Ficar mais de três horas no Taj Mahal vai dar multa

Um dos monumentos mais conhecidos e considerado Património da Humanidade pela UNESCO está a ser alvo de algumas restrições por parte das autoridades locais. Tudo em nome da preservação do Taj Mahal.

A partir de agora, os turistas que passarem mais de três horas no Taj Mahal terão que pagar uma taxa adicional, de acordo com uma circular emitida pelas autoridades, informou a agência de notícias ANI.

A hora de abertura é 30 minutos antes do amanhecer e a hora do fecho é 30 minutos depois do pôr do sol. Anteriormente, os visitantes podiam visitar o monumento durante todo o dia sem restrições ou pagamentos extra.

Agora, o bilhete adquirido só é válido para três horas. Se o turista quiser permanecer mais tempo, terá de validar o bilhete e pagar um extra.

Há também outro ponto a ter atenção. Se não chegar à hora programada para entrar, terá de voltar para trás e adquirir um novo bilhete. Além disso, sete portões nas entradas leste e oeste foram instalados para controlar a entrada não autorizada, sendo cinco deles apenas para saídas.

A verdade é que, segundo os especialistas, o fluxo excessivo de pessoas está a causar danos irreversíveis no piso de mármore e nas paredes do monumento. As autoridades lutam também para impedir que o mármore branco se torne amarelo à medida que os níveis de poluição aumentam na cidade de Agra, na Índia.

No início deste ano, em fevereiro, o Supremo Tribunal repreendeu o governo por não fazer o suficiente para a manutenção do Património Mundial. Uma bancada, liderada pelo juiz SA Bobde, expressou preocupações com a proteção e preservação do Taj Mahal, bem como com a sua manutenção de acordo com os padrões internacionais.

Esta não é a primeira medida das autoridades face ao turismo de massa e preservação do monumento. Em 2008, o número de visitantes por dia foi limitado a 40 mil e os bilhetes também sofreram um aumento de preço, passando de 50 rupias para 250, para residentes, e de 16 dólares para 19, para turistas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Algarve escolhido como melhor destino de golfe do Mundo para 2020

A Associação Internacional de Operadores de Turismo de Golfe (IAGTO) escolheu o Algarve como "melhor destino de golfe do mundo para 2020", distinção que o presidente do Turismo do Algarve atribuiu à qualidade dos 40 …

Balakov deixa cargo de selecionador da Bulgária

O treinador Krasimir Balakov deixou nesta sexta-feira o cargo de seleccionador de futebol da Bulgária, na sequência da goleada (6-0) sofrida na recepção à Inglaterra, num jogo de qualificação para o Euro 2020 marcado por …

Fez-se História no Espaço com o primeiro passeio espacial feminino

As astronautas Jessica Meir e Christina Koch saíram esta sexta-feira da Estação Espacial Internacional (EEI) no primeiro passeio orbital sem a participação de homens, durante o qual repararão um controlo das baterias da estação. A saída …

UEFA proíbe Ajax de vender bilhetes

O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA proibiu o Ajax de vender bilhetes para o próximo encontro da Liga dos Campeões, em Londres, frente ao Chelsea, a 5 de Novembro, devido ao mau …

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …

Portugal tem 796 mil “eleitores-fantasma”

Portugal tem mais 796 mil eleitores do que população residente com 18 e mais anos. O número de inscritos nos cadernos eleitorais, em território nacional, apresenta uma diferença de 9,3% face ao número de residentes …

Lenine Cunha e Ana Filipe conquistam mais duas medalhas nos INAS Global Games

Os portugueses Lenine Cunha e Ana Filipe conquistaram esta quinta-feira medalhas de prata e bronze, respetivamente, nos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, que decorre em Brisbane, na Austrália. Os dois pódios …

Homem detido em França por ameaça de ataque inspirado no 11 de setembro

Um indivíduo identificado como sendo um radical islâmico foi detido em França acusado de terrorismo devido a uma ameaça de sequestro e ataque inspirado no atentado às Torres Gémeas, nos Estados Unidos, em 2001, anunciaram …

Nick Cave and The Bad Seeds regressam a Portugal em 2020

Dois anos depois do concerto no NOS Primavera Sound, no Porto, Nick Cave and The Bad Seeds vão regressar a Portugal no Campo Pequeno, em Lisboa. Os dois concertos, marcados para 22 e 23 de abril, …