pela sua vida noturna, em Seul, está a preocupar as autoridades da Coreia do Sul.

A Coreia do Sul regressou à normalidade. Desde quarta-feira, os trabalhadores regressaram aos seus postos de trabalhos, as escolas começam a reabrir já na próxima semana e os 600 mil militares receberam a notícia do levantamento da ordem de permanência nos quartéis.

No entanto, avança o Diário de Notícias, as autoridades avisaram que os números de casos confirmados de covid-19 iriam aumentar, uma vez que tinha identificado um novo grupo de infeções ligadas a um homem de 29 anos, que terá espalhado o vírus a outros 14 indivíduos, durante um passeio em Seul e em quatro cidades vizinhas.

O homem terá visitado três clubes noturnos na passada sexta-feira, sem máscara, e nos locais havia cerca de 1.500 pessoas. O indivíduo só começou a apresentar sintomas de infeção no sábado.

Entre os 12 novos casos confirmados incluem-se três estrangeiros e um soldado sul-coreano, ligados a três clubes noturnos no bairro multicultural de Itaewon, na capital da Coreia do Sul.

Agora, o Governo está a ponderar emitir uma ordem administrativa pedindo a locais de entretenimento, como discotecas e bares, que suspendam voluntariamente as operações durante, pelo menos, mais um mês, anunciou na sexta-feira Yoon Tae-ho, diretor-geral da política de saúde pública.

Kim Gang-lip, vice-ministro da Saúde, disse que este caso “é como deixar cair uma mancha de tinta em água limpa”. Uma vez que é “muito provável que haja mais casos no futuro”, o governante instou as pessoas a ficarem em casa e a contactarem as autoridades caso tenham sintomas relacionados com a covid-19.

A Coreia do Sul era, inicialmente, um dos países mais atingidos, mas passou rapidamente a ser um caso de sucesso no combate à pandemia, graças à política agressiva de testes generalizados e de rastreio de contactos. Agora, estes novos casos representam um revés para o país.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …