Físicos transportam luz armazenada numa “mala” feita de átomos ultrafrios

(dr) Windpassinger group

Uma equipa de físicos transportou, com sucesso, luz armazenada numa memória quântica por uma distância de 1,2 milímetros.

Físicos da Universidade de Mainz, na Alemanha, armazenaram luz numa memória quântica e transportaram-na por uma distância de 1,2 milímetros, um feito nunca conseguido até então. De acordo com o Phys, a equipa demonstrou que o processo de transporte controlado, assim como a sua dinâmica, têm um impacto pequeno nas propriedades da luz armazenada.

A equipa usou átomos de rubídio 87 ultrafrios como meio de armazenamento para alcançar um alto nível de eficiência de armazenamento e uma longa vida útil dos pulsos luminosos. “Armazenamos a luz colocando-a dentro de uma mala, só que esta mala era feita de uma nuvem de átomos”, explicou o líder da equipa, Patrick Windpassinger.

Depois, “movemos a mala por uma curta distância e retiramos a luz”. “Esta experiência é muito interessante não só para a física em geral, mas também para a comunicação quântica, porque a luz não é muito fácil de ‘capturar’.”

Usando uma técnica conhecida como transparência induzida eletromagneticamente, os pulsos de luz incidentes podem ser capturados e mapeados para criar uma excitação coletiva de átomos, que funcionam como meio de armazenamento – uma memória.

Como o processo é reversível, a luz pode ser recuperada novamente com alta eficiência. Na verdade, este processo já foi utilizado para armazenar a luz durante 1 minuto, mas nunca a tinham conseguido retirar. Agora, esta experiência demonstrou que as informações inicialmente armazenadas na luz podem ser recuperadas posteriormente no local de destino.

No futuro, segundo avança o Europa Press, a equipa pretende desenvolver uma memória do tipo “pista de corrida” para a luz, com secções separadas de leitura e escrita. Este tipo de memória, também conhecido como racetrack, só que para eletrões, tem sido estudada na última década para substituir os discos rígidos.

Se funcionar com luz, uma memória “pista de corrida” pode ser mais rápida e funcionar diretamente com qualquer tecnologia quântica ou fotónica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 só explica 27,5% do acréscimo de mortalidade

As mortes por covid-19 em Portugal entre 02 de março e 18 de outubro representam apenas 27,5% do acréscimo da mortalidade registado relativamente à média dos últimos cinco anos, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional …

PCP desafia Governo a renacionalizar os CTT

O secretário-geral do PCP desafiou hoje o Governo a responder "à chantagem" do "grupo Champalimaud", retirar-lhe a concessão do serviço postal e renacionalizar os CTT. A proposta foi feita por Jerónimo de Sousa depois de estar …

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …