“Sonho que se tornou pesadelo”. Fernando Santos admite mudanças no onze

Hugo Delgado / Lusa

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a França, na quarta-feira.

Após a derrota e a exibição aquém diante da Alemanha (4-2), em Munique, que deixou o campeão europeu numa posição delicada no grupo, Fernando Santos falou à comunicação social, no Estádio Illovszky Rudolf, em Budapeste, depois de uma sessão de treino, que já teve Nuno Mendes e João Félix no relvado, mas ainda à margem do grupo.

“A minha convicção é que Portugal pode ir à final e vencer. É o meu desejo, mas, para isso, temos de ser fortes, capazes e passar os adversários. Mais importante, acredito que vamos conseguir e não tenho dúvida nenhuma, é garantir o apuramento”, disse Fernando Santos



“Depois, a seguir, é jogo a jogo. Acredito que tudo pode acontecer”, acrescentou o selecionador luso, durante a conversa com jornalistas.

Portugal apresentou o mesmo onze diante da Hungria (3-0) e Alemanha (4-2), na primeira e segunda rondas. No entanto, Fernando Santos pondera “refrescar” a equipa para o desafio frente à campeã do Mundo.

“É normal que possa acontecer ter que refrescar a equipa aqui ou acolá, pontualmente. Não tem que ver com castigo, não faço isso. Se for uma opção tática, estratégica para o jogo ou alguma fadiga a manifestar, sim”, observou.

A folgada vitória frente à seleção da Hungria na primeira jornada do Grupo F foi conseguida com três golos marcados nos 10 minutos finais, após as entradas, aos 70 e 81 minutos, de  Rafa, André Silva e Renato Sanches — que Fernando Santos voltou a lançar em jogo, contra a Alemanha, na segunda parte do encontro.

Hugo Delgado / Lusa

Sonho, pesadelo, alegria de volta

A derrota na Allianz Arena acabou por perturbar o campeão europeu, como se de um “pesadelo” se tratasse, mas a alegria acabou por voltar durante a sessão de treino.

“Ainda sentia ali um bocadinho de como acordar e ter sido um pesadelo, um sonho que se tornou num pesadelo. Depois do almoço, de estarem todos juntos, de começarem a conversar, vamos apoiando e a puxar por uns pelos outros, os jogadores fazem isso. Quando chegámos aqui ao treino, a equipa já estava alegre e a treinar. Treinou muito bem”, revelou Fernando Santos.

No sábado, Cristiano Ronaldo, aos 15 minutos, e Diogo Jota, aos 67, fizeram os golos lusos, que tiveram outros dois marcadores, Rúben Dias, aos 35, e Raphaël Guerreiro, aos 39, mas na própria baliza. Para os alemães também marcaram Kai Havertz (51) e Robin Gosens (60).

Com esta derrota, a seleção portuguesa, campeã em título, caiu para o terceiro lugar do Grupo F, que liderava após a vitória na primeira jornada. Portugal tem três pontos, os mesmos da Alemanha, segunda, e menos um do que a líder, França, enquanto a Hungria é quarta, com um ponto.

Terminada a segunda jornada, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior defesa, com 4 golos sofridos – todos contra a Alemanha.

Com os dois golos marcados à Hungria e mais um frente à Alemanha, Cristiano Ronaldo juntou-se ao checo Patrick Schick no topo da lista dos melhores marcadores do Euro 2020, com 3 golos.

A seleção nacional defronta na quarta-feira a França, num encontro que pode ser decisivo para o apuramento para os oitavos de final da prova.

ZAP // Lusa

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tretas, são tretas, sr. eng´, na quarta será mais do mesmo: Cristiano + 10 e fé em Deus. Depois de ler este texto, tenho sérias dúvidas quanto à sanidade mental do sr. engº. Ou então julga que todos somos idiotas, o que não é lá muito católico. Ou será? Tudo é possível no mundo da suposição, o problema é o facto do sr. engº não saber o que anda a fazer. O sr. engº “admite fazer refrescos”, coisa excelente neste início de verão.

  2. Admitindo que os jogadores Portugueses e Alemães são ela por ela, ou até que os Portugueses são melhores individualmente, não me parece restar outra conclusão do que o problema poderá estar na forma como são orientados.
    O Alemanha Portugal foi um verdadeiro massacre. A nossa sorte foi eles terem falhado muito e terem desistido do jogo aos 70 minutos com as substituições que fizeram. Caso contrário poderia ter ocorrido outro resultado idêntico ao Alemanha Brasil do mundial do Brasil.

RESPONDER

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …