Fisco deteta fuga de 217 milhões com cruzamento de dados

SXC

-

O cruzamento de dados fiscais e bancários permitiu às Finanças verificar que, no ano passado, houve uma fuga de, pelo menos, 217 milhões de euros.

De acordo com o Diário Económico, que teve acesso ao relatório do combate à fraude e evasão fiscais de 2014, existem diferenças substanciais entre os valores que os contribuintes recebem e os valores que os contribuintes gastam.

O cruzamento dos dados fiscais e dos pagamentos com cartões de crédito e de débito, recebidos pela Autoridade Tributária (AT) das instituições de crédito, permitiu ao Governo identificar, no ano passado, cerca de 217 milhões de euros que não foram declarados pelos contribuintes mediante a não emissão de faturas ou situações de subfaturação.

De acordo com o documento, foram detetadas “situações de potenciais irregularidades por omissões à matéria coletável/rendimento tributável de Imposto sobre o Rendimento (IRS e IRC) e base tributável de IVA, estimadas em cerca 217 milhões de euros”, dando conta de “um elevado volume de divergências existentes (valores de pagamentos por TPA e os valores declarados em IRC, IRS e IVA)”.

O relatório reporta ainda que contribuintes identificados neste cruzamento de dados “estão a ser alvo de centenas de ações de inspeção para controlo da situação tributária, tendo já sido recuperado milhões de euros através de regularizações voluntárias e coercivas“, cita o Económico.

No ano passado, as dívidas dos portugueses ao Fisco eram superiores a 14 milhões de euros, tendo sido instaurados 457 processos para levantar o sigilo bancário. Destes 366 foram resolvidos com a autorização voluntária dos respetivos contribuintes.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Eu avisei… Não pediram facturas até pelos cafés??
    Agora teem a vossa vida devassada..
    BEM FEITA.. voltou a PIDE!
    Agora quero ver como é que justificam gastar mais do que ganham hahahahahaha

  2. Sr. Rui Almeida, não vejo aonde existe o problema de pedir faturas.
    A titulo de exemplo se em sua casa entrarem 2000€ e você gastar 3000 das duas uma ou você tem uma arvore que dá dinheiro, ou então ganha-o ilicitamente.

  3. Ora, 70% dos portugueses realiza pequenos biscates nos fins de semana ou feriados. E é ai que está a diferença entre o que entra e o que se gasta. Ou quer que pague impostos até pelos biscates!? Neste caso vamos viver todos do RSI pois não vale a pena trabalhar…

    • Todos os ganhos são tributados…. E os biscates ou não biscates são ganhos. E deles todos temos de contribuir para que os impostos de outros sejam aliviados, poir não fazerem biscates…

  4. Das 2 uma ou o P.Coelho este ano pede factura na casa da manta rota ou é o dono da casa que lha vai passar senão é mais um para para ser detectado nas fugas.
    Mas acho que deve ser o dono a pedir pois o PC pensa assim: “eu não sabia que era preciso pedir factura…se soubesse disso até eu a tinha pedido e posto no e-factura”.
    Daqui a uns 10 anos ele vai pagar o IVA dessas facturas quando um jornalista lhe fizer essa pergunta e for PR pois o povinho com cérebro de uns poucos kilo bits de memória depressa esquece a votará nele daqui a uns anitos como fez com o senhor Aníbal.
    Ou não pois o arrendador deve estar numa lista vip da AT.

RESPONDER

Japão acusa Coreia do Sul de minar confiança ao colocar fim na partilha de dados militares

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, acusou esta sexta-feira a Coreia do Sul de minar a confiança entre os dois países ao cancelar um acordo de partilha de informações militares. As declarações de Shinzo Abe foram proferidas …

Há uma nova denúncia contra Harvey Weinstein

O produtor de cinema Harvey Weinstein, que enfrenta dois processos por agressão sexual em Nova Iorque, terá uma nova audiência na próxima segunda-feira para ser informado de uma nova denúncia apresentada, informou na quinta-feira o …

Venezuela. Maduro ordena construção de novo satélite de telecomunicações

Nicolás Maduro anunciou que a Venezuela vai ter um novo satélite de telecomunicações, que vão ser feitos investimentos para ativar as redes 4G e 5G nas operadoras estatais e para levar fibra ótica aos venezuelanos. "Ordeno …

Departamento de Justiça dos EUA enviou email com link para site supremacista e antissemita

Uma divisão do Departamento de Justiça norte-americano enviou um email para juízes de imigração com um link para um blogue supremacista branco, repleto de referências antissemitas. A mensagem, enviada pelo gabinete executivo de avaliação de imigração …

Indonésia tenta parar violência na Papua com envio de tropas e corte da Internet

O corte do acesso à Internet na Papua e territórios adjacentes e o envio de pouco mais de um milhar de efetivos do exército são a resposta do Governo indonésio à onda de distúrbios que …

Itália tem até terça-feira para formar novo Governo

O Presidente de Itália disse esta quinta-feira, após consultas com os partidos, que há uma maioria parlamentar disposta a formar um novo Governo, pelo que vai permitir estas negociações e convocará novamente os partidos na …

Câmara de Cascais paga multa de 200 mil euros por construção ilegal na praia

A Câmara Municipal de Cascais foi condenada a pagar 200 mil euros pela construção ilegal de um acesso em betão à praia do Abano. A construção que data a 17 de junho de 2009 foi conduzida …

Ocean Viking vai desembarcar em Malta. Reservas de mantimentos estão a chegar ao fim

As reservas de mantimentos para os 356 ocupantes do navio Ocean Viking só são suficientes para quatro dias, alertou esta sexta-feira a organização Médicos Sem Fronteiras frisando que o navio está há 19 dias no …

"Não se cumpre a lei". Veterinários acusam autoridades de não recolherem animais abandonados

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, acusou ontem as autoridades de não estarem a cumprir a lei que obriga a recolher os animais abandonados. Em setembro de 2018, passou a ser aplicada no …

"A Leonor é transexual. Ela existe. É a minha filha." Pais ao lado do Governo e contra a direita

A polémica em torno da Lei de Identidade de Género continua, com as críticas da Direita e com uma petição contra a legislação que já vai em mais de 27 mil assinaturas. Associações de pais …