Ficar mais de três horas no Taj Mahal vai dar multa

Um dos monumentos mais conhecidos e considerado Património da Humanidade pela UNESCO está a ser alvo de algumas restrições por parte das autoridades locais. Tudo em nome da preservação do Taj Mahal.

A partir de agora, os turistas que passarem mais de três horas no Taj Mahal terão que pagar uma taxa adicional, de acordo com uma circular emitida pelas autoridades, informou a agência de notícias ANI.

A hora de abertura é 30 minutos antes do amanhecer e a hora do fecho é 30 minutos depois do pôr do sol. Anteriormente, os visitantes podiam visitar o monumento durante todo o dia sem restrições ou pagamentos extra.

Agora, o bilhete adquirido só é válido para três horas. Se o turista quiser permanecer mais tempo, terá de validar o bilhete e pagar um extra.

Há também outro ponto a ter atenção. Se não chegar à hora programada para entrar, terá de voltar para trás e adquirir um novo bilhete. Além disso, sete portões nas entradas leste e oeste foram instalados para controlar a entrada não autorizada, sendo cinco deles apenas para saídas.

A verdade é que, segundo os especialistas, o fluxo excessivo de pessoas está a causar danos irreversíveis no piso de mármore e nas paredes do monumento. As autoridades lutam também para impedir que o mármore branco se torne amarelo à medida que os níveis de poluição aumentam na cidade de Agra, na Índia.

No início deste ano, em fevereiro, o Supremo Tribunal repreendeu o governo por não fazer o suficiente para a manutenção do Património Mundial. Uma bancada, liderada pelo juiz SA Bobde, expressou preocupações com a proteção e preservação do Taj Mahal, bem como com a sua manutenção de acordo com os padrões internacionais.

Esta não é a primeira medida das autoridades face ao turismo de massa e preservação do monumento. Em 2008, o número de visitantes por dia foi limitado a 40 mil e os bilhetes também sofreram um aumento de preço, passando de 50 rupias para 250, para residentes, e de 16 dólares para 19, para turistas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portimonense 1-3 Sporting CP | Raphinha dá vida a visão de Bruno

O Sporting assumiu a liderança da Liga NOS, ao arrancar uma vitória por 3-1 no terreno do Portimonense. Raphinha foi o herói da partida ao apontar dois golos. Num jogo que teve um arranque louco, com …

Psicólogos revelam o que pensam as outras pessoas das suas selfies

Uma experiência com centenas de utilizadores do Instagram descobriu que aqueles que publicam muitas selfies são vistos como menos amigáveis, bem-sucedidos, extrovertidos e também mais inseguros. "Mesmo quando dois feeds têm conteúdo semelhante, como conquistas ou …

Descoberta em Alenquer uma das maiores muralhas do país do Calcolítico

Arqueólogos portugueses e espanhóis descobriram em Alenquer uma muralha monumental, uma das maiores do país do período Calcolítico, com quatro a cinco mil anos, após terem realizado este mês as primeiras escavações. A uma altitude de …

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …