Fernando Gomes responsabiliza PS pela derrota no referendo de 1998

dr FC Porto

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, Fernando Gomes

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, Fernando Gomes

 O ex-presidente da Câmara do Porto Fernando Gomes defendeu esta sexta-feira que “a tremenda derrota” no referendo nacional da regionalização de 1998 aconteceu porque o PS conduziu de forma errada o processo, considerando-o um momento “triste e baixo”.

Fernando Gomes discursava na Alfândega do Porto, durante uma homenagem organizada pela Federação Distrital do PS/Porto, assinalando os 25 anos da tomada de posse do socialista como líder da autarquia portuense e da região durante quase três mandatos.

“Quando faço a retrospetiva do que se passou, apenas um momento me deixa particularmente triste. Foi quando a direção nacional do PS entendeu levar por diante, de uma forma tão pouco cuidada – para não dizer coisas piores – o processo de regionalização. E ao aceitar o referendo nacional, tivemos aquela tremenda derrota. Tremenda derrota do país e tremenda derrota no Norte”, sustentou.

Na opinião de Fernando Gomes, a derrota “não aconteceu por acaso“, mas porque “o PS, ao seu mais alto nível” – então liderado por António Guterres – “conduziu de forma errada todo o processo”.

“E foi, neste período de 12 anos, provavelmente o momento mais triste, o momento mais baixo para o PS, o momento de tristeza para o Norte que nós tanto tínhamos reivindicado como bastião para o avanço da regionalização. Até no Norte nós acabamos por perder este processo”, lamentou.

O ex-presidente da Câmara do Porto aproveitou o momento para agradecer a todos aqueles que o ajudaram “a ser hoje o protagonista deste projeto de sucesso, que infelizmente não foi ainda apagado por projetos de maior sucesso”.

“Para esta cidade do Porto, que o melhor do passado seja o pior do futuro”, desejou.

Fernando Gomes liderou a autarquia durante quatro mandatos, até 1999, altura em que abandonou o cargo para ser ministro da Administração Interna no último Governo de António Guterres.

Foi novamente candidato do PS à Câmara do Porto nas eleições de 2001, mas sofreu uma derrota histórica com a vitória do social-democrata Rui Rio.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …