Fernando Tordo vai emigrar

Pedro Ribeiro Simões / Flickr

Fernando Tordo

Fernando Tordo

Em entrevista ao canal de televisão TVI24 o músico Fernando Tordo afirma estar descontente com o caminho tomado por Portugal e sublinha a sua intenção em sair do país.

O compositor, com 65 anos, afirma: “Atingi a idade da reforma no meu país, mas não tenho de que me reformar, porque tive a felicidade – por isso ser um felizardo – de ter uma profissão que vai por aí fora. Mas vou reformar-me. Reformar-me justamente deste país. Não me está a apetecer ficar aqui, de maneira nenhuma”.

“Ainda tenho muita coisa para fazer, muita música para escrever, muita canção para cantar, muita gente para conhecer, portanto é muito provável que aproveite estes últimos anos da minha vida porque não os quero consumir aqui, eu não quero. Não aceito esta gente, não aceito o que estão a fazer ao meu país” refere.

Em relação ao Governo, Fernando Tordo diz: “Não votei neles, não estou para ser governado por este bando de incompetentes”.

“O que é natural é que faça como foi aconselhado a muitos jovens mas também poderiam ter aconselhado a mim. Tenho 65 anos, quero-me ir embora, mas sem drama nenhum. Passou a ser insultuoso ao fim de 50 anos de carreira ter de procurar trabalho desta maneira, ter que viver quase precariamente. Não quero, não muito obrigado, vou-me embora. Mas satisfeito!”, termina.

Fernando Tordo nasceu em Março de 1948, é um músico e cantor português. Os seus temas são cantados por intérpretes como Carlos do Carmo, Mariza, Carminho, Amor Electro, Simone de Oliveira entre outros. Venceu também o Festival RTP da Canção em 1973 e em 1977. É considerado uma figura tutelar da música Portuguesa pela extensão e originalidade da sua obra.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não aceito esta gente, não aceito o que estão a fazer ao meu país” refere. Pergunto? Os governos anteriores de esquerda, fizeram alguma coisa de bom para que ele se tivesse mantido calado? Os políticos em quem ele votou, apresentaram alguma solução melhor? O problema da esquerdalha é que lhes custa reconhecer que falharam e levaram o país ao caos.

    • Oh meu amigo, em 2008 o PIB crescia 1.4% ao ano, e as criticas da oposição era que era pouco. Desde que este governo chegou, o PIB nunca cresceu. E a culpa é dos anteriores? Abra os olhos.

    • Mas alguma vez o PCP esteve no governo depois de 1976? Ou quando se fala de esquerda somente conta o PS? É normal que o Sr Fernando Tordo esteja descontente com esta governação porque, sistematicamente temos sido governados pelo PS, umas vezes com (PS) D, outras vezes sem D. Quer se queira quer não queira os dois partdos não têm nada que os diferencie, a não ser as pessoas que os compõem.

  2. José, é por termos Portugueses como o Sr é que o país está como está ! Portugueses cegos e que ainda é pouco o que estão a fazer, é preciso fazerem-lhe algo diretamente ao Exmo Sr. José que ele sinta na pele todos os cortes e situação precária de vida que parece que este Sr. não tem, porque se tivesse certamente não falaria assim. É lamentável termos este tipo de portugueses, enfim é o País que temos !

  3. Sugiro-lhe 2 ou 3 países onde poderá encontrar o que procura, o melhor do xuxalismo e para o choque não ser muito, pode começar pela Venezuela, depois Cuba e, por fim, a Coreia do Norte. De certeza que as suas canções de intervenção seriam muito bem vindas.

  4. Completamente de acordo Knome. Esta decisão só peca por tardia. pena é que não passa de uma manobra de marketing para ser mencionado nos media

  5. Sr. Indignado, foi este governo que criou esta situação ? Estes cortes são feitos, porque simplesmente não há dinheiro para pagar aos pensionistas, não há dinheiro para pagar salários aos funcionários públicos, o dinheiro vem dos empréstimos feitos aos bancos. Se nada for feito agora o país quebra de vez, e aí nem pouco nem muito os pensionistas vão receber, dá para perceber?

  6. A única crítica que faço a Fernando Tordo é desistir de lutar pelo futuro deste país. Sair não é solução, mas compreendo o exílio. De resto, tirar aos pobres para dar aos ricos, a linha cara alegre deste governo, nem nas bandas desenhadas é aceitável. O Robin dos Bosques sempre foi uma figura mais simpática e consensual no plano moral do que o Xerire de Nottingham e o Principe João.

  7. Faz ele muitooooo bem… neste país desgovernado outra solução é dificil… Este bando de garotos impreparados,incultos,mentirosos está a acabar com um país de mais de 900 anos…. mas o que é triste e revoltante é lêr que ainda há (infelizmente) alguns masoquistas que apoiam estes malfeitores…. enfim… estupidos sempre houve e continuará a haver….

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …