Fernando Tordo vai emigrar

Pedro Ribeiro Simões / Flickr

Fernando Tordo

Fernando Tordo

Em entrevista ao canal de televisão TVI24 o músico Fernando Tordo afirma estar descontente com o caminho tomado por Portugal e sublinha a sua intenção em sair do país.

O compositor, com 65 anos, afirma: “Atingi a idade da reforma no meu país, mas não tenho de que me reformar, porque tive a felicidade – por isso ser um felizardo – de ter uma profissão que vai por aí fora. Mas vou reformar-me. Reformar-me justamente deste país. Não me está a apetecer ficar aqui, de maneira nenhuma”.

“Ainda tenho muita coisa para fazer, muita música para escrever, muita canção para cantar, muita gente para conhecer, portanto é muito provável que aproveite estes últimos anos da minha vida porque não os quero consumir aqui, eu não quero. Não aceito esta gente, não aceito o que estão a fazer ao meu país” refere.

Em relação ao Governo, Fernando Tordo diz: “Não votei neles, não estou para ser governado por este bando de incompetentes”.

“O que é natural é que faça como foi aconselhado a muitos jovens mas também poderiam ter aconselhado a mim. Tenho 65 anos, quero-me ir embora, mas sem drama nenhum. Passou a ser insultuoso ao fim de 50 anos de carreira ter de procurar trabalho desta maneira, ter que viver quase precariamente. Não quero, não muito obrigado, vou-me embora. Mas satisfeito!”, termina.

Fernando Tordo nasceu em Março de 1948, é um músico e cantor português. Os seus temas são cantados por intérpretes como Carlos do Carmo, Mariza, Carminho, Amor Electro, Simone de Oliveira entre outros. Venceu também o Festival RTP da Canção em 1973 e em 1977. É considerado uma figura tutelar da música Portuguesa pela extensão e originalidade da sua obra.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não aceito esta gente, não aceito o que estão a fazer ao meu país” refere. Pergunto? Os governos anteriores de esquerda, fizeram alguma coisa de bom para que ele se tivesse mantido calado? Os políticos em quem ele votou, apresentaram alguma solução melhor? O problema da esquerdalha é que lhes custa reconhecer que falharam e levaram o país ao caos.

    • Oh meu amigo, em 2008 o PIB crescia 1.4% ao ano, e as criticas da oposição era que era pouco. Desde que este governo chegou, o PIB nunca cresceu. E a culpa é dos anteriores? Abra os olhos.

    • Mas alguma vez o PCP esteve no governo depois de 1976? Ou quando se fala de esquerda somente conta o PS? É normal que o Sr Fernando Tordo esteja descontente com esta governação porque, sistematicamente temos sido governados pelo PS, umas vezes com (PS) D, outras vezes sem D. Quer se queira quer não queira os dois partdos não têm nada que os diferencie, a não ser as pessoas que os compõem.

  2. José, é por termos Portugueses como o Sr é que o país está como está ! Portugueses cegos e que ainda é pouco o que estão a fazer, é preciso fazerem-lhe algo diretamente ao Exmo Sr. José que ele sinta na pele todos os cortes e situação precária de vida que parece que este Sr. não tem, porque se tivesse certamente não falaria assim. É lamentável termos este tipo de portugueses, enfim é o País que temos !

  3. Sugiro-lhe 2 ou 3 países onde poderá encontrar o que procura, o melhor do xuxalismo e para o choque não ser muito, pode começar pela Venezuela, depois Cuba e, por fim, a Coreia do Norte. De certeza que as suas canções de intervenção seriam muito bem vindas.

  4. Completamente de acordo Knome. Esta decisão só peca por tardia. pena é que não passa de uma manobra de marketing para ser mencionado nos media

  5. Sr. Indignado, foi este governo que criou esta situação ? Estes cortes são feitos, porque simplesmente não há dinheiro para pagar aos pensionistas, não há dinheiro para pagar salários aos funcionários públicos, o dinheiro vem dos empréstimos feitos aos bancos. Se nada for feito agora o país quebra de vez, e aí nem pouco nem muito os pensionistas vão receber, dá para perceber?

  6. A única crítica que faço a Fernando Tordo é desistir de lutar pelo futuro deste país. Sair não é solução, mas compreendo o exílio. De resto, tirar aos pobres para dar aos ricos, a linha cara alegre deste governo, nem nas bandas desenhadas é aceitável. O Robin dos Bosques sempre foi uma figura mais simpática e consensual no plano moral do que o Xerire de Nottingham e o Principe João.

  7. Faz ele muitooooo bem… neste país desgovernado outra solução é dificil… Este bando de garotos impreparados,incultos,mentirosos está a acabar com um país de mais de 900 anos…. mas o que é triste e revoltante é lêr que ainda há (infelizmente) alguns masoquistas que apoiam estes malfeitores…. enfim… estupidos sempre houve e continuará a haver….

RESPONDER

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …