/

“Abuso”: Ferreira Leite deixou Ricardo Araújo Pereira sem palavras (e fez lembrar Odete Santos)

4

Rodrigo Antunes / Lusa

A antiga presidente do Partido Social Democrata (PSD), Manuela Ferreira Leite.

Ser pensionista e militante do PSD ao mesmo tempo. E os políticos “competentes para estragar” o país.

O famoso programa Isto é gozar com quem trabalha, na SIC, iniciou no domingo uma fase especial, por causa das eleições legislativas de Março.

A primeira convidada foi Manuela Ferreira Leite, que se reencontrou com Ricardo Araújo Pereira.

A antiga presidente do PSD começou por falar na evolução da comunicação entre políticos e eleitores: as campanhas, os comícios e o contacto porta-a-porta deixaram de ser relevantes por causa das novas tecnologias.

Acentuou-se a ideia de que “cada um de nós não consegue, sozinho, decidir o que se está a passar à nossa volta”, mas parece um “atestado de incompetência” ao raciocínio de cada um.

Ligando aos muitos comentadores e comentários sobre cada debate: no mínimo, já houve 60 horas de comentários ao longo das últimas semanas. “É impossível não ficarmos com alguma ideia do que se está a passar. Mas uns dizem uma coisa, outros dizem exactamente o contrário. Baralha-nos as ideias e elucida-nos”.

Com tanta informação, até é provável que o horário para votar no dia 10 de Março será alargado.

Questionada sobre a ausência de Gonçalo da Câmara Pereira (PPM) da campanha da AD, a resposta foi rápida: “Estou mais preocupada com as pessoas que aparecem do que com as que desaparecem. E têm aparecido muitas pessoas inesperadas, essas sim, eu registo”.

Ricardo recordou que Luís Montenegro estava no PSD (líder parlamentar) durante o Governo de Pedro Passos Coelho, que cortou nas pensões. Manuela Ferreira Leite é do PSD e pensionista… “Vai votar em quem?”.

A resposta de Ferreira Leite deixou o apresentador atrapalhado: “Em primeiro lugar, acho um abuso da sua parte considerar que sou uma pensionista”.

Ricardo disse que foi uma suposição,, que tentou adivinhar. “Quer dizer, mas podia ter adivinhado que daqui a uns anos serei pensionista”.

A conversa ficou um pouco suspensa ali, entre sorrisos e algum aparente embaraço.

“Foi um pouco indelicado da sua parte, mas pronto”, completou Manuela Ferreira Leite.

Ricardo Araújo Pereira tentou corrigir: “Foi ministra da Educação há 30 anos, quando tinha 18” – mas logo a seguir voltou a provocar: “É responsável pela educação desta gente (os políticos actuais); não acha que nos deve um pedido de desculpa?”.

Ferreira Leite prolongou a brincadeira: “Está a querer dizer que todos estão péssimos. Eu acho que eles até têm sido bastante competentes. Muito competentes: para estragar não há como eles“.

Estes minutos fizeram, em parte, lembrar outro momento televisivo, igualmente algo constrangedor, entre Odete Santos e – também – Ricardo Araújo Pereira. Na altura por causa dos deputados que não suavam:

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

4 Comments

  1. De facto é um insulto à Dra Ferreira Leite com 83 anos ser “pensionista” , no caso dela chama se “jubilada”. Ora vamos chamar a coisa pelos nomes!

  2. Diz a canção de Sérgio Godinho :

    Cuidado Casimiro,
    Cuidado com as imitações.
    Comparar Manuela Ferreira Leite a Odete Santos é um insulto à memória e obra de Odete Santos. Inesquecível, quer se goste ou não se goste.
    Da ‘obra” de Manuela Ferreira Leite, o que tem subsistido é a sua proposta de suspender a democracia, para poder obter resultados.

  3. Pensionista, Aposentada , Jubilada ou outro Titulo que lhe queiram atribuir , uma coisa é certa , usufrui de un rendimento pecuniário € , Vitalício (pensão) . Quanto a esta antiga Ministra do Governo Cavaco , não me deixou boas memorias !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.