Festa do Avante gera prejuízos de quase um milhão em 4 anos

die_linke / Flickr

Jerónimo de Sousa na Festa do Avante

A Festa do Avante, evento de referência para o PCP, registou um prejuízo de 941 mil euros desde 2014, apontam os números entregues pelos comunistas à Entidade de Contas e Financiamentos Políticos (ECFP). 

De acordo com o Jornal de Negócios, que avança com os números nesta sexta-feira, a festa que era considerada uma fonte de receitas para o partido até 2014, tem-se revelado um problema financeiro que quase ascende a um milhão de euros.

A festa da Quinta da Atalaia, que arranca a edição deste ano esta sexta-feira, tem levantado dúvidas sobre a sua organização contabilística, devido ao difícil acesso aos dados financeiros. O PCP rejeitou facultá-los ao diário, mas o Negócios conseguiu-os através da consulta dos registos da ECFP.

De todos os anos que registaram prejuízo, o ano de 2016 foi o pior – nesse ano, a Festa do Avante registou prejuízos de quase 500 mil euros, levando a angariação de fundos a registar um resultado negativo de 419 mil euros.

Nos últimos quatro anos, o evento que serve para angariar fundos para o partido, gerou na sua totalidade prejuízos na ordem de um milhão de euros.

Desde 2003 – ano até ao qual o matutino conseguiu recolher dados – a festa do PCP tinha conseguido resultados positivos, sendo em 2014 que começaram a registar-se prejuízos. Entre 2003 e 2013, o evento deu um lucro de 4,2 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. E não pagam impostos. E o pessoal trabalha de borla, o que seria impensável se fosse outro a fazê-lo que não fosse o pcp, o “amigo” dos trabalhadores.

  2. Artigo de treta, é feito com mão- de-obra, à borla, há Camaradas que tiram ferias para ir para a festa do Avante trabalhar, inclusive, há uns anos atrás os municípios do PCP, dispensavam trabalhadores para ajudar a montar a festa.
    Alem disso, ninguém controla(fiscaliza) as receitas declaram o valor que querem, é um autentico saco azul.

  3. Pois, deixou de ter o BES a tratar das suas continhas ou a utilizar a organização para lavar dinheiro….. chamem-lhe o que quiserem, logo começou a dar prejuízo. Porque será que não estou admirado!? E daqui para a frente, nunca irá dar lucro.

  4. kkkkkk… fazer parte da geringonça da direito a estas fugas ao fisco… ehehehehehe.. como os pobres tarbalhadores de borla com os comunas do costume a debitar baboseiras musiocais de borla, como as ofertas internacionalistas e o brilhante e chorudo apoio da venezuela cuba e a da catalunha…… sera que as febras vindas das cooperativas estrelas vermelhas e camaroes vermelhos de moçambique nao tem venda???
    mas alguem acredita que a festa do avante dá prejuizo?????

  5. Sofro com a ignorância do meu povo, assim como sofro com a sua maldicência. Mas será que não há evolução humana à vista? Será que por eu ter falado tantas vezes mal da cultura e conhecimentos Americanos sou agora punido com a consciencialização de que também o povo Português é mesquinho, ignorante e inculto, dando-se ao luxo de dizer os maiores disparates sem conhecimento de causa e ainda se acharem muito bons? Lamento que ainda haja tantos a crescerem tão pouco…

RESPONDER

Tribunal Arbitral do Desporto mantém jogo à porta fechada na Luz

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou improcedente o recurso do Benfica ao castigo de disputar um jogo à porta fechada, uma decisão que vai ser alvo de recurso do clube. Fonte oficial do Benfica confirmou, …

Portugal tem taxas de mortalidade por AVC superiores a todos os países da Europa ocidental

Segundo um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Portugal ocupa apenas a 25.ª posição (em 51 países) entre as mulheres e a 28.ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de todos os …

Salvini renuncia à imunidade parlamentar e quer ser levado à Justiça

Matteo Salvini, investigado por ter impedido o desembarque de migrantes, quer renunciar à imunidade parlamentar e ser julgado. A poucos dias das eleições regionais, esta é uma oportunidade do ex-ministro do Interior voltar a conquistar …

Afinal, cancro e doenças cardíacas podem ser contagiosos

Na escola, aprendemos que só podemos apanhar certas doenças, como a gripe, através de outras pessoas. Porém, um novo estudo defende que muitas "doenças não transmissíveis", como a maioria dos cancros e doenças cardíacas, às …

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …

Revelada a identidade do novo líder do Estado Islâmico

Um dos membros fundadores do Estado Islâmico, Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, foi confirmado por vários serviços de inteligência como novo líder do grupo terrorista. Após a morte de Al Baghdadi numa operação norte-americana na …

Polícias em protesto em Braga, Porto e Lisboa. Esperam um sinal de apoio de Marcelo

Elementos da PSP e da GNR realizam esta terça-feira protestos em simultâneo em Braga, Lisboa e Faro, numa ação convocada pelos sindicatos, enquanto o Movimento Zero (M0) inicia uma vigília nos aeroportos portugueses. Organizadas por sete …

Investigação confirma que avião ucraniano foi abatido por dois mísseis iranianos

Um relatório de investigação preliminar da Organização de Aviação Civil Iraniana (CAO) acaba de confirmar que foram lançados dois mísseis contra o Boeing 737 da Ukraine International Airlines, abatido a 8 de janeiro pelas forças …