Festa do Avante gera prejuízos de quase um milhão em 4 anos

die_linke / Flickr

Jerónimo de Sousa na Festa do Avante

A Festa do Avante, evento de referência para o PCP, registou um prejuízo de 941 mil euros desde 2014, apontam os números entregues pelos comunistas à Entidade de Contas e Financiamentos Políticos (ECFP). 

De acordo com o Jornal de Negócios, que avança com os números nesta sexta-feira, a festa que era considerada uma fonte de receitas para o partido até 2014, tem-se revelado um problema financeiro que quase ascende a um milhão de euros.

A festa da Quinta da Atalaia, que arranca a edição deste ano esta sexta-feira, tem levantado dúvidas sobre a sua organização contabilística, devido ao difícil acesso aos dados financeiros. O PCP rejeitou facultá-los ao diário, mas o Negócios conseguiu-os através da consulta dos registos da ECFP.

De todos os anos que registaram prejuízo, o ano de 2016 foi o pior – nesse ano, a Festa do Avante registou prejuízos de quase 500 mil euros, levando a angariação de fundos a registar um resultado negativo de 419 mil euros.

Nos últimos quatro anos, o evento que serve para angariar fundos para o partido, gerou na sua totalidade prejuízos na ordem de um milhão de euros.

Desde 2003 – ano até ao qual o matutino conseguiu recolher dados – a festa do PCP tinha conseguido resultados positivos, sendo em 2014 que começaram a registar-se prejuízos. Entre 2003 e 2013, o evento deu um lucro de 4,2 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. E não pagam impostos. E o pessoal trabalha de borla, o que seria impensável se fosse outro a fazê-lo que não fosse o pcp, o “amigo” dos trabalhadores.

  2. Artigo de treta, é feito com mão- de-obra, à borla, há Camaradas que tiram ferias para ir para a festa do Avante trabalhar, inclusive, há uns anos atrás os municípios do PCP, dispensavam trabalhadores para ajudar a montar a festa.
    Alem disso, ninguém controla(fiscaliza) as receitas declaram o valor que querem, é um autentico saco azul.

  3. Pois, deixou de ter o BES a tratar das suas continhas ou a utilizar a organização para lavar dinheiro….. chamem-lhe o que quiserem, logo começou a dar prejuízo. Porque será que não estou admirado!? E daqui para a frente, nunca irá dar lucro.

  4. kkkkkk… fazer parte da geringonça da direito a estas fugas ao fisco… ehehehehehe.. como os pobres tarbalhadores de borla com os comunas do costume a debitar baboseiras musiocais de borla, como as ofertas internacionalistas e o brilhante e chorudo apoio da venezuela cuba e a da catalunha…… sera que as febras vindas das cooperativas estrelas vermelhas e camaroes vermelhos de moçambique nao tem venda???
    mas alguem acredita que a festa do avante dá prejuizo?????

  5. Sofro com a ignorância do meu povo, assim como sofro com a sua maldicência. Mas será que não há evolução humana à vista? Será que por eu ter falado tantas vezes mal da cultura e conhecimentos Americanos sou agora punido com a consciencialização de que também o povo Português é mesquinho, ignorante e inculto, dando-se ao luxo de dizer os maiores disparates sem conhecimento de causa e ainda se acharem muito bons? Lamento que ainda haja tantos a crescerem tão pouco…

RESPONDER

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …