“Uma mancha de tinta em água limpa.” Novo foco de infeção preocupa Coreia do Sul

Franck Robichon / EPA

Um novo surto de coronavírus no bairro de Itaewon, conhecido pela sua vida noturna, em Seul, está a preocupar as autoridades da Coreia do Sul.

A Coreia do Sul regressou à normalidade. Desde quarta-feira, os trabalhadores regressaram aos seus postos de trabalhos, as escolas começam a reabrir já na próxima semana e os 600 mil militares receberam a notícia do levantamento da ordem de permanência nos quartéis.

No entanto, avança o Diário de Notícias, as autoridades avisaram que os números de casos confirmados de covid-19 iriam aumentar, uma vez que tinha identificado um novo grupo de infeções ligadas a um homem de 29 anos, que terá espalhado o vírus a outros 14 indivíduos, durante um passeio em Seul e em quatro cidades vizinhas.

O homem terá visitado três clubes noturnos na passada sexta-feira, sem máscara, e nos locais havia cerca de 1.500 pessoas. O indivíduo só começou a apresentar sintomas de infeção no sábado.

Entre os 12 novos casos confirmados incluem-se três estrangeiros e um soldado sul-coreano, ligados a três clubes noturnos no bairro multicultural de Itaewon, na capital da Coreia do Sul.

Agora, o Governo está a ponderar emitir uma ordem administrativa pedindo a locais de entretenimento, como discotecas e bares, que suspendam voluntariamente as operações durante, pelo menos, mais um mês, anunciou na sexta-feira Yoon Tae-ho, diretor-geral da política de saúde pública.

Kim Gang-lip, vice-ministro da Saúde, disse que este caso “é como deixar cair uma mancha de tinta em água limpa”. Uma vez que é “muito provável que haja mais casos no futuro”, o governante instou as pessoas a ficarem em casa e a contactarem as autoridades caso tenham sintomas relacionados com a covid-19.

A Coreia do Sul era, inicialmente, um dos países mais atingidos, mas passou rapidamente a ser um caso de sucesso no combate à pandemia, graças à política agressiva de testes generalizados e de rastreio de contactos. Agora, estes novos casos representam um revés para o país.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …