Físicos transportam luz armazenada numa “mala” feita de átomos ultrafrios

(dr) Windpassinger group

Uma equipa de físicos transportou, com sucesso, luz armazenada numa memória quântica por uma distância de 1,2 milímetros.

Físicos da Universidade de Mainz, na Alemanha, armazenaram luz numa memória quântica e transportaram-na por uma distância de 1,2 milímetros, um feito nunca conseguido até então. De acordo com o Phys, a equipa demonstrou que o processo de transporte controlado, assim como a sua dinâmica, têm um impacto pequeno nas propriedades da luz armazenada.

A equipa usou átomos de rubídio 87 ultrafrios como meio de armazenamento para alcançar um alto nível de eficiência de armazenamento e uma longa vida útil dos pulsos luminosos. “Armazenamos a luz colocando-a dentro de uma mala, só que esta mala era feita de uma nuvem de átomos”, explicou o líder da equipa, Patrick Windpassinger.

Depois, “movemos a mala por uma curta distância e retiramos a luz”. “Esta experiência é muito interessante não só para a física em geral, mas também para a comunicação quântica, porque a luz não é muito fácil de ‘capturar’.”

Usando uma técnica conhecida como transparência induzida eletromagneticamente, os pulsos de luz incidentes podem ser capturados e mapeados para criar uma excitação coletiva de átomos, que funcionam como meio de armazenamento – uma memória.

Como o processo é reversível, a luz pode ser recuperada novamente com alta eficiência. Na verdade, este processo já foi utilizado para armazenar a luz durante 1 minuto, mas nunca a tinham conseguido retirar. Agora, esta experiência demonstrou que as informações inicialmente armazenadas na luz podem ser recuperadas posteriormente no local de destino.

No futuro, segundo avança o Europa Press, a equipa pretende desenvolver uma memória do tipo “pista de corrida” para a luz, com secções separadas de leitura e escrita. Este tipo de memória, também conhecido como racetrack, só que para eletrões, tem sido estudada na última década para substituir os discos rígidos.

Se funcionar com luz, uma memória “pista de corrida” pode ser mais rápida e funcionar diretamente com qualquer tecnologia quântica ou fotónica.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Plano de testagem em massa. Pessoas assintomáticas ou sem exposição também vão ser testadas

O Instituto de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) divulgou, esta terça-feira, o plano de promoção da operacionalização da estratégia de testagem em Portugal. De acordo com o jornal Público, a estratégia de testagem em Portugal vai …

Fim das moratórias teve "impacto reduzido". Possibilidade de extensão é "muito escassa"

Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), disse no Parlamento que o fim das moratórias teve um "impacto muito reduzido" nas famílias no mês de março, tendo registado um número "muito baixo" …

A água é cada vez mais escassa (e a culpa é de alguns destes alimentos)

Um novo estudo mediu o impacto do uso de água em várias dietas habituais nos Estados Unidos. O consumo de carne é o que mais contribui para este problema. O sistema alimentar precisa de água para …

Desfile do 25 de Abril vai voltar à Avenida da Liberdade. Participantes têm de registar-se

O tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril de 1974 vai regressar à Avenida da Liberdade, com algumas regras definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), confirmou esta terça-feira à Lusa o coronel Vasco Lourenço. O presidente …

MP e Sócrates pedem anulação da decisão de Ivo Rosa na Operação Marquês

O Ministério Público (MP) e a defesa de José Sócrates pedem a nulidade da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo judicial da Operação Marquês, considerando que houve uma "alteração substancial dos factos". Os procuradores …

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio, considerada a versão mais leve de um átomo daquele elemento. Os investigadores realçam que a sua produção "é muito difícil". Uma equipa de investigadores produziu a …

Uma das estrelas mais próximas da Terra pode ser uma fábrica de matéria escura

A estrela vermelha gigante Betelgeuse pode estar a produzir toneladas de partículas hipotéticas de matéria escura chamadas axiões que, se existirem, emitirão um sinal revelador. Sendo um ponto vermelho brilhante na constelação de Órion, Betelgeuse é …

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …