/

Fisco enganado por rede criminosa: prejuízo de 17 milhões de euros

1

Carros de luxo no sistema que envolveu criminosos em três países. Foi a polícia espanhola que conseguiu travar o esquema.

Portugal, Espanha e Alemanha foram os países envolvidos num esquema criminoso que envolvia carros de luxo.

Os criminosos, explica o Jornal de Notícias, compravam e vendiam carros usados entre empresas da Alemanha e Portugal – para depois serem vendidos em Espanha.

Utilizavam o Regime Especial de Bens Usados. Era uma fraude para não pagar o IVA – esse regime define isenção do IVA em produtos em segunda mão.

Esse passo era conseguido através de uma empresa portuguesa que “criava opacidade na cadeia comercial”.

Já em Espanha, os veículos eram vendidos a concessionários cúmplices; alguns carros desportivos de luxo seguiam para organizações ligadas ao tráfico de droga – que os alugavam, através de testas de ferro, precisamente para transporte de drogas.

O dinheiro ganho em Espanha ia para contas de 24 empresas portuguesas, seguindo depois para contas na Alemanha.

Também serviram-se de empresas fictícias, “tirando partido das regras da União Europeia em matéria de transacções transfronteiriças”. Mais de 200 empresas envolvidas.

Este esquema, tendo fugido ao IVA, originou prejuízos de mais de 17 milhões de euros às contas públicas.

Até que foram travados pela polícia espanhola. Foram detidas 49 pessoas e apreendidos quatro carros, além de bloqueadas 84 viaturas e 55 contas bancárias com um saldo superior a 500 mil euros.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.