//

Ferrero garante que Nutella é segura e rejeita que possa ser cancerígena

9

A Ferrero tem sido alvo de críticas desde que a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) alertou para a presença um ingrediente potencialmente cancerígeno, o óleo de palma, no creme de avelã Nutella.

Em maio, a EFSA advertiu que, ao ser refinado a temperaturas acima dos 200 graus Celsius, o óleo de palma representa um risco, mesmo que seja consumido em quantidades moderadas.

De acordo com o Independent, a Coop, a maior cadeia de supermercados da Itália, retirou das suas prateleiras cerca de 200 produtos, incluindo a Nutella, que são produzidos com óleo de palma.

Agora, a empresa que produz o creme de avelã decidiu divulgar um anúncio para assegurar ao público que é seguro ingerir o produto e que confecioná-lo sem o óleo de palma pode diminuir a sua qualidade. Desde o lançamento da campanha televisiva, as vendas do creme de avelãs subiram 4%.

“Produzir Nutella sem óleo de palma iria conferir-lhe uma qualidade menor, e isso seria um passo atrás”, afirmou à Reuters Vincenzo Tapella, um dos responsáveis pela marca.

Além disso, segundo o Daily Mail, a mudança de ingrediente poderia significar um custo extra de 8 a 22 milhões de dólares por ano.

O porta-voz da Ferrero explicou ainda que na produção da Nutella o óleo de palma é refinado abaixo dos 200 graus e a uma pressão muito baixa, o que reduz os contaminantes.

Vincenzo Tapella garantiu ainda que nos vários testes realizados não foi detetado qualquer potencial cancerígeno.

Várias outras marcas de chocolates também utilizam o ingrediente considerado “potencialmente cancerígeno” pela EFSA, incluindo a Nestlé, a Clover e a Ben & Jerry’s.

ZAP //

9 Comments

  1. Desde que começaram a substituir o óleo vegetal de girassol pelo óleo de palma, os produtos perderam a sua qualidade. Por isso é que ja quase nada sabe ao “antigamente”…
    Pois a Ferrero fique sabendo que não compro nada que contenha esse óleo hidrogenado, pois faz um mal terrível à saude. Prefiro fazer a minha propria nutella, muito mais saudável e ainda mais deliciosa!

  2. “Produzir Nutella sem óleo de palma iria conferir-lhe uma qualidade menor, e isso seria um passo atrás”, afirmou à Reuters Vincenzo Tapella, um dos responsáveis pela marca. – Isto é uma PURA MENTIRA! Qualidade superior tinha quando não usavam esse óleo barato!!! Eles não querem é ter de gastar mais num óleo de qualidade, preferem sacrificar a qualidade em vez de perder dinheiro… Tudo por causa da porcaria do dinheiro, claro. E depois dão desculpas ocas e que não fazem sentido nenhum.

  3. Engraçado que o tabaco é sem sombra de duvida cancerígeno e ninguém o retira do mercado. Porque será ? O velho jogo de interesses. Provavelmente alguma empresa concorrente que se sentiu ameaçada e resolveu meter os seus lobbies em andamento.

  4. Desde que me lembro, já li que tudo fazia bem e mal ao mesmo tempo. A margarida, um veneno, diziam, a manteiga é que é boa, porque é mais “natural”, agora dizem o contrário, a margarina é que é boa porque resulta de oleos vegetais, mais saudáveis. O leite de vaca? Nem pensar, é só mitos, a Soja é que é boa( leite e derivados para grande consumo/ distribuição alimentar), pois, mas a maioria é proveniente de trangénicos. O peixe de mar? Epá isso está cheio de mercúrio mas, o outro, de viveiros, está também cheio de rações e alimentos artificiais. A carne? Está cheia de antibióticos e, noutros tempos, factores de crrescimento como C….trol, proibido na UE mas autorizado nos EUA (será porque faz mal aos seres humanos europeus e não faz aos seres humanos americanos?). Curioso.
    Enfim, cada vez mais a expansão demográfica impõe a necessidade de mais alimentos. Todos eles fazem mal e todos fazem bem, é uma questão de quantidades de consumo. A questão tem de ser vista numa perspectiva pragmática e não fundamentalista. Talvez o segredo passe por diversificarmos a nossa alimentação, procurando alimentos alternativos e que ainda não tenham sido objecto de “transformações” mas, a questão está no “gosto” e na adaptação a novos alimentos.
    Por mim, sou completamente fã de chocolate, confesso, em todas as formas e feitios, por isso, vou continuar a consumir “Nutella”. Meto carradas no pão. Adoro.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.