Síria anuncia fim do Estado Islâmico no país

Zouhir Al Shimale / EPA

As Forças Democráticas Sírias anunciaram este sábado que o “califado” do grupo extremista Daesh, o auto-proclamado Estado Islâmico (EI), foi totalmente eliminado, depois de combates em Bagouz, o último reduto jihadista na Síria.

“As Forças Democráticas da Síria (SDF) declaram a total eliminação do autoproclamado califado e a derrota territorial de 100% do Estado Islâmico”, declarou um porta-voz do SDF, Mustefa Bali, em comunicado.

“Bagouz é livre e a vitória militar contra o Daesh foi alcançada“, acrescentou. O SDF sublinhou ainda que vai continuar a combater o que resta do grupo extremista até que este seja completamente erradicado.

Combatentes curdos e árabes das Forças Democráticas Sírias (FDS), apoiadas pela coligação internacional liderada pelos EUA, estavam há várias semanas a combater os jihadistas no que consideravam ser o seu último reduto: a cidade de Bagouz, no interior da Síria.

Os Estados Unidos dirigem a coligação internacional que integra mais de 70 países, com o apoio do Conselho de Segurança da ONU, para combater o terrorismo na Síria e no Iraque. Embora já não controle territórios, os Estados Unidos calculam que o grupo extremista ainda tem até 20 mil militantes na Síria e no Iraque.

“Cremos que existem entre 15 mil e 20 mil seguidores do EI, seguidores armados ativos, embora muitos integrem células adormecidas na Síria e no Iraque”, indicou, na semana passada, o enviado especial dos Estados Unidos para a Síria, James Jeffrey.

As FDS – uma aliança militar liderada por milícias curdas e apoiadas por uma coligação internacional liderada pelos EUA – já terão realocado todas as mulheres e crianças que se encontravam em três campos nas províncias vizinhas da zona do ataque agora iniciado contra o movimento jihadista.

Desde o início de dezembro, mais de 50 mil pessoas deixaram a zona adjacente ao reduto do Estado Islâmico, segundo o Observatório Sírio para Direitos Humanos.

Depois de, em 2014, ter conquistado todo o território da Síria e do Iraque, e de se ter autoproclamado um “califado”, o Estado Islâmico impôs-se na região, até ter começado a ser dizimado, nos últimos dois anos, pela coligação internacional e pelas milícias curdas. A guerra na Síria iniciou-se em 2015, tendo já feito mais de 360 mil mortos e levando vários milhões de pessoas a sair da Síria.

Em dezembro, o Presidente dos Estados Unidos anunciou que iria retirar os cerca de dois mil soldados americanos da Síria, a combater na aliança das FDS, alegando que o combate contra os jihadistas estava praticamente terminado e o Estado Islâmico dizimado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Agora vão ser recebidos nesta Europa solidária e mais tarde vão-nos tratar da saúde, enquanto nós formos passivos e deixarmos os nossos políticos fazerem de nós o que bem entenderem será assim o nosso destino!.

RESPONDER

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …

A automatização pode acabar com 800 milhões de empregos em cerca de 15 anos

Uma análise do Bank of America Merrill Lynch revelou que cerca de 800 milhões de empregos podem desaparecer em todo o mundo até 2035. Esse resultado deve-se à diminuição do custo de automatização. Segundo noticiou o …

Portugueses que ganham até 660 euros mensais podem ficar isentos de IRS em 2020

Os portugueses que auferem até 660 euros mensais, num total de 14 meses, alcançando um máximo anual de 9.224,2 euros podem ficar isentos de IRS em 2020, avança o Jornal de Negócios. De acordo com o …

Milhares de aves encontradas mortas junto a lago na Índia. Desconhecem-se ainda as razões

No passado domingo, 2.400 pássaros - incluindo 20 espécies migratórias - foram encontrados mortos perto do Sambhar Salt Lake, na Índia. Os locais alertaram as autoridades florestais, que esperam os resultados das análises para determinar …

João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana

O internacional português João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana e pode mesmo vir a ser opção do Atlético de Madrid para o jogo frente ao Granada, marcado para o próximo dia 23 …