Fisco apanha rendas ilegais com as facturas de água e luz

Simon Collison / Flickr

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) prepara-se para fazer o cruzamento dos dados entre os contratos de água, luz, gás e telefone fixo e os alusivos ao arrendamento de imóveis, um procedimento que vai permitir detectar as rendas em situação ilegal.

O Jornal de Notícias reporta que a Autoridade Tributária e Aduaneira alargou até Novembro próximo o prazo para que as empresas de água, luz, gás e telefone fixo lhe comuniquem os dados dos respectivos contratos com os contribuintes.

Nessas comunicações, as empresas de fornecimento dos serviços terão que revelar, nomeadamente, “a data de realização do contrato, a morada e as identificações do cliente e do proprietário do imóvel“, conforme adianta o Jornal de Notícias.

Deste modo, os inspectores do Fisco poderão facilmente cruzar dados entre os titulares desses contratos e os contratos de arrendamento existentes, ou não, para o imóvel em causa.

Caso sejam detectadas situações em que não se procede à emissão de recibo de renda, os senhorios dos imóveis terão que explicar-se e poderão vir a ser alvo de processos e consequentes coimas.

Entretanto, a título preventivo, o Fisco estará a alertar os proprietários, através de comunicação por e-mail, para que “assinalem as rendas na declaração do IRS que está agora a ser entregue, evitando coimas e custos posteriores”, acrescenta o Jornal de Notícias.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Poderia alguém algures na Manta Rota a pensar “ai que este ano com uma noticia destas vou ser apanhado” . Descanse que não precisa de passar recibo ao senhor pois deve ficar numa “LISTA” protegida ou se for apanhado sempre pode dizer “eu não sabia que era necessário passar fatura para alugar a casita nas férias”. E o tal senhor que se tinha esquecido de pagar impostos este ano pede fatura lá na Manta Rota ou vai-se esquecer? Afinal nem fiquei a perceber quanto afinal ele devia pois os media depressa se calaram com o assunto.

  2. só gostava de saber como é que a AT pode aceder a essas faturas sem uma ordem judicial. que eu saiba somos todos inocentes até provas em contrário. estado de direito só para algum, para os outros estado policial.

    • Consulte o e-factura. As empresas estão a registar todas as facturas no e-factura . AT tem acesso a tudo. E eu não me lembro de me pedirem qualquer autorização.

    • Como?!
      Realmente, é muito difícil de saber…
      Ordem judicial?! Hahahaa..

      Quando não se tem conhecimento sobre determinado assunto, convém não fazer comentários, senão acontece isso que aconteceu (e não fica nada bem)…

      Eu acho muito bem!
      Quem não deve não teme!

  3. A “notícia” mais parece “contra-informação”… Expediente utilizado por um partido, através de piões de brega, que a põem a circular…Boatos e o povo consome!!!
    Ainda vivemos num estado de direito democrático…

  4. Acho graça a esta noticia. Eu gostava de saber como é que o fisco apanha o senhorio da minha filha que está numa casa, que não tem porta do quarto e outras reparações que “”esqueceu-se”” de fazer, paga por mês €400. Não faz contrato, não passa recibo e da casa dele é que fornece a água e a eletricidade, ou seja, ele alterou a casa e fez mais dois apartamentos que estão arrendados, sem autorização da Câmara. Instalou um contador da luz nas duas casas que tem arrendadas para que os inquilinos lhe paguem a eletricidade que gastam. O contador principal está na casa dele. O gás é de garrafa. Portanto, eu gostava de saber como é que a AT vai apanhar este senhor que foge ao fisco como o diabo foge da cruz. Tinha mais coisas a acrescentar.

    • Acha graça à situação porque, coitado, depois de uma descrição destas, ainda não percebeu que o problema é a sua filha e não o “fisco”!!
      Então, admite (e sabe que a filha compactua com) uma situação dessas e depois ainda “pede” esclarecimentos ao fisco?!..
      Há gente que não tem mesmo noção do ridículo…

  5. Sinceramente. Tive de desistir do país que amo: Portugal. Este governo está a matar o país… Jovens, venham para a Alemanha. Serão bem recebidos, vão ganhar 4x mais e vão ser respeitados como cidadãos, coisa que o nosso governo não faz….

RESPONDER

Astrónomos encontram 39 galáxias tão rápidas que nem o Hubble as consegue ver

Galáxias antigas e massivas têm-se escondido no nosso Universo - e esconderam-se tão bem que são "invisíveis" ao olhos do famoso Telescópio Hubble. Mas agora, os astrónomos que examinaram dados infravermelhos descobriram 39 destas galáxias, a …

Beber 3 ou mais cafés por dia pode provocar enxaquecas

Um estudo procurou avaliar o papel do consumo de cafeína como potencial desencadeador de enxaquecas no próprio dia, ou no dia a seguir. Apesar das teorias que dizem que o café pode provocar dores de cabeça …

Os Neandertais tinham "ouvidos de nadador"

Crescimento ósseo anormal no canal auditivo era surpreendentemente comum em neandertais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington. As exostoses auditivas externas são densos crescimentos ósseos que se projetam para dentro do canal …

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …