Financial Times descobre erros no Excel de bestseller sobre desigualdade

Sue Gardner / Wikimedia

Thomas Piketty, professor na Paris School of Economics.

O escritor francês Thomas Piketty, professor na Paris School of Economics.

O jornal britânico Financial Times publicou esta sexta-feira um trabalho de análise ao ‘bestseller’ “Capital no Século XXI”, do francês Thomas Piketty, no qual alerta para uma série de erros em cálculos e entradas de dados no Excel.

“Os dados sobre os quais assenta o livro, de 577 páginas, do professor Thomas Piketty, que tem dominado as listas de mais vendidos nas semanas recentes, contém uma série de erros que distorcem as suas descobertas. O FT encontrou enganos e entradas por explicar nas suas bases de dados, semelhantes aos que no ano passado minaram o trabalho sobre dívida pública e crescimento de Carmen Reinhart e Kenneth Rogoff”, escreve o jornalista Chris Giles, que assina a peça.

Numa resposta publicada na íntegra pelo jornal, Piketty, que se tornou numa sensação mundial aplaudida por figuras como o Nobel da Economia Paul Krugman, agradece a atenção atribuída às bases de dados que disponibilizou na íntegra na Internet e admite que “se o FT apresentar estatísticas e listas de riqueza mostrando o oposto [das suas descobertas]”, terá “todo o interesse em ver essas estatísticas” e mudar a sua conclusão.

Krugman, um dos primeiros a analisar o livro de Piketty num texto para a New York Review of Books, explicava que “a grande ideia de ‘Capital no Século XXI’ não é que se esteja a regredir para um nível de desigualdade salarial semelhante ao do século XIX, mas que também se está a assistir a um caminho de volta ao ‘capitalismo patrimonial’, em que os elementos de comando da economia são controlados não por indivíduos talentosos, mas por dinastias familiares”.

O Financial Times refere ter descoberto “erros de transcrição simples [‘fat-finger’], técnicas de médias subótimas, múltiplos ajustes aos números sem explicação, entradas de dados sem fontes, uso inexplicado de períodos diferentes e usos inconsistentes de fontes”.

Desta forma, o diário considera ter encontrado informação suficiente para contrariar a tese do professor da Paris School of Economics de que o sistema económico atual está a assistir a uma concentração de riqueza junto dos indivíduos de maiores posses.

Piketty realça que as suas próprias estimativas sobre a concentração de riqueza não tomam em conta os ativos existentes em ‘off-shores’, pelo que “provavelmente erram por baixo”.

O livro de Piketty, publicado em França em setembro e em inglês em março, já vendeu mais de 200.000 exemplares só nesta última língua, mesmo sem estar disponível nas livrarias do Reino Unido.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …