Fisco apanha rendas ilegais com as facturas de água e luz

Simon Collison / Flickr

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) prepara-se para fazer o cruzamento dos dados entre os contratos de água, luz, gás e telefone fixo e os alusivos ao arrendamento de imóveis, um procedimento que vai permitir detectar as rendas em situação ilegal.

O Jornal de Notícias reporta que a Autoridade Tributária e Aduaneira alargou até Novembro próximo o prazo para que as empresas de água, luz, gás e telefone fixo lhe comuniquem os dados dos respectivos contratos com os contribuintes.

Nessas comunicações, as empresas de fornecimento dos serviços terão que revelar, nomeadamente, “a data de realização do contrato, a morada e as identificações do cliente e do proprietário do imóvel“, conforme adianta o Jornal de Notícias.

Deste modo, os inspectores do Fisco poderão facilmente cruzar dados entre os titulares desses contratos e os contratos de arrendamento existentes, ou não, para o imóvel em causa.

Caso sejam detectadas situações em que não se procede à emissão de recibo de renda, os senhorios dos imóveis terão que explicar-se e poderão vir a ser alvo de processos e consequentes coimas.

Entretanto, a título preventivo, o Fisco estará a alertar os proprietários, através de comunicação por e-mail, para que “assinalem as rendas na declaração do IRS que está agora a ser entregue, evitando coimas e custos posteriores”, acrescenta o Jornal de Notícias.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Poderia alguém algures na Manta Rota a pensar “ai que este ano com uma noticia destas vou ser apanhado” . Descanse que não precisa de passar recibo ao senhor pois deve ficar numa “LISTA” protegida ou se for apanhado sempre pode dizer “eu não sabia que era necessário passar fatura para alugar a casita nas férias”. E o tal senhor que se tinha esquecido de pagar impostos este ano pede fatura lá na Manta Rota ou vai-se esquecer? Afinal nem fiquei a perceber quanto afinal ele devia pois os media depressa se calaram com o assunto.

  2. só gostava de saber como é que a AT pode aceder a essas faturas sem uma ordem judicial. que eu saiba somos todos inocentes até provas em contrário. estado de direito só para algum, para os outros estado policial.

    • Consulte o e-factura. As empresas estão a registar todas as facturas no e-factura . AT tem acesso a tudo. E eu não me lembro de me pedirem qualquer autorização.

    • Como?!
      Realmente, é muito difícil de saber…
      Ordem judicial?! Hahahaa..

      Quando não se tem conhecimento sobre determinado assunto, convém não fazer comentários, senão acontece isso que aconteceu (e não fica nada bem)…

      Eu acho muito bem!
      Quem não deve não teme!

  3. A “notícia” mais parece “contra-informação”… Expediente utilizado por um partido, através de piões de brega, que a põem a circular…Boatos e o povo consome!!!
    Ainda vivemos num estado de direito democrático…

  4. Acho graça a esta noticia. Eu gostava de saber como é que o fisco apanha o senhorio da minha filha que está numa casa, que não tem porta do quarto e outras reparações que “”esqueceu-se”” de fazer, paga por mês €400. Não faz contrato, não passa recibo e da casa dele é que fornece a água e a eletricidade, ou seja, ele alterou a casa e fez mais dois apartamentos que estão arrendados, sem autorização da Câmara. Instalou um contador da luz nas duas casas que tem arrendadas para que os inquilinos lhe paguem a eletricidade que gastam. O contador principal está na casa dele. O gás é de garrafa. Portanto, eu gostava de saber como é que a AT vai apanhar este senhor que foge ao fisco como o diabo foge da cruz. Tinha mais coisas a acrescentar.

    • Acha graça à situação porque, coitado, depois de uma descrição destas, ainda não percebeu que o problema é a sua filha e não o “fisco”!!
      Então, admite (e sabe que a filha compactua com) uma situação dessas e depois ainda “pede” esclarecimentos ao fisco?!..
      Há gente que não tem mesmo noção do ridículo…

  5. Sinceramente. Tive de desistir do país que amo: Portugal. Este governo está a matar o país… Jovens, venham para a Alemanha. Serão bem recebidos, vão ganhar 4x mais e vão ser respeitados como cidadãos, coisa que o nosso governo não faz….

RESPONDER

Cientistas criam hidrogel que se cura a si mesmo como a pele humana

A carne artificial, que pode vir a ser essencial para futuros desenvolvimentos em robótica e dispositivos médicos, está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Cientistas na Austrália criaram um novo material gelatinoso que, asseguram, …

As estranhas "riscas de tigre" de Encélado foram finalmente explicadas

A lua gelada de Saturno, Encélado, tem despertado especial interesse na comunidade científica desde que foi observada em detalhe pela sonda espacial da NASA Cassini em 2005. Agora, uma equipa de cientistas encontrou resposta para …

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …