Fernando Tordo vai emigrar

Pedro Ribeiro Simões / Flickr

Fernando Tordo

Fernando Tordo

Em entrevista ao canal de televisão TVI24 o músico Fernando Tordo afirma estar descontente com o caminho tomado por Portugal e sublinha a sua intenção em sair do país.

O compositor, com 65 anos, afirma: “Atingi a idade da reforma no meu país, mas não tenho de que me reformar, porque tive a felicidade – por isso ser um felizardo – de ter uma profissão que vai por aí fora. Mas vou reformar-me. Reformar-me justamente deste país. Não me está a apetecer ficar aqui, de maneira nenhuma”.

“Ainda tenho muita coisa para fazer, muita música para escrever, muita canção para cantar, muita gente para conhecer, portanto é muito provável que aproveite estes últimos anos da minha vida porque não os quero consumir aqui, eu não quero. Não aceito esta gente, não aceito o que estão a fazer ao meu país” refere.

Em relação ao Governo, Fernando Tordo diz: “Não votei neles, não estou para ser governado por este bando de incompetentes”.

“O que é natural é que faça como foi aconselhado a muitos jovens mas também poderiam ter aconselhado a mim. Tenho 65 anos, quero-me ir embora, mas sem drama nenhum. Passou a ser insultuoso ao fim de 50 anos de carreira ter de procurar trabalho desta maneira, ter que viver quase precariamente. Não quero, não muito obrigado, vou-me embora. Mas satisfeito!”, termina.

Fernando Tordo nasceu em Março de 1948, é um músico e cantor português. Os seus temas são cantados por intérpretes como Carlos do Carmo, Mariza, Carminho, Amor Electro, Simone de Oliveira entre outros. Venceu também o Festival RTP da Canção em 1973 e em 1977. É considerado uma figura tutelar da música Portuguesa pela extensão e originalidade da sua obra.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não aceito esta gente, não aceito o que estão a fazer ao meu país” refere. Pergunto? Os governos anteriores de esquerda, fizeram alguma coisa de bom para que ele se tivesse mantido calado? Os políticos em quem ele votou, apresentaram alguma solução melhor? O problema da esquerdalha é que lhes custa reconhecer que falharam e levaram o país ao caos.

    • Oh meu amigo, em 2008 o PIB crescia 1.4% ao ano, e as criticas da oposição era que era pouco. Desde que este governo chegou, o PIB nunca cresceu. E a culpa é dos anteriores? Abra os olhos.

    • Mas alguma vez o PCP esteve no governo depois de 1976? Ou quando se fala de esquerda somente conta o PS? É normal que o Sr Fernando Tordo esteja descontente com esta governação porque, sistematicamente temos sido governados pelo PS, umas vezes com (PS) D, outras vezes sem D. Quer se queira quer não queira os dois partdos não têm nada que os diferencie, a não ser as pessoas que os compõem.

  2. José, é por termos Portugueses como o Sr é que o país está como está ! Portugueses cegos e que ainda é pouco o que estão a fazer, é preciso fazerem-lhe algo diretamente ao Exmo Sr. José que ele sinta na pele todos os cortes e situação precária de vida que parece que este Sr. não tem, porque se tivesse certamente não falaria assim. É lamentável termos este tipo de portugueses, enfim é o País que temos !

  3. Sugiro-lhe 2 ou 3 países onde poderá encontrar o que procura, o melhor do xuxalismo e para o choque não ser muito, pode começar pela Venezuela, depois Cuba e, por fim, a Coreia do Norte. De certeza que as suas canções de intervenção seriam muito bem vindas.

  4. Completamente de acordo Knome. Esta decisão só peca por tardia. pena é que não passa de uma manobra de marketing para ser mencionado nos media

  5. Sr. Indignado, foi este governo que criou esta situação ? Estes cortes são feitos, porque simplesmente não há dinheiro para pagar aos pensionistas, não há dinheiro para pagar salários aos funcionários públicos, o dinheiro vem dos empréstimos feitos aos bancos. Se nada for feito agora o país quebra de vez, e aí nem pouco nem muito os pensionistas vão receber, dá para perceber?

  6. A única crítica que faço a Fernando Tordo é desistir de lutar pelo futuro deste país. Sair não é solução, mas compreendo o exílio. De resto, tirar aos pobres para dar aos ricos, a linha cara alegre deste governo, nem nas bandas desenhadas é aceitável. O Robin dos Bosques sempre foi uma figura mais simpática e consensual no plano moral do que o Xerire de Nottingham e o Principe João.

  7. Faz ele muitooooo bem… neste país desgovernado outra solução é dificil… Este bando de garotos impreparados,incultos,mentirosos está a acabar com um país de mais de 900 anos…. mas o que é triste e revoltante é lêr que ainda há (infelizmente) alguns masoquistas que apoiam estes malfeitores…. enfim… estupidos sempre houve e continuará a haver….

RESPONDER

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …