//

Fernando Gomes responsabiliza PS pela derrota no referendo de 1998

(dr) FC Porto

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, Fernando Gomes

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, Fernando Gomes

 O ex-presidente da Câmara do Porto Fernando Gomes defendeu esta sexta-feira que “a tremenda derrota” no referendo nacional da regionalização de 1998 aconteceu porque o PS conduziu de forma errada o processo, considerando-o um momento “triste e baixo”.

Fernando Gomes discursava na Alfândega do Porto, durante uma homenagem organizada pela Federação Distrital do PS/Porto, assinalando os 25 anos da tomada de posse do socialista como líder da autarquia portuense e da região durante quase três mandatos.

“Quando faço a retrospetiva do que se passou, apenas um momento me deixa particularmente triste. Foi quando a direção nacional do PS entendeu levar por diante, de uma forma tão pouco cuidada – para não dizer coisas piores – o processo de regionalização. E ao aceitar o referendo nacional, tivemos aquela tremenda derrota. Tremenda derrota do país e tremenda derrota no Norte”, sustentou.

Na opinião de Fernando Gomes, a derrota “não aconteceu por acaso“, mas porque “o PS, ao seu mais alto nível” – então liderado por António Guterres – “conduziu de forma errada todo o processo”.

“E foi, neste período de 12 anos, provavelmente o momento mais triste, o momento mais baixo para o PS, o momento de tristeza para o Norte que nós tanto tínhamos reivindicado como bastião para o avanço da regionalização. Até no Norte nós acabamos por perder este processo”, lamentou.

O ex-presidente da Câmara do Porto aproveitou o momento para agradecer a todos aqueles que o ajudaram “a ser hoje o protagonista deste projeto de sucesso, que infelizmente não foi ainda apagado por projetos de maior sucesso”.

“Para esta cidade do Porto, que o melhor do passado seja o pior do futuro”, desejou.

Fernando Gomes liderou a autarquia durante quatro mandatos, até 1999, altura em que abandonou o cargo para ser ministro da Administração Interna no último Governo de António Guterres.

Foi novamente candidato do PS à Câmara do Porto nas eleições de 2001, mas sofreu uma derrota histórica com a vitória do social-democrata Rui Rio.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.